• Nenhum resultado encontrado

Processo de Contratação e Implantação

ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS BACKBONE ÓPTICO

2 DESCRIÇÃO GERAL DOS SERVIÇOS

2.6 Processo de Contratação e Implantação

O processo para a contratação e implantação dos equipamentos DWDM e da Plataforma de Gerência encontra-se descrito abaixo.

2.6.1 Contratação

2.6.1.1 A contratação ocorrerá por demanda, e se dará por estação.

2.6.1.2 A Estação é a localidade com a infra-estrutura, disponibilizada pela CONTRATANTE, para instalação dos equipamentos DWDM e da Plataforma de Gerência,

2.6.1.3 Após a contratação a CONTRATANTE emitirá Ordens de Serviço, onde estarão descritos os Modelos de Estrutura com as respectivas Partes Variáveis, a Plataforma de Gerência e os serviços a serem adquiridos.

2.6.1.4 No ato da contratação serão informados à CONTRATADA o trajeto de fibras ópticas, a localização e infra-estrutura de cada estação, localização dos Modelos de Estrutura e Partes Variáveis, inclusos os transponders, que definem a capacidade de tráfego, bem como o cronograma de implantação.

2.6.2 Elaboração e aprovação do Projeto Executivo

2.6.2.1 A CONTRATADA deverá solicitar a CONTRATANTE, sempre que necessário, as autorizações de entrada nas estações para quaisquer atividades envolvidas na execução do Serviço de Instalação, especificado neste documento.

2.6.2.2 Com o resultado dos serviços de caracterização das fibras ópticas a CONTRATADA fará os cálculos necessários para a definição dos equipamentos DWDM de cada estação para a elaboração do Projeto Executivo.

8 Ordens de Serviço emitidas para cada estação.

2.6.2.4 Esta variação deverá ser apresentada no Projeto Executivo e para que haja a substituição do item previsto pelo item real (Projeto Executivo), a CONTRATADA deverá avaliar a variação e emitir justificativa.

2.6.2.5 A variação dos equipamentos DWDM deverá ser provida pela CONTRATADA em tempo hábil para realização do serviço de instalação, portanto na fabricação deverão estar inclusos os equipamentos DWDM que poderão variar.

2.6.2.6 A variação dos equipamentos DWDM, quando aprovada pela CONTRATADA, terá os valores reavaliados de acordo com a tabela de ITENS.

2.6.2.7 Todos os itens que poderão variar estão discriminados no ANEXO III – PLANILHAS DE FORMAÇÃO DE PREÇOS desse Termo de Referência. Qualquer item adicional necessário ao funcionamento da estação, que não esteja discriminado na planilha de preço, será de total responsabilidade da CONTRATADA, sem ônus algum para a CONTRATANTE.

2.6.2.8 A CONTRATANTE após avaliação detalhada do Projeto Executivo entregue pela CONTRATADA emitirá o parecer quanto à aprovação ou não e autorizará o início da instalação, caso o Projeto seja aprovado.

2.6.3 Entrega da Estação e do Projeto Final (as built)

2.6.3.1 Finalizadas as atividades relacionadas ao serviço de instalação dos equipamentos DWDM de uma determinada estação, a CONTRATANTE em conjunto com a CONTRATADA fará o recebimento da referida estação.

2.6.3.2 A realização dos testes ocorrerá em conjunto, CONTRATANTE e CONTRATADA, de acordo com o Protocolo de Testes a ser elaborado pela CONTRATANTE.

2.6.3.3 O recebimento da estação ocorrerá quando o resultado do Protocolo de testes for aprovado pela CONTRATANTE e o Projeto Final (as built) de cada estação, com as informações da instalação dos equipamentos e os relatórios de testes, forem entregues.

2.6.3.4 Esta mesma atividade deverá ocorrer também a para entrega a Plataforma de Gerência. 2.6.4 Período de Homologação

2.6.4.1 Após a entrega de todas as estações, ou conjunto de estações, e da plataforma de gerência, será iniciado o período de homologação, que deverá ser de no mínimo 90 (noventa dias) dias.

9 Setor Comercial Sul, Quadra 09 – Bloco “A” – Torre “B” – Edifício Parque Cidade Corporate – Brasília – DF CEP 70308-200

poderá testar todas as funcionalidades dos equipamentos DWDM e da plataforma de gerência.

2.6.5 Homologação das Estações e da Plataforma de Gerência

2.6.5.1 Passado o período de Homologação, sem que haja necessidade de correção nas estações, a CONTRATANTE emitirá o TERMO DE ACEITAÇÃO DEFINITIVA para as estações e para a Plataforma de Gerência.

2.6.5.2 Neste momento iniciar-se-á a contagem do período de Garantia.

2.7 Serviço de Treinamento

2.7.1 O Programa Treinamento deverá ser reflexo do objeto especificado nesse Termo de Referência, ou seja, deverão ser ministrados cursos relativos aos equipamentos DWDM e plataforma de gerência e aos serviços de instalação, manutenção e operação.

2.7.2 O Programa de Treinamento deverá ser elaborado considerando a realização de cursos, com no mínimo os conteúdos abaixo e com carga horária mínima condizente com sua ementa.

2.7.2.1 Conceitos básicos sobre comunicações ópticas (1) Conceitos básicos sobre comunicações ópticas (2) Tipos de fibras ópticas;

(3) Conceito de amplificação e tipos de amplificadores ópticos; (4) Conceito de transponders, lasers transmissores e receptores. 2.7.2.2 Conceito de tecnologia WDM e suas hierarquias

(1) Conceito e normatização da tecnologia WDM; (2) Evolução da hierarquia WDM, CWDM, DWDM; (3) Exemplo de aplicações em DWDM;

(4) Apresentação dos equipamentos do fornecedor. 2.7.2.3 Estudo da solução de transporte óptico

(1) Apresentação da solução adotada; (2) Especificação Técnica de Equipamentos;

(3) Descrição do funcionamento de cada equipamento da solução adotada; (4) Instalação, inspeção, supervisão, alinhamento e testes;

(5) Acompanhamento da configuração dos equipamentos; (6) Acompanhamento da configuração do software de gerência.

10 (8) Operação e manutenção dos sistemas e equipamentos

2.7.2.4 Operação e Manutenção dos equipamentos:

(1) Monitoração dos equipamentos e utilização de software de gerenciamento; (2) Interpretação de alarmes;

(3) Instalação, inspeção, operação e manutenção de 2º nível (troca de placas e/ou módulos e análise de diagramas).

(4) Utilização de instrumentos de testes; (5) Testes e ajustes ao nível de sistema;

11 Setor Comercial Sul, Quadra 09 – Bloco “A” – Torre “B” – Edifício Parque Cidade Corporate – Brasília – DF CEP 70308-200

2.7.4 Os cursos pertinentes à gerência e aos equipamentos deverão contemplar aulas com turmas de no máximo 10 pessoas e serão desenvolvidas com no máximo 02 (dois) participantes por equipamento/computador.

2.7.5 Os treinamentos devem ter duração mínima de 40 horas com pelo menos 30% de carga horária prática.

2.7.6 Toda a documentação didática necessária aos cursos de treinamento deverá ser provida pela CONTRATADA em português, impressos e em mídia magnética.

2.7.7 Os cursos deverão ser realizados obrigatoriamente no Brasil e em português, preferencialmente em Brasília, em local que possua todas as facilidades para um perfeito desempenho das atividades especificadas no Serviço de Treinamento.

2.7.8 Em caso de fornecimento de equipamentos fabricados no exterior, a CONTRATADA deverá providenciar todo material necessário para ministrar o treinamento, tanto na parte teórica quanto na prática de cada curso do treinamento.

2.7.9 Todos os custos relativos ao deslocamento, passagens, estadia e alimentação serão de responsabilidade da CONTRATADA, caso os cursos sejam ministrados fora de Brasília. 2.7.10 A CONTRATADA deverá apresentar em até 5 (Cinco) dias corridos, após a assinatura do

contrato, um Plano de Treinamento, com a indicação dos cursos com os respectivos sumários, carga horária, informações de pré-requisitos para aprovação da CONTRATANTE. 2.7.11 O cronograma para realização dos cursos será definido pela CONTRATANTE em conjunto

com a CONTRADADA, após a assinatura do contrato.

2.7.12 Os tipos de cursos especificados nesse item deverão, em princípio, ser realizados em etapas distintas, sem superposição de datas, de maneira à permitirem a participação de uma mesma pessoa em mais de um desses cursos.

2.7.13 O treinamento será um único ITEM, com as especificações mínimas descritas acima, e poderá ser contratado conforme à necessidade da CONTRATANTE.

2.7.14 Deverá ser apresentado adicionalmente, na PROPOSTA, o custo individual para inclusão de mais participantes nos treinamentos. A CONTRATANTE não será obrigada a contratar tal adicional. Este item deverá ter preço não superior a 10% do preço do item do Serviço de Treinamento

Documentos relacionados