• Nenhum resultado encontrado

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.2 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS

Do ponto de vista dos procedimentos técnicos adotados, utiliza-se as técnicas de coleta de informações e de análise dos dados.

3.2.1 Técnicas de coleta de informações

Para a realização da pesquisa foi necessário o levantamento de dados de diversas fontes, independente de qual seja o método utilizado, coletados de forma bibliográfica e documental, direta e indireta.

Segundo Marconi e Lakatos (2006), a característica da pesquisa documental “é que a fonte de coleta de dados está restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias”. Paralelamente a isso, Prodanov e Freitas (2013, p.128) caracteriza esse tipo de pesquisa como a que “Utiliza materiais que não receberam tratamento analítico”.

Para o alcance dos objetivos propostos nesta pesquisa, foram escolhidas tanto a pesquisa documental como a pesquisa bibliográfica, como instrumento para a coleta de dados. “A pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundárias, abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas [...] até meios de comunicações orais” (MARCONI; LAKATOS, 2006, p. 71), isto é, a pesquisa bibliográfica é “Concebida a partir de materiais já publicados.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p.128).

No que concerne à fonte da pesquisa documental, pode-se mencionar que as informações foram obtidas através da página da Comissão Permanente de Avaliação (CPA), além das informações prestadas por gestores e funcionários da Coordenação para Melhoria do Ensino (CPME) da UFPB, que se dispuseram em fornecer os

relatórios em arquivos digitais via e-mail, arquivos estes que por sua vez, foram obtidos através da base de dados do e-MEC (emec.mec.gov.br).

Quadro 1 – Cursos que migraram entre os Centros de Ensino.

Centro de origem Cursos Centro atual

CCAE Hotelaria CCTA

CCAE Gastronomia CTDR

CTDR Tecnologia em Gestão Pública CCSA

CT Engenharia Elétrica CEAR

CT Ciência da Computação CI

CCHLA

Artes visuais

Comunicação social (jornalismo, relações públicas e radialismo)

Música Teatro Turismo

CCTA

Fonte: Dados da pesquisa, 2016.

Vale frisar que no decorrer dos últimos anos ocorreram diversas mudanças dos cursos entre os Centros de Ensino, isto é, alguns cursos surgiram inicialmente em um determinado Centro, e posteriormente acabou sendo remanejado para outro. E casos de Centros novos que surgiram, e que acabaram absorvendo cursos de Centros mais antigos, ou seja, o que ocorreu foi o desmembramento dos Centros, a exemplo dos cursos de hotelaria, gestão pública, gastronomia, comunicação social, entre outros.

3.2.2 Técnicas de análise dos dados

No que concerne a essa técnica, foi escolhida a hermenêutica, como método de abordagem, e que tem relação com o método compreensivo, ao qual Weber (1995, p.314) aborda essa temática, destacando que:

[...] o "entender" de determinadas conexões deve ser controlado, na medida do possível, com os métodos usuais da imputação causal, antes que uma interpretação, mesmo que muito evidente, se transforme numa "explicação compreensiva" válida. O grau máximo de evidência, indubitavelmente, encontramos na "interpretação racional com relação a fins".

Não obstante, o referido autor coloca que

Trata-se, portanto, de um estado de coisas referente ao qual, em cada caso, devem ser descobertas as pré-condições históricas concretas, ou pré-condições sociológicas típicas, de tal maneira que se torne compreensível; também por essa via pode ser explicada,

através da categoria de "causação adequada provida de sentido", a proporção de identidade, o afastamento ou contradição de decurso empírico referente ao tipo regular. A coincidência com o "tipo regular" é a conexão causal "mais compreensível" porque é a "mais adequada provida de sentido". [...] é o fato de que dentro de um contexto de argumentos sobre questões lógicas, que são bem determinadas e subjetivamente providas de sentido (isto é, dentro de uma problemática), ocorre a um pensador uma idéia que se aproxima do tipo regular (correto) da "solução". (WEBER, 1995, p.318).

Face ao exposto, o método de abordagem hermenêutica é proposto também por autores contemporâneos, caso de Nadja Hermann (2002, p.10), que enfatiza que “[...] A hermenêutica expôs essa abertura em toda a sua radicalidade, apontando a história e a linguagem como elementos estruturados de nosso acesso ao mundo e de nosso aprendizado”.

E que, por conseguinte, tem a pretensão de entender o sentido dos acontecimentos, ou seja, “[...] A hermenêutica reivindica dizer o mundo a partir da sua finitude e historicidade, de onde decorre seu caráter interpretativo. Tem como preocupação central pensar e o conhecer para a vida prática, [...]” (HERMANN, 2002, p.15).

Nesse sentido, destaca-se que

[...] a hermenêutica ressurge modernamente no contexto da luta contra a pretensão de haver um único caminho de acesso à verdade. No ambiente cientificista da modernidade, se estabeleceu o predomínio do positivismo, que se apóia em dados objetivos como procedimento válido para produzir conhecimento. [...] (HERMANN, 2002, p.15).

Diante disso, permite-se inferir que “[...] a palavra "hermenêutica" enfatiza o aspecto discursivo da compreensão, daquilo que explica, que se torna claro, mais do que aquilo que se expressa. Explicar é uma forma de interpretar. [...] O método define o próprio objeto a ser conhecido.” (HERMANN, 2002, p.23).

Torna, assim, evidente que “[...] Trata-se de situar a compreensão num universo mais amplo, reconhecendo que esse processo não é apenas lógico, mas também histórico. Abrir novas possibilidades de reflexão é basicamente o desafio de uma abordagem hermenêutica.” (HERMANN, 2002, p.29).

É pertinente ainda dizer-se que:

A hermenêutica, na medida em que reconhece uma dimensão criadora da compreensão, amplia o sentido da educação para além da prevalência da normatividade técnico-científica, cuja origem se

encontra na racionalidade moderno-instrumental. [...]. (HERMANN, 2002, p.83)

Enfim, a hermenêutica está relacionada ao método compreensivo à medida que apresenta preceitos que permitam identificar a integralidade da relação do indivíduo com a sociedade.

Documentos relacionados