• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA

3.3 Densolvimento das Etapas Dimensionais do BI

3.3.3 Processo ETL – Base de Dados Ebserh e DW

Tendo como referência os modelos supracitados, criou-se no PostgreSQL um banco para o DW de forma a armazenar os DMs. Dessa forma, iniciou-se o processo ETL utilizando o aplicativo Kettle do Pentaho. Esse aplicativo realizou a consulta na base de dados obtida da Ebserh, extraindo apenas os dados das tabelas referentes ao quantitativo de pacientes internados, de leitos ativos e de saídas de pacientes dos HUFBs.

78

A Figura 13 apresenta por meio do Kettle o fluxograma do processo de extração, transformação e carregamento dos dados no DW, criando um DM, uma dimensão referente ao extrato de ocupação geral dos HUFBs. O primeiro objeto chamado de table input realiza a consulta na tabela extrato_ocupacao_geral da base de dados relacional obtida. O segundo objeto chamado de select values seleciona as colunas dessa tabela para obtenção dos seus dados. E o terceiro objeto chamado de tablet output cria no DW a tabela dimensional, ou seja, o DM com os dados extraídos da tabela relacional.

Figura 13: Fluxograma do processo ETL do Extrato de Ocupação Geral dos HUFBs, utilizando o Kettle. Fonte: Autor.

A Figura 14 apresenta por meio do Kettle o fluxograma do processo de extração, transformação e carregamento dos dados no DW, criando um DM, uma dimensão referente ao extrato de ocupação maternidade dos HUFBs. O primeiro objeto chamado de table input realiza a consulta na tabela extrato_ocupacao_maternidade da base de dados relacional obtida. O segundo objeto chamado de select values seleciona as colunas dessa tabela para obtenção dos seus dados. E o terceiro objeto chamado de tablet output cria no DW a tabela dimensional, ou seja, o DM com os dados extraídos da tabela relacional.

79

Figura 14: Fluxograma do processo ETL do Extrato de Ocupação Maternidade dos HUFBs, utilizando o Kettle. Fonte: Autor.

A Figura 15 apresenta por meio do Kettle o fluxograma do processo de extração, transformação e carregamento dos dados no DW, criando um DM, uma dimensão referente ao extrato de ocupação Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto dos HUFBs. O primeiro objeto chamado de table input realiza a consulta na tabela extrato_ocupacao_uti_adulto da base de dados relacional obtida. O segundo objeto chamado de select values seleciona as colunas dessa tabela para obtenção dos seus dados. E o terceiro objeto chamado de tablet output cria no DW a tabela dimensional, ou seja, o DM com os dados extraídos da tabela relacional.

Figura 15: Fluxograma do processo ETL do Extrato de Ocupação UTI Adulto dos HUFBs, utilizando o Kettle. Fonte: Autor.

A Figura 16 apresenta por meio do Kettle o fluxograma do processo de extração, transformação e carregamento dos dados no DW, criando um DM, uma dimensão referente ao extrato de ocupação UTI Pediátrica dos HUFBs. O primeiro objeto chamado de table

80

input realiza a consulta na tabela extrato_ocupacao_uti_pediatrica da base de dados relacional obtida. O segundo objeto chamado de select values seleciona as colunas dessa tabela para obtenção dos seus dados. E o terceiro objeto chamado de tablet output cria no DW a tabela dimensional, ou seja, o DM com os dados extraídos da tabela relacional.

Figura 16: Fluxograma do processo ETL do Extrato de Ocupação UTI Pediátrica dos HUFBs, utilizando o Kettle. Fonte: Autor.

A Figura 17 apresenta por meio do Kettle o fluxograma do processo de extração, transformação e carregamento dos dados no DW, criando um DM, uma dimensão referente ao extrato de permanência geral dos HUFBs. O primeiro objeto chamado de table input realiza a consulta na tabela extrato_permanencia_geral da base de dados relacional obtida. O segundo objeto chamado de select values seleciona as colunas dessa tabela para obtenção dos seus dados. E o terceiro objeto chamado de tablet output cria no DW a tabela dimensional, ou seja, o DM com os dados extraídos da tabela relacional.

Figura 17: Fluxograma do processo ETL do Extrato de Permanência Geral dos HUFBs, utilizando o Kettle. Fonte: Autor.

81

A Figura 18 apresenta por meio do Kettle o fluxograma do processo de extração, transformação e carregamento dos dados no DW, criando um DM, uma dimensão referente ao extrato de permanência maternidade dos HUFBs. O primeiro objeto chamado de table input realiza a consulta na tabela extrato_permanencia_maternidade da base de dados relacional obtida. O segundo objeto chamado de select values seleciona as colunas dessa tabela para obtenção dos seus dados. E o terceiro objeto chamado de tablet output cria no DW a tabela dimensional, ou seja, o DM com os dados extraídos da tabela relacional.

Figura 18: Fluxograma do processo ETL do Extrato de Permanência Maternidade dos HUFBs, utilizando o Kettle. Fonte: Autor.

A Figura 19 apresenta por meio do Kettle o fluxograma do processo de extração, transformação e carregamento dos dados no DW, criando um DM, uma dimensão referente ao extrato de permanência UTI Adulto dos HUFBs. O primeiro objeto chamado de table input realiza a consulta na tabela extrato_permanencia_uti_adulto da base de dados relacional obtida. O segundo objeto chamado de select values seleciona as colunas dessa tabela para obtenção dos seus dados. E o terceiro objeto chamado de tablet output cria no DW a tabela dimensional, ou seja, o DM com os dados extraídos da tabela relacional.

82

Figura 19: Fluxograma do processo ETL do Extrato de Permanência UTI Adulto dos HUFBs, utilizando o Kettle. Fonte: Autor.

A Figura 20 apresenta por meio do Kettle o fluxograma do processo de extração, transformação e carregamento dos dados no DW, criando um DM, uma dimensão referente ao extrato de permanência UTI Pediátrica dos HUFBs. O primeiro objeto chamado de table input realiza a consulta na tabela extrato_permanencia_uti_pediatrica da base de dados relacional obtida. O segundo objeto chamado de select values seleciona as colunas dessa tabela para obtenção dos seus dados. E o terceiro objeto chamado de tablet output cria no DW a tabela dimensional, ou seja, o DM com os dados extraídos da tabela relacional.

Figura 20: Fluxograma do processo ETL do Extrato de Permanência UTI Pediátrica dos HUFBs, utilizando o Kettle. Fonte: Autor.

Em seguida foi utilizado o Kettle para criar a dimensão de data dos DMs criados acima, que contêm os dados do tempo de ocupação de leitos operacionais e permanência de

83

pacientes nos HUFBs. O período de data está sendo estruturado em dias, meses e anos com relação a coluna hora_atual de cada uma das tabelas já mencionadas.

A Figura 21 apresenta o fluxograma do processo ETL da dimensão de data criando no DW o seu DM. Ele é chamado de General_populate_date_dimension_AU.ktr, e gera 40.000 dados de datas, iniciando no ano de 1950 e indo até aproximadamente o ano de 2040. O objeto dayofweekdescgen agrupa a relação dos dias da semana e o objeto monthdescgen agrupa a relação de meses. Esses dois objetos fazem referência com o primeiro objeto 40000days100+years que define o período de anos, após isso, os dados são agrupados criando-se a dimensão no DW.

Figura 21: Fluxograma do processo ETL do período de ocupação/permanência dos HUFBs, utilizando o Kettle. Fonte: (Adaptado de PENTAHO, 2016).

Utilizando-se também o Kettle foram criadas as tabelas fato de cada um dos DMs referentes ao extrato de ocupação de leitos operacionais e ao extrato de permanência de pacientes dos HUFBs, conforme apresentado nos modelos estrela do DW supracitado.

A Figura 22 apresenta o fluxograma de criação da tabela

fato_extrato_ocupacao_geral no DW. O primeiro objeto tablet input seleciona os dados da tabela dimensional extrato_ocupacao_geral, o segundo objeto dimension lookup/update obtêm a chave primária da tabela extrato_ocupacao_geral, o terceiro objeto database lookup obtêm a chave primária da tabela dimensional dim_data, o quarto objeto select values seleciona as colunas dessas tabelas para obtenção dos seus dados, e o último objeto tablet output cria no DW a tabela fato com os dados extraídos das tabelas dimensionais.

84

Figura 22: Fluxograma do processo de criação da tabela Fato Extrato de Ocupação Geral, utilizando o Kettle. Fonte: Autor.

A Figura 23 apresenta o fluxograma de criação da tabela

fato_extrato_ocupacao_maternidade no DW. O primeiro objeto tablet input seleciona os dados da tabela dimensional extrato_ocupacao_maternidade, o segundo objeto dimension lookup/update obtêm a chave primária da tabela extrato_ocupacao_maternidade, o terceiro objeto database lookup obtêm a chave primária da tabela dimensional dim_data, o quarto objeto select values seleciona as colunas dessas tabelas para obtenção dos seus dados, e o último objeto tablet output cria no DW a tabela fato com os dados extraídos das tabelas dimensionais.

85

Figura 23: Fluxograma do processo de criação da tabela Fato Extrato de Ocupação Maternidade, utilizando o Kettle. Fonte: Autor.

A Figura 24 apresenta o fluxograma de criação da tabela

fato_extrato_ocupacao_uti_adulto no DW. O primeiro objeto tablet input seleciona os dados da tabela dimensional extrato_ocupacao_uti_adulto, o segundo objeto dimension lookup/update obtêm a chave primária da tabela extrato_ocupacao_uti_adulto, o terceiro objeto database lookup obtêm a chave primária da tabela dimensional dim_data, o quarto objeto select values seleciona as colunas dessas tabelas para obtenção dos seus dados, e o último objeto tablet output cria no DW a tabela fato com os dados extraídos das tabelas dimensionais.

86

Figura 24: Fluxograma do processo de criação da tabela Fato Extrato de Ocupação UTI Adulto, utilizando o Kettle. Fonte: Autor.

A Figura 25 apresenta o fluxograma de criação da tabela

fato_extrato_ocupacao_uti_pediatrica no DW. O primeiro objeto tablet input seleciona os dados da tabela dimensional extrato_ocupacao_uti_pediatrica, o segundo objeto dimension lookup/update obtêm a chave primária da tabela extrato_ocupacao_uti_pediatrica, o terceiro objeto database lookup obtêm a chave primária da tabela dimensional dim_data, o quarto objeto select values seleciona as colunas dessas tabelas para obtenção dos seus dados, e o último objeto tablet output cria no DW a tabela fato com os dados extraídos das tabelas dimensionais.

87

Figura 25: Fluxograma do processo de criação da tabela Fato Extrato de Ocupação UTI Pediátrica, utilizando o Kettle. Fonte: Autor.

A Figura 26 apresenta o fluxograma de criação da tabela

fato_extrato_permanencia_geral no DW. O primeiro objeto tablet input seleciona os dados da tabela dimensional extrato_permanencia_geral, o segundo objeto dimension lookup/update obtêm a chave primária da tabela extrato_permanencia_geral, o terceiro objeto database lookup obtêm a chave primária da tabela dimensional dim_data, o quarto objeto select values seleciona as colunas dessas tabelas para obtenção dos seus dados, e o último objeto tablet output cria no DW a tabela fato com os dados extraídos das tabelas dimensionais.

88

Figura 26: Fluxograma do processo de criação da tabela Fato Extrato de Permanência Geral, utilizando o Kettle. Fonte: Autor.

A Figura 27 apresenta o fluxograma de criação da tabela

fato_extrato_permanencia_maternidade no DW. O primeiro objeto tablet input seleciona os dados da tabela dimensional extrato_permanencia_maternidade, o segundo objeto

dimension lookup/update obtêm a chave primária da tabela

extrato_permanencia_maternidade, o terceiro objeto database lookup obtêm a chave primária da tabela dimensional dim_data, o quarto objeto select values seleciona as colunas dessas tabelas para obtenção dos seus dados, e o último objeto tablet output cria no DW a tabela fato com os dados extraídos das tabelas dimensionais.

89

Figura 27: Fluxograma do processo de criação da tabela Fato Extrato de Permanência Maternidade, utilizando o Kettle. Fonte: Autor.

A Figura 28 apresenta o fluxograma de criação da tabela

fato_extrato_permanencia_uti_adulto no DW. O primeiro objeto tablet input seleciona os dados da tabela dimensional extrato_permanencia_uti_adulto, o segundo objeto dimension lookup/update obtêm a chave primária da tabela extrato_permanencia_uti_adulto, o terceiro objeto database lookup obtêm a chave primária da tabela dimensional dim_data, o quarto objeto select values seleciona as colunas dessas tabelas para obtenção dos seus dados, e o último objeto tablet output cria no DW a tabela fato com os dados extraídos das tabelas dimensionais.

90

Figura 28: Fluxograma do processo de criação da tabela Fato Extrato de Permanência UTI Adulto, utilizando o Kettle. Fonte: Autor.

A Figura 29 apresenta o fluxograma de criação da tabela

fato_extrato_permanencia_uti_pediatrica no DW. O primeiro objeto tablet input seleciona os dados da tabela dimensional extrato_permanencia_uti_pediatrica, o segundo objeto

dimension lookup/update obtêm a chave primária da tabela

extrato_permanencia_uti_pediatrica, o terceiro objeto database lookup obtêm a chave primária da tabela dimensional dim_data, o quarto objeto select values seleciona as colunas dessas tabelas para obtenção dos seus dados, e o último objeto tablet output cria no DW a tabela fato com os dados extraídos das tabelas dimensionais.

91

Figura 29: Fluxograma do processo de criação da tabela Fato Extrato de Permanência UTI Pediátrica, utilizando o Kettle. Fonte: Autor.

Por fim, foram criados no DW oito DMs, sendo quatro referentes ao extrato de ocupação dos leitos operacionais e quatro referentes ao extrato de permanência dos pacientes, cada um deles contendo dados dos 39 HUFBs da rede de hospitais da Ebserh.

Documentos relacionados