• Nenhum resultado encontrado

Processo criativo: método projetual e técnicas criativas

O processo criativo desenvolvido ao longo de toda a formação académica e experiência de estágio realizada pela aluna, caracteriza-se por estar relacionado com o método projetual, este apresenta várias fases entre si e assume assim um processo iterativo entre aquela que é a criação ou imaginação em conjunto com aquele que é o método mais projetual de resolver estratégias de desenvolvimento de produto e serviços. Desta forma torna-se necessário que para chegar a um objetivo específico e correto é necessário também repetir os mesmos processos várias vezes com o intuito de valorizar e melhorar capacidades e por conseguinte resultados finais, respondendo assim de uma forma mais clara e capaz áquilo que o cliente pedir como serviço à agência.

Numa primeira fase pode definir-se como um processo de preparação, onde o pensamento se centra especificamente em entender qual o pedido do cliente e quais os principais pontos que este aborda como primordiais no trabalho pedido, no sentido de definir métodos de trabalho possíveis para um determinado problema, hipóteses de soluções para um todo, que sejam viáveis e resultem bem para a escolha; esse conjuntos de ações são aprendidas enquanto formação académica e efetuadas enquanto estágio ou profissão. Para esse trabalho existe sempre uma formação que ajuda a perceber quais as condicionantes que podem ou não agravar as necessidade do cliente, como as possíveis necessidades do mercado no caso de se tratar de uma marca ou loja, ou de condicionantes produtivas no caso de se tratar de produções fotográficas ou eventos e desfiles, tendo em conta que existem várias funções a desempenhar durante qualquer um destes trabalhos, torna-se essencial perceber todas as condicionantes positivas e negativas a favor ou contra a realização do mesmo.

Após isso torna-se necessário relacionar a aposta que vai ser utilizada como forma de resolver o caso proposto pelo cliente com a preparação do mesmo e com a coordenação de tarefas e objetivos, são desenvolvidas ações divergentes que vão permitir chegar a uma solução dando resposta a todas as coisas pensadas anteriormente. É necessário criar pequenos painéis de inspiração que se identifiquem com aquele que vai ser o trabalho a desenvolver, como forma

18 de facilitar a transmissão de pensamentos e ideias, criando assim moodboards que expressem as ações a realizar.

Todas as hipóteses e soluções encontradas em todos os passos anteriores são então examinadas de forma a chegar a um determinado objetivo tendo em conta o conteúdo do moodboard, uma fase em que é preciso traçar planos e definir estilos e ideias fixas já concretas. É aqui que se torna essencial validar todas as opções escolhidas como finais para colocar em prática a produção estabelecida. Ao estar validada toda a produção chega-se então à parte final da preparação do produto, em termos gerais engloba assim todas as tarefas efetuadas anteriormente.

Por vezes nem sempre é tão fácil manter-se fiel ás aprendizagens no percurso académico, sendo que no dia-a-dia as coisas funcionam a um ritmo muito mais acelerado e grandioso, o que faz com que as apostas tenham que ser mais acertadas e diretas afim de criar soluções rápidas e eficazes, só assim o cliente poderá sair satisfeito e voltar a requisitar os mesmos serviços. São necessárias técnicas criativas em todo este processo, tendo em conta que a criação é a base da área do design e em especial da área da moda, a criação de novas ideias tem que estar em constante atualização, contudo as técnicas utilizadas para que assim seja por vezes já são parâmetros específicos da sociedade e das ações efetuadas no mundo do trabalho. Os timings são também um dos fatores que mais influenciam em todos estes processos criativos, projetuais e técnicos; são uma forma de reter informação mais apressadamente e de consolidar soluções de uma forma mais prática e rápida de uma forma bastante exigente.

Tudo isto faz com que a estagiária tenha que se adaptar ás situações, tendo assim criado métodos de trabalho seguindo as bases aprendidas na sua carreira académica mas adaptando a uma forma mais real sendo esta o mundo do trabalho, obrigando a cumprir tempos e objetivos para finalizar projetos e fases de vários processos. Muitos dos trabalhos desenvolvidos na Fashion Studio foram algumas vezes trabalhos parecidos na sua base, contudo muito diferentes nos seus conteúdos.

Anteriormente a cada trabalho efetuado pela agência é uma mais valia para o trabalho de equipa existir um brainstorming afim de elucidar todos os membros para o mesmo facto seguindo assim todos a mesma lógica e a mesma linguagem, forma essa que torna mais fácil o trabalho em conjunto, o relacionalmente das conversações e a capacidade de expressar opiniões. Durante todo este processo vão sendo desenvolvidas ideias e cada elemento dá a sua opinião com o intuito de criar soluções direcionais limitadas à ideia base.

Podemos assim concluir que a grande diferença entre o processo criativo durante a formação académica e durante o estágio se diferencia apenas pelo tempo de execução na maioria dos casos, e também pela chegada aos meios de soluções em alguns dos outros casos, sendo o segundo em muito menos quantidade. Em alguns casos as soluções podem ou não ser mais ou

19 menos viáveis para o problema, sendo que o designer tem como sua melhor companheira nesta viagem a sua imaginação para as diversas soluções pelas quais pode optar para o seu trabalho.

Documentos relacionados