• Nenhum resultado encontrado

II. Processo de obtenção de dados para descobrir comportamentos constituintes da classe

4. Procedimentos

4.1) Critério de seleção do programa de pós-graduação

O programa de pós-graduação foi escolhido por ter a função de capacitar os alunos a produzir conhecimento científico. O Programa de pós-graduação em Psicologia foi escolhido por ser único do estado e por ser o mais acessível para a pesquisadora.

4.2) Contato com o programa de pós-graduação

Por meio de uma carta redigida pela pesquisadora (autorizada pela orientadora) à Coordenadora do curso de pós-graduação em Psicologia, foram explicitados os objetivos da consulta às dissertações, e solicitada à permissão para o acesso e retirada das dissertações que estavam na secretaria do programa de pós-graduação em Psicologia e de documentos com informações sobre seus autores.

4.3) Escolha e seleção das dissertações

As dissertações escolhidas foram de autores que ingressaram no programa a partir do ano de 2000, e que defenderam as dissertações entre 2002 e 2004. Nesse período, as dissertações foram desenvolvidas sob a última mudança estrutural de organização do programa, ocorrida em 2002, composta por três linhas de pesquisa.

No período de 2002 a 2004, foram defendidas 106 dissertações das quais 85 foram relativas a ultima alteração estrutural do programa. Das 85 dissertações foram escolhidas 31. O número de dissertações escolhidas o foi de acordo com a disponibilidade da versão final na secretaria do programa. Para proceder na escolha das 31 dissertações foi construída uma tabela, exemplificada pela Tabela 2.3, com os seguintes dados: nomes dos orientadores e quantidade de dissertações orientadas, por ano de defesa.

TABELA 2.3

Protocolo de registro dos dados para escolha das dissertações a serem examinadas

Ano de defesa Y

Orientador Quantidade de dissertações orientadas

B

.

A partir dessa organização feita, foi possível escolher os nomes dos orientadores dentre o número total de orientadores e sortear entre os alunos orientados por aqueles

professores escolhidos. Quando havia mais de uma dissertação por professor, era escolhida uma dissertação de cada orientador. Nos anos em que havia apenas uma dissertação orientada na linha, foram escolhidas dissertações das outras linhas para complementar a quantidade definida de dissertações a serem examinadas naquele ano. Foi definida a quantidade mínima de três por linha de pesquisa e por ano de defesa.

Foram sorteadas as dissertações defendidas no ano de 2002, cujas versões definitivas haviam sido entregues pelos seus autores à secretaria do programa da pós-graduação, e assim sucessivamente. Quando um orientador era sorteado no ano de 2002, o nome dele era retirado no sorteio do próximo ano para que outros orientadores tivessem chance de terem as dissertações orientadas escolhidas. A Tabela 2.4 exemplifica o formato da tabela que serviu como protocolo para possibilitar escolher as dissertações a serem examinadas

TABELA 2.4

Protocolo de registro dos dados para escolha das dissertações a serem examinadas

Professor (orientados)

Quantidade de dissertações

orientadas Linha de pesquisa Ano (de defesa)

B 3 X 2003

4.4) Elaboração do protocolo de registro

O protocolo de registro foi construído a partir da decomposição e análise das variáveis constituintes do fenômeno estudado no problema de pesquisa. A partir do problema de pesquisa “quais comportamentos constituem a classe geral delimitar problema de pesquisa identificados nas dissertações de alunos de pós-graduação em Psicologia” foi considerado que o trabalho científico realizado por alunos de pós-graduação, como um processo de produção de conhecimento científico, constituído pelas classes gerais de comportamentos científicos propostos por Botomé, Kubo, Kienen, Mattana, e Shimbo (2003). São comportamentos constituintes do processo de produção de conhecimento: 1.delimitar problema de produção de conhecimento sobre fenômenos psicológicos, 2.planejar coleta de dados relativos à produção de conhecimento sobre fenômenos psicológicos, 3.coletar dados relevantes para responder a problemas de produção de conhecimento sobre fenômenos psicológicos, 4.organizar e analisar dados coletados para responder a problemas de produção de conhecimento sobre fenômenos

psicológicos, 5. interpretar dados analisados para responder a problemas de produção de conhecimento sobre fenômenos psicológicos, 6.comunicar conhecimento produzido sobre fenômenos psicológicos.

Das seis classes gerais componentes do processo de produzir conhecimento, foi escolhida a classe geral “delimitar problema de pesquisa” por ser a primeira dessas classes e pela sua importância nesse processo pos, é a partir da delimitação do problema de pesquisa, que são tomadas as decisões seguintes que caracterizam os demais classes componentes. Por meio da classe geral escolhida, “delimitar problema de pesquisa”, foi decomposta e identificados os comportamentos específicos de acordo com Catan (1997), que compuseram o protocolo de registro: 1. escolher tema; 2. formular perguntas; 3. formular perguntas de pesquisa; 4. esclarecer perguntas de pesquisa; 5. definir termos utilizados; 6. identificar suposições; 7. explicitar as suposições; 8. explicitar pressupostos; 9. explicitar hipóteses a verificar; 10. avaliar relevância social.

4.5) De coleta de dados

a) Para identificar e extrair o problema de pesquisa nas dissertações examinadas

Nas dissertações foram identificados e extraídos os aspectos indicados no protocolo (Apêndice 1). Nas dissertações nas quais foram identificados problemas de pesquisa em mais de um formato (sob a forma de perguntas, objetivos ou hipóteses), foi considerado para a análise o formato de pergunta. Nas dissertações em que o problema de pesquisa aparecia unicamente como objetivo, foi considerado o objetivo.

Os aspectos examinados foram: 1. a forma de enunciar o problema de pesquisa; 2. os problemas de pesquisa e seus desmembramentos; 3. características de fenômenos nucleares e fenômenos psicológicos presentes nos problemas de pesquisa; 4. pertinência dos fenômenos em relação ao objeto de estudo das linhas de pesquisa; 5. ocorrência de expressões presentes no problema de pesquisa e no respectivo título; 6. tipos de termos presentes no problema de pesquisa e os tipos de termos definidos na Introdução da dissertação; 7. tipos de termos e o grau de precisão, clareza e abrangência da definição desses termos; 8 recursos de linguagem utilizados na formulação do problema de pesquisa.

b) Critérios para organização, análise e tratamento dos dados

1) Para identificar e classificar problemas de pesquisa segundo formato no qual o

Documentos relacionados