• Nenhum resultado encontrado

Processo de colocação em funcionamento

11.2 Colocação em funcionamento do freio/motor com MOVIFIT ® FC

11.2.1 Processo de colocação em funcionamento

1. Após a ferramenta de colocação em funcionamento ter sido selecionada no MOVITOOLS® MotionStudio, é apresentada a janela para seleção do conjunto de parâmetros.

Selecione nesta janela o conjunto de parâmetros com a qual a unidade deverá ser colocada em funcionamento.

Através dos botões [Voltar] (Back) e [Avançar] (Next) pode alternar entre as várias páginas.

NOTA

• A colocação em funcionamento do freio e do motor apresentada só é possível se o modo "Expert" estiver ativo.

• Nas Instruções de Operação do MOVIFIT®-FC pode encontrar informações sobre a colocação em funcionamento no modo "Easy" via micro-interruptores.

2. Após seleção do grupo de parâmetros, é apresentada uma visão geral que contém as informações atuais da unidade (só valores de indicação):

3. Selecione a configuração da saída do motor:

• A ligação fixa dos motores ao MOVIFIT®-FC representa a configuração padrão. • A ligação comutável dos motores ao MOVIFIT®-FC apenas é possível nas

versões especiais com operação com dois motores.

Informações detalhadas sobre a versão especial do MOVIFIT® para operação com dois motores está disponível nas instruções de operação "Versão especial MOVIFIT®-FC para operação com dois motores".

792945035

4. Selecione a configuração do sistema:

• Quando é selecionado "um motor" (one motor), o MOVIFIT®-FC controla um único motor (configuração padrão).

• Quando é selecionado "acoplamentos rígido" (rigid coupling), o MOVIFIT®-FC controla vários motores com a mesma potência, cujos eixos estão acoplados de modo rígido.

• Quando é selecionado "sem acoplamento/acoplamento solto" (no/loose connec- tion), o MOVIFIT®-FC controla vários motores com a mesma potência, cujos eixos não estão acoplados ou de modo solto.

Quando é selecionado "acoplamentos rígido" (rigid coupling) ou "sem acopla- mento/acoplamento solto" (no/loose coupling), é necessário selecionar o contro- lador alternativo do freio (brake) "via tensão constante" (via constant voltage). A seleção "vários" (several) não é possível para unidades MOVIFIT®.

5. Selecione o tipo de processo de controlo:

• O modo de operação com controlo por vector (modo VFC) está ajustado para os motores da SEW.

• No caso de motores que não sejam da SEW e o modo de operação VFC não pro- duzir resultados satisfatórios, pode ser selecionado o modo de operação "Curva característica U/f".

6. Selecione entre os seguintes modos de operação: • Controlo da velocidade (Speed control)

• Frenagem CC (DC braking)

• Dispositivo de elevação (Hoist) (só disponível no controlo VFC)

O modo de operação função de arranque (Flying start function) não é possível no MOVIFIT®.

792953355

PERIGO!

Perigo de morte devido a queda do dispositivo de elevação. Ferimentos graves ou morte.

• Para aplicações de elevação, tem de ser selecionado o modo de operação "Dispositivo de elevação"!

• O MOVIFIT® não deve ser utilizado como dispositivo de segurança em aplicações de elevação. Para garantir a segurança, deverão ser utilizados sistemas de moni- torização ou dispositivos de segurança mecânicos.

NOTA

O tipo de operação "Frenagem CC" (frenagem de corrente contínua) é usado para desacelerar acionamentos sem transferência de energia regenerativa para uma bobina de freio a três fios da SEW ou uma resistência de frenagem. Neste tipo de fre- nagem, a energia libertada pelo freio é transformada em energia térmica perdida no motor.

7. Selecione o tipo do motor instalado.

Motores standard:

Ao selecionar um motor standard da SEW, selecione: • o tipo de motor

• a tensão nominal do motor (de acordo com o tipo de ligação "estrela" (star) ou "triângulo" (delta))

• e a frequência nominal do motor

Estas indicações encontram-se na chapa de características do motor.

Depois, selecione a função de proteção térmica do motor (opcional) para o motor standard. Para mais informações, consulte o capítulo "Colocação em funcionamento da função de proteção térmica do motor".

9007200047692683

Motores não-SEW:

Para motores que não sejam da SEW, têm de ser especificadas informações adicio- nais, disponíveis na chapa de características do motor.

Para determinar outros parâmetros inicie o processo de calibração através do botão [Iniciar calibração].

Antes de iniciar o processo de calibração, certifique-se de que: • o motor está ligado,

• a tensão de alimentação está presente • e a unidade está operacional

PERIGO!

Durante a calibração, o motor é energizado! Morte ou ferimentos graves por choque elétrico.

• A caixa de terminais do acionamento ligado tem de permanecer fechada durante a calibração.

8. Se estiverem instalados motores-freio, selecione o freio ligado após finalizar coloca- ção em funcionamento:

Controlo do freio standard da SEW:

• Se o motor estiver equipado com o freio previsto para o acionamento MOVIFIT® (ver tabela nas páginas seguintes),

– ative a caixa de verificação "Freio SEW" (SEW brake)

– e selecione na caixa de verificação "Seleção manual" (manual selection) o freio de acordo com as indicações da chapa de características.

No controlo do freio standard da SEW, o freio ligado é alimentado pelo circuito inter- médio, servindo deste modo também para a redução da energia regenerativa. O freio possui monitorização de temperatura.

Controlo do freio alternativo

O controlo do freio alternativo está previsto para casos em que

• o motor está equipado com um freio diferente do previsto para o acionamento MOVIFIT® (ver tabela na página seguinte)

• ou vários motores/freios são operados em paralelo numa unidade MOVIFIT®. Ou seja, na janela "Configuração do sistema" (passo 4) foi selecionado "sem acoplamento/acoplamento solto".

Para essa finalidade, estão disponíveis as seguintes possibilidades de controlo: • Controlo do freio via de tensão constante

– Ative a caixa de verificação "Via de tensão constante"

– Introduza a tensão de alimentação opcionalmente como tensão alternada ou como tensão contínua.

• Controlo do freio via saída binária

– Ative a caixa de verificação "Via saída binária"

Para o controlo do freio via saída binária é necessário um retificador do freio para desbloquear o freio, sempre que o sinal de saída binário for aplicado.

• Se o motor não estiver equipado com nenhum freio, ative o campo de verificação "sem freio".

CUIDADO!

O acionamento tem de estar equipado com uma resistência interna ou externa de fre- nagem, sempre que forem selecionados os seguintes controladores do freio alterna- tivos. A resistência de frenagem é utilizada para dissipar a energia regenerativa.

Na tabela seguinte, são apresentados os freios permitidos para o acionamento MOVIFIT®:

Motor Freios permitidos

DR63 BR03 DT71, DT80 BMG05, BMG1 DT90, DV100 BMG2, BMG4 DV112, DV132 BMG8 DAS80 BR1 DAS90, DAS100 BR2 DR63 BR03 DR71 BE05, BE1

DR80 BE05, BE1, BE2

DR90 BE1, BE2, BE5

DR100 BE2, BE5

DR112 BE5, BE11

DR132 BE5, BE11

NOTA

Tensões possíveis para o freio:

BR1: BR2: BR03, BMG05...BMG4, BE1...BE11: 230 V 230 V / 400 V 110 V / 230 V / 400 V

9. No passo seguinte "Aplicação" (Application) é possível ativar a função "Monitoriza- ção da velocidade" (Speed monitoring) e configurar o limite de corrente.

Em operações de elevação, a monitorização da velocidade está ativada por defeito. Se a monitorização da velocidade for ativada, é emitido um erro passado o tempo de resposta ajustado, quando a corrente de saída alcançar o limite de corrente con- figurado e permanecer nesse limite.

O limite de corrente refere-se em percentagem à corrente nominal da unidade. Para proteger o motor contra queda, a frequência de saída é reduzida quando o limite de corrente for alcançado. Para garantir a proteção contra queda, deve ser tomado o valor recomendado.

Os valores sugeridos podem ser assumidos individualmente, clicando na respetiva seta preta. Fazendo um clique com o botão direito do rato sobre o campo de intro- dução, são visualizadas opções adicionais.

Adicionalmente, é também possível assumir de uma só vez todos os valores suge- ridos através do botão [Assumir sugestão SEW].

10.No passo seguinte são configurados os parâmetros dos limites de velocidade e dos tempos de rampa.

Os tempos de rampa baseiam-se sempre numa alteração da velocidade de saída de 1500 rpm. Os tempos de rampa são válidos quando não for especificado um tempo de rampa através dos dados do processo e ocorrer uma habilitação/inibição. A rampa de paragem é ativada durante o pedido de "paragem rápida" e quando são emitidos determinados erros.

Os valores sugeridos podem ser assumidos individualmente, clicando na respetiva seta preta. Fazendo um clique com o botão direito do rato sobre o campo de intro- dução, são visualizadas opções adicionais.

Adicionalmente, é também possível assumir de uma só vez todos os valores suge- ridos através do botão [Assumir sugestão SEW].

11.Com o botão "Download" são transferidos todos os parâmetros ajustados na uni- dade MOVIFIT®.

Com o botão "Finalização" (Finish) são transferidos todos os parâmetros ajustados na unidade MOVIFIT® e a colocação em funcionamento é finalizada.

Antes de efetuar a transmissão dos parâmetros pode comutar entre as várias paginas através dos botões [Voltar] (Back) e [Avançar] (Next). As configurações são sempre mantidas.

Documentos relacionados