• Nenhum resultado encontrado

3 PROPOSTA DE UMA ABORDAGEM DE GERAÇÃO DE IDEIAS INOVADORAS

3.2 PROCESSO DE GERAÇÃO DE IDEIAS

O modelo proposto está baseado no processo de transformação de oportunidades de negócio em ideias inovadoras. Este processo foi estudado e proposto por Miguez, Teza e Abreu (2010), como primeiro resultado dos estudos realizados para este trabalho. A autora apresenta na Figura 10 o processo e detalha os conceitos adotados para cada etapa, pois foram os conceitos que nortearam o desenvolvimento do modelo de geração de ideias.

Apesar do processo de geração de ideias não ser o primeiro processo do funil de inovação, ele pode ocorrer independente dos outros e a qualquer momento. Neste caso a oportunidade pode ser percebida

inconscientemente ou identificada durante o processo de geração de ideias.

No detalhamento do processo da Figura 10 considera-se a oportunidade já identificada, e mesmo assim os atores envolvidos no processo de geração de ideias devem ter em mente os drivers estratégicos da organização. Também devem ser considerados o mapeamento das informações de mercado e da memória da organização. Por fim, observa-se as tendências e define-se os temas, conceitos e plataformas para trabalhar a geração de ideias.

Definido o universo de trabalho, as ideias são criadas ou captadas, usando-se diversas técnicas e ferramentas. Essas ideias são armazenadas num repositório para posterior avaliação e seleção, gerando um portfólio de projetos. Os produtos, processos e serviços inovadores serão gerados a partir deste portfólio de projetos (MIGUEZ, TEZA E ABREU, 2010).

Figura 10 – Processo de geração de ideias Fonte: Miguez, Teza e Abreu (2010)

Ao analisar o processo de transformação de oportunidades em ideias, representados pela figura 10, observa-se que depois de identificada as oportunidades, trabalha-se a criação de temas, conceitos e plataformas afim de focar os esforços de criação do conhecimento e depois a geração de ideias propriamente dita.

e saídas deste processo respectivamente. Considera-se então, que as oportunidades já estão identificadas quando inicia-se a etapa de geração de ideias (MIGUEZ; TEZA; ABREU, 2010).

3.2.1 Oportunidades

Esta etapa de identificação de oportunidades é permanente para o processo de geração de ideias e para o processo de geração de novos produtos e serviços. IAROZINSKI NETO e CANCIGLIERI JUNIOR (2003) conceitua a identificação de oportunidades como a procura sistemática de “pistas” a respeito de novos produtos e serviços que possibilitem que a organização se mantenha competitiva no mercado.

Depois de identificada e percebida a oportunidade o ator condutor deste processo poderá agrupá-las de alguma forma, buscando semelhanças entre elas. Após esse agrupamento o condutor define conceitos, temas ou plataformas levando em consideração o planejamento estratégico da organização, as tendências e informações disponíveis de mercado e todo o histórico da organização.

3.2.2 Temas, conceitos e plataformas

Uma vez identificadas as oportunidades para a geração de ideias inovadoras, define-se temas, conceitos e plataformas. Essas definições farão com que cada uma das ideias geradas esteja o mais alinhada possível com o objetivo da organização indutora do processo. De acordo com Prada e Abreu (2009, p. 10) gerando estímulos, a organização consegue abranger uma quantidade maior de projetos inovadores, pois muitos não sabem o que a organização está procurando e quais são os objetivos e problemas que precisam ser resolvidos.

Tema é a área macro que vai ser trabalhada pela organização. Conceito é a abordagem com que um determinado tema vai ser trabalhado. E plataforma é a coleção de todo o trabalho que possa ser produzido na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio.

A geração de ideias alinhadas com os objetivos da organização, evita que essas ideias acabem sendo descartadas. Ainda quanto à importância da criação de temas, conceitos e plataformas, Prada e Abreu (2009, p. 1) afirmam que “para que o processo de inovação seja bem- sucedido nas organizações, as suas primeiras etapas não podem ser desenvolvidas de qualquer maneira, permitindo que a matéria-prima da inovação - que são as ideias - seja gerada e selecionada sem um alinhamento com as necessidades identificadas pela organização”.

A criação de temas, conceitos e plataformas não é uma constante nas organizações que buscam a geração de ideias. De acordo com VanGundy (2007) as organizações geram várias ideias sem identificar e articular seus objetivos, especificando quais são os alvos e as prioridades, para depois elaborar as ideias, e atingir os resultados delineados. Uma vez criados temas, conceitos e plataformas segue-se o processo passando para a etapa de ideias.

3.2.3 Ideias

A etapa de ideias é o momento no qual, uma vez criados os temas, conceitos e plataformas para o processo, ocorre a criação do conhecimento dentro do processo de geração de ideia.

Ideia é uma descrição sucinta e elementar de uma solução específica para um problema, que pode ou não ter potencial de lucro e ser caracterizada como uma oportunidade. (KAMPA, 2009, p. 108).

As ideias podem ser geradas via criação ou captação. A criação ocorre quando a ideia é gerada dentro dos limites da organização indutora do processo. Já a captação, ocorre quando a ideia é gerada fora dos limites da organização indutora. Esta, por sua vez, capta essas ideias já criadas e as utiliza em seu processo de inovação.

Tanto a criação de ideias quanto a captação, exigem componentes relacionados a criatividade, para que os indivíduos e os grupos possam criar as ideias, bem como uma estrutura organizacional que apoie a criação e captação das ideias.

Partindo do modelo apresentado na figura 10 (processo de transformação de oportunidades em ideias) a autora detalhou algumas etapas do processo de geração de ideias propondo uma abordagem para o processo de geração de ideias (figura 11) considerando as etapas inicias da geração de ideias enfatizando a criação e captação do conhecimento para transformar oportunidades de negócios em ideias inovadoras.

3.3 ABORDAGEM DE GERAÇÃO DE IDEIAS PARA O