• Nenhum resultado encontrado

5 REJEIÇÃO DOS CÁLCULOS APRESENTADOS PELAS PARTES/CONTADOR.

5.2 Elementos Fornecidos diretamente pelos Contadores

5.2.3 Processos complexos

1 - Período do contrato de trabalho: de 25.03.1992 a 26.05.1996 (banco) Parcelas: horas extras (jornada fixada) com reflexos nas férias acrescidas de

1/3, 13º salários, F.G.T.S., e gratificações semestrais; indenização combustível. Juros e atualização monetária. Descontos previdenciários e fiscais.

Tempo gasto para a elaboração do cálculo: 35 horas

2 - Período do contrato de trabalho: de 30.09.1992 a 05.06.2001 – (banco) Parcelas: horas extras (jornada fixada) com reflexos nas férias acrescidas de

1/3, 13º salários, F.G.T.S., gratificações semestrais e aviso prévio; diferenças salariais com reflexos nas férias acrescidas de 1/3, 13º salários e gratificações semestrais; participação nos lucros e resultados. Juros e atualização monetária. Descontos previdenciários e fiscais.

Tempo gasto para a elaboração do cálculo: 38 horas.

3 - Período do contrato de trabalho: de julho/94 a julho/08 (Administração Indireta Estadual).

Parcelas: diferenças salariais e avanços com integrações em férias

acrescidas de 1/3, 13º salários; diferenças de horas extras (jornada fixa mas em cartões-ponto) com reflexos nas férias acrescidas de 1/3, 13º salários, F.G.T.S., gratificações semestrais e aviso prévio. Juros e atualização monetária. Descontos previdenciários e fiscais.

Tempo gasto para a elaboração do cálculo: 35 horas.

4 - Período do contrato de trabalho: de 15.05.2002 a 03.03.2006

Parcelas: horas extras (jornada fixada) com reflexos nas férias acrescidas de

1/3, 13º salários, gratificações semestrais e aviso prévio; diferenças salariais equiparação salarial com reflexos nas férias acrescidas de 1/3, 13º salários e gratificações semestrais; diferenças das gratificações semestrais com reflexos nos 13º salários, férias acrescidas de 1/3 e aviso prévio; F.G.T.S. com a multa de 40% sobre as parcelas deferidas. Juros e atualização monetária Descontos previdenciários e fiscais.

Tempo gasto para a elaboração do cálculo: 20 horas.

5 - Período do contrato de trabalho: de 11.06.1997 (parcelas vencidas e vincendas) ação ajuizada em 11.06.2002 (empresa pública estadual)

Parcelas: diferenças salariais pelas promoções com integrações em férias

acrescidas de 1/3, 13º salários, gratificação de retorno de férias, adicional por tempo de serviço e horas extras; diferenças salariais pelo cargo de “Agente Administrativo” com reflexos nas férias acrescidas de 1/3, 13º salários e horas extras; F.G.T.S. sobre as parcelas deferidas. Juros e atualização monetária. Descontos previdenciários e fiscais.

Tempo gasto para a elaboração do cálculo: 14 horas.

6 - Período do contrato de trabalho: de 19.04.1996 a 19.04.2001 (banco) Parcelas: horas extras (jornada fixada mas diversos horários) com reflexos

nas férias acrescidas de 1/3, 13º salários, repousos e feriados; vales-transporte; diferenças de F.G.T.S. Juros e atualização monetária. Descontos previdenciários e fiscais.

Tempo gasto para a elaboração do cálculo: 18 horas.

7 - Período do contrato de trabalho: de 10.02.1994 a 10.02.1999 (empresa do Estado)

Parcelas: diferenças salariais pela correção do posicionamento salarial,

dentro do PCCCS da empresa com integrações em férias, gratificação de férias, gratificação de farmácia, adicional de periculosidade, horas extras, horas de sobreaviso e adicional noturno; diferenças de produtividade com integrações em férias, gratificação de férias, gratificação de farmácia, adicional de periculosidade, horas extras, horas de sobreaviso e adicional noturno; diferenças de qüinqüênios e anuênios com integrações em férias, gratificação de férias, gratificação de farmácia, adicional de periculosidade, horas extras, horas de sobreaviso e adicional noturno; prêmio-assiduidade; F.G.T.S. sobre as parcelas deferidas; diferenças de

complementação de aposentadoria temporária pela incorporação de diferenças de salário básico, produtividade, anuênio, qüinqüênio e prêmio-assiduidade, em parcelas vencidas e vincendas. Juros e atualização monetária. Descontos previdenciários e fiscais.

Tempo gasto para a elaboração do cálculo: 24 horas.

8 – Período do contrato de trabalho: de 01.02.1980 a 08.11.2000 (rural e sem prescrição)

Parcelas: adicional de periculosidade, diferenças de adicional noturno,

diferenças de horas extras; reflexos do adicional noturno e horas extras (pagos e deferidos) em repousos semanais; reflexos do adicional de periculosidade, do adicional noturno e das horas extras (pagas e deferidas) em aviso prévio, férias acrescidas de 1/3 e 13º salários; diferenças de férias do período aquisitivo de 1999/2000; diferença de 13º salário de 1999; integração dos qüinqüênios nos 13º salários e férias; diferenças de F.G.T.S. da contratualidade e sobre as parcelas deferidas. Juros e atualização monetária. Descontos previdenciários e fiscais.

Tempo gasto para a elaboração do cálculo: 30 horas.

9 – Período do contrato de trabalho: setembro/01 a outubro/07

Parcelas: horas extras com reflexos, abonos, complementação de

aposentadoria (parcelas vencidas e vincendas). Descontos previdenciários e fiscais, juros e correção monetária.

Tempo gasto para a elaboração do cálculo: 15 a 18 horas.

10 - Período do contrato de trabalho: de julho/93 a junho/97 (banco) Parcelas: horas extras com integrações em férias acrescidas de 1/3, 13º

salários, aviso prévio, gratificações semestrais e F.G.T.S.; horas de intervalo não usufruídas com integrações em férias acrescidas de 1/3, 13º salários, aviso prévio, gratificações semestrais e F.G.T.S.. Descontos previdenciários e fiscais. Juros e correção monetária.

Tempo gasto para elaborar o cálculo: – 11,98h

11 – Período do contrato de trabalho: de dezembro/99 a julho/07 (município).

Parcelas: diferenças salariais (função) com integrações em férias acrescidas

de 1/3, 13º salários, horas extras, feriados e parcelas diversas; horas extras com integrações em férias acrescidas de 1/3, 13º salários, repousos, feriados e avanços; domingos e feriados trabalhados; prêmio-produtividade com integrações em horas extras, repousos, feriados, parcelas diversas, férias acrescidas de 1/3 e 13º salários; integração do abono salarial em horas extras, avanços, férias acrescidas de 1/3, 13º salários e F.G.T.S. Descontos previdenciários e fiscais. Juros e atualização monetária.

Tempo gasto para elaborar o cálculo: – 18,77h

Dos diversos processos examinados, a conclusão é de que os processos são simples, e o que aumenta o tempo gasto para o cálculo é a quantidade de parcelas em cada um e o período de duração do contrato.

As parcelas a liquidar em mais de 80% (oitenta por cento) dos processos, são: parcelas rescisórias, horas extras (a variável é se é jornada fixada, quando o cálculo passa a ser muito simples, ou jornada contada pelos registros, exigindo digitar todos os horários diários, o que implica tempo muito superior para o cálculo), adicional de insalubridade ou adicional de periculosidade com reflexos nas parcelas remuneratórias e F.G.T.S. Há uma sensível alteração no tempo gasto quando as parcelas nunca foram pagas e quando se trata de diferenças. Isto tudo soma para tempo gasto com o cálculo.