• Nenhum resultado encontrado

O enfoque adotado na análise deste estudo foi o papel do gestor escolar frente ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que serve como norteador da melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas do país.

Para entendê-lo, é necessário delimitar progressivamente o foco principal de investigação e as características particulares da pesquisa. Para que isso ocorra, é preciso a separação do referencial teórico e da metodologia. O referencial teórico é compreendido como orientação os conteúdos específicos da área que vão contribuir para atingirmos os objetivos desta pesquisa.

Iniciamos este estudo, sinalizando os aspectos que devem ser enfatizados na delimitação do foco e na realização da coleta de dados.

Os procedimentos metodológicos foram trabalhados da seguinte forma: 1) análise teórico-bibliográfica; 2) análise dos documentos oficiais do Ministério da Educação; 3) aplicação de questionário aos sujeitos pesquisados; e 4) entrevista oral com os gestores no intuito de aprofundar as informações da pesquisa.

Na primeira etapa, foi realizado um levantamento bibliográfico pertinente ao tema, consultando livros, artigos, teses, dissertações, ou seja, material acessível ao público em geral, no intuito de conhecer os caminhos que pontuam os temas propostos. Para isso, adotamos a abordagem qualitativa capaz de contribuir para a melhor compreensão da a natureza geral de uma questão, conceito ou fenômeno no intuito de descrevê-los e interpretá-los. Comumente é usada para subsidiar informações, afirmações e depoimentos que justifiquem o trabalho de pesquisa que não tende à quantificação.

O método qualitativo, na visão de Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (1998), pode ser entendido como procedimento e instrumento de coleta de dados que permite a sistematização dos estudos bibliográficos realizados, no intuito de conhecer os caminhos que pontuam a discussão do tema proposto.

Para Ludke e André (1986), a pesquisa qualitativa permite maior exploração do material, possibilitando sua articulação entre os pressupostos teóricos do estudo e os dados da realidade para maior compreensão dos fenômenos que poderão emergir no cotidiano da escola.

Descrever os dados de um estudo qualitativo, na concepção de Creswell (2007), visa a focalizar as percepções e as experiências dos participantes. Para isso, as ideias se

apresentarão sempre na interpretação das práticas escolares, levando em conta qualquer papel que estejam desempenhando.

A segunda etapa foi realizada por meio de análise dos principais instrumentos legais que orientam a educação brasileira. Destacamos a análise de conteúdo como recurso técnico para a coleta de informações provenientes de mensagens escritas vinda da literatura e dos documentos do MEC.

A característica da pesquisa documental, segundo Marconi e Lakatos (2011), é sua restrição a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias, em que as informações podem ser recolhidas no momento em que o fato ou fenômeno ocorre, ou depois.

A esse respeito fez-se um estudo e uma incursão panorâmica sobre os documentos oficiais de âmbito federal (Constituição Federal de 1988, Plano Nacional de Educação de 2001 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996), que regulamentam e regem a estruturação da educação escolar, bem como promovem um reordenamento político e institucional em favor da materialização da qualidade educacional e do desenvolvimento da democracia na escola.

Recorremos aos documentos do MEC e a fontes oficiais para os referidos textos e análises sobre o PDE, como PDE: razões, princípios e programas brasileiros; o Decreto de n. 6. 094, de 24 de abril de 2007, que estabelece o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (PMCTE); o Plano de Ações Articuladas (PAR); e o Programa Fundo de Fortalecimento da Escola (FUNDESCOLA), bem como aos Projetos Político-Pedagógicos das escolas pesquisadas.

Para a coleta dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo no intuito de descrever as informações obtidas; cujo ponto de partida é a mensagem, como observa Franco (2005):

A mensagem seja ela verbal (oral ou escrita), gestual, silenciosa, figurativa, documental ou diretamente provocada, torna-se indispensável considerar que a relação que vincula a emissão das mensagens (que podem ser uma palavra, um texto, um enunciado ou até mesmo um discurso) está necessariamente, vinculada às condições contextuais de seus produtores (p. 13).

Fornecendo mais informações, Franco (2005) salienta que:

Um dado sobre o conteúdo de uma mensagem deve, necessariamente, estar relacionado, no mínimo, a outro dado, em que toda a análise de conteúdo, implica comparações contextuais em que podem ser multivariadas, entretanto, devem, obrigatoriamente, ser direcionadas a partir da sensibilidade, da intencionalidade e da competência teórica do pesquisador e

suas operações de comparação e de classificação implicam o entendimento de semelhanças e diferenças (2005, p. 13).

A importância da análise desses documentos, segundo Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (1998), é que permite que qualquer registro que possa ser usado como fonte de informação, para ser lido e interpretado, do qual possa ser extraído o significado inscrito sobre a temática em que a pesquisa tem por finalidade trabalhar.

Assim, quando nos apropriamos da mensagem como instrumento, tivemos acesso a um mundo de significações historicamente produzido. Segundo Franco (2005) esses instrumentos nos permitirão verificar a frequência de ocorrência acerca do tema em questão, que levará a inclusão de novos elementos para a pesquisa. Nesse caso, a natureza dos documentos que acessamos, visou a buscar, dentre documentos públicos, como leis, decretos, programas, ações e metas, a averiguação de concepções e orientações.

A terceira etapa foi o contato direto com as escolas selecionadas. Segundo Marconi e Lakatos (2011), esse contato é realizado com pessoas que podem fornecer dados ou sugerir fontes de informações úteis à pesquisa. Assim, foi o momento de o pesquisador apresentar-se aos gestores, delimitar o assunto a ser pesquisado e a maneira como seriam coletados os dados.

A quarta etapa foi a aplicação do questionário aos gestores no intuito de levantar opiniões relacionadas à sua atuação frente ao Plano. Podemos afirmar que surgiram diferentes ações e papéis desempenhados frente à instituição escolar e ao PDE.

A elaboração de questionário, segundo Marconi e Lakatos (2011), é um instrumento de coleta de dados constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador.

Elaboramos perguntas abertas, que, segundo Marconi e Lakatos (2011), são as que permitem ao informante responder livremente, usando linguagem própria, e emitir opiniões. Possibilita investigações mais profundas e precisas e há menos riscos de distorção pela não influência do pesquisador. Subentende-se que, sem a presença do pesquisador, os informantes sentem-se mais à vontade em respondê-lo, permitindo-se, assim, utilizar de sua linguagem própria, bem como identificar seu posicionamento acerca do que lhe foi questionado.

Tais procedimentos metodológicos possibilitou conhecer e descrever as informações com maior riqueza de detalhes sobre o papel atribuído ao gestor escolar frente ao PDE e o uso dele nas escolas públicas afinados com a concepção da gestão democrático-participativa e a

concepção dos objetivos sociopolíticos do Governo Federal brasileiro, especificamente o MEC, na consecução da melhoria da qualidade educacional.

Embora, a literatura e as pesquisas sejam cada vez mais abundantes e tenham focalizado a atenção principalmente na organização e no funcionamento da escola no intuito de melhorar a qualidade da educação brasileira, investigar a implementação do principal projeto do MEC requer externar seus propósitos e estudo aprofundado. Sendo assim, a seção a seguir visou a iluminar um percurso reflexivo, bem como um esforço teórico-dialógico com autores e documentos do MEC, que, de alguma forma, apresentam contribuições e reflexões sobre o tema proposto.

3 A CARACTERIZAÇÃO DAS DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE