• Nenhum resultado encontrado

4.1 Sistema de Gestão Ambiental pela 14001

4.2.5 Procedimentos para Acreditação

De acordo com o INMETRO (2015b), a CGCRE utiliza um sistema de gerenciamento das atividades de acreditação, denominado “Orquestra”, cujo endereço é http://orquestra.INMETRO.gov.br. O sistema é baseado na metodologia Business Process Management (BPM) que propicia a automatização, melhor gerenciamento e otimização dos processos de acreditação, além de permitir, com facilidade, o acesso dos organismos e/ou laboratórios acreditados ou em fase de concessão da acreditação às informações do seu processo de concessão de acreditação ou de extensão de seu escopo.

O processo de acreditação é conduzido baseado na Norma “NIT-DICOR-001 – Procedimento para acreditação de Organismos de Certificação”. As etapas do processo de acreditação dos organismos de certificação são apresentadas na Figura 07 e descritas logo a seguir.

FIGURA 07. Etapas do processo de acreditação. Fonte: INMETRO (2015b).

Solicitação

O solicitante deve tomar conhecimento de todos os documentos básicos para acreditação através do site do INMETRO, preencher integralmente os formulários da solicitação de acreditação disponível no Sistema Orquestra e anexar os documento necessários a cada tipo de acreditação através de upload dos arquivos. As informações sobre os documentos necessários a cada tipo de solicitação está disponível em “NIT-DICOR-017 – Análise da documentação”. Os documentos legais necessários são: ato constitutivo, estatuto ou contrato social, inscrição no CNPJ, alvará de funcionamento, cadastro de inscrição de

Solicitação

Análise da Documentação

Avaliação no Local

Avaliação de Desempenho

contribuinte estadual ou municipal, prova de regularidade com a Fazenda federal, estadual e municipal, prova de regularidade relativa à seguridade social e outros. Os documentos técnicos necessários são: manual da qualidade, lista mestra dos documentos do sistema de gestão, procedimento de certificação, currículo do executivo sênior, lista do pessoal com cargo e função e currículo de auditores e especialistas. Ao enviar a solicitação formal de acreditação, é automaticamente gerado um número de processo, para o solicitante acompanhar on-line a sua tramitação.

Análise da documentação

A solicitação será submetida a uma análise preliminar e, se os documentos estiverem completos, um gestor de acreditação e um assistente administrativo serão indicados para acompanhar o processo. Serão verificados os documentos relacionados aos aspectos legais e técnicos. Além do avaliador indicado, quando necessário, também poderão ser utilizados na análise da documentação especialistas na área específica da solicitação e um parecer da Procuradoria Federal do INMETRO, de acordo com o escopo pretendido pelo solicitante.

Avaliação no local

Após a análise e aprovação da documentação, é realizada a avaliação no local que abrange as instalações da organização que solicita a acreditação (escritório do solicitante). Caso seja necessário, poderá ser realizada nova avaliação para a verificação de pendências. A equipe avaliadora da CGCRE verifica na avaliação de escritório, a implementação dos procedimentos técnicos e administrativos do organismo, na matriz ou nas filiais, e nos locais onde presta seus serviços. O organismo deverá ser avaliado em todas as instalações onde são conduzidas as seguintes atividades: qualificação inicial, treinamento, monitoramento e manutenção de registros de auditores e pessoal de auditoria, análise crítica da solicitação, designação do pessoal para auditoria, revisão do relatório final e decisão da certificação. As avaliações no escritório são conduzidas com base na “NIT-DICOR-075 - Avaliação de Organismos de Certificação”.

Avaliação de desempenho (auditorias-testemunhas)

Após a avaliação no escritório, dependendo do tipo de solicitação, é realizada uma ou mais auditorias-testemunhas em uma ou mais auditorias de empresas clientes do solicitante. As testemunhas são necessárias para a concessão do escopo ao organismo, pois é o único meio que o sistema dispõe para verificar a competência do mesmo ao prestar serviço em

atividades variadas. As auditorias-testemunha são conduzidas com base na “NIT-DICOR-026 - Auditoria-Testemunha em Organismos de Certificação”.

Decisão da acreditação (recomendação, comissão e coordenação)

Após as etapas de verificação dos documentos e da realização das avaliações, o processo é encaminhado à fase de decisão. No caso de concessão de acreditação, o processo será encaminhado à Comissão de Acreditação, a qual avalia a conformidade do processo aos procedimentos da CGCRE e recomenda ou não a acreditação ao Coordenador Geral de Acreditação. Essa Comissão é nomeada pelo Coordenador Geral e tem regulamento e composição definidos. A decisão da acreditação é do Coordenador Geral de Acreditação, sendo sua aprovação ou não, formalizada ao solicitante. Nos casos de aprovação é formalizada ao solicitante através do certificado de acreditação.

No caso de não cumprimento das obrigações assumidas pelos organismos acreditados e conforme sua gravidade em termos do comprometimento do sistema da qualidade e da credibilidade das atividades relacionadas à acreditação, é facultado à CGCRE a aplicação da “NIT-DICOR-077 - Regulamento para Acreditação de Organismos”.

A organização acreditada só pode fazer menção à acreditação nos seus documentos de publicidade, correspondência e divulgação de serviços, após a emissão do certificado de acreditação. O uso e a divulgação da condição de organismo acreditado é de responsabilidade da certificadora, que assume todos os ônus e se sujeita às sanções impostas, caso se configure comportamento infrator.

Uma vez que o organismo esteja acreditado, ele pode solicitar, a qualquer tempo, a extensão do seu escopo, dentro do mesmo tipo de acreditação. Caso ele queira atuar em outro tipo de acreditação, por exemplo, sendo um Organismo de Certificação de SGQ, para atuar como Organismo de Certificação de SGA, ele terá que se submeter a um novo processo de concessão de acreditação.

A qualquer momento, o organismo pode solicitar redução ou suspensão total ou parcial da acreditação. As atividades de extensão ou redução do escopo da acreditação são conduzidas de acordo com a “NIT-DICOR-001 – Procedimento para Acreditação de Organismos de Certificação”.

Durante as fases dos processos de concessão, extensão, manutenção da acreditação ou reacreditação, pode ocorrer a constatação de não-conformidades, que devem ser tratadas pelo organismo. O tratamento de não-conformidades é conduzido de acordo com a “NIT-DICOR- 076 - Tratamento de não-conformidades detectadas durante processos de acreditação de organismos”.

A Figura 08 apresenta um exemplo de certificado de acreditação emitido pela CGCRE do INMETRO.

FIGURA 08. Exemplo de certificado de acreditação emitido pela CGCRE do INMETRO. Fonte: INMETRO (2015) (recebido por e-mail).

Documentos relacionados