• Nenhum resultado encontrado

4 A METODOLOGIA DA PESQUISA

4.3 Procedimentos e coleta dos dados

4.3.5 Produção final

Planejamos esta última etapa da sequência didática para a produção final dos resumos (Cf. APÊNDICE A). Entretanto, devido às dificuldades dos alunos com a escrita e às inúmeras atividades nessa fase de produção, foi necessário mais de um encontro. No primeiro encontro, mostramos aos alunos algumas inadequações de caráter textual e linguístico identificados nas primeiras produções dos estudantes. Tais inadequações foram reagrupados e classificados, conforme sugere Serafini (1998), a fim de os estudantes entenderem as marcações feitas pelo professor-pesquisador, reconhecendo as inadequações cometidas nos resumos e, com isso, serem capazes de corrigirem-nas ao reescreverem seus textos.

Ressaltamos, contudo, que o foco da análise dos textos nesta pesquisa não são as questões gramaticais, e sim as discursivas e textuais. Apesar disso, na avaliação dos textos, não deixamos de abordar os aspectos linguísticos, porquanto fazem parte da constituição textual, além de que os estudantes também precisam se apropriar desses aspectos para suas produções textuais.

24A motivação da escolha da jogadora Marta se deve a incluir uma personagem feminina dentre as pessoas biografadas.

Logo, como atividade desta etapa, expomos e explicamos alguns exemplos de aspectos linguísticos e textuais identificados nos resumos dos alunos e ressaltamos o caráter discursivo das produções, dando enfoque ao receptor do texto – o possível leitor do resumo – que precisa compreender as ideias apresentadas e desenvolvidas nos textos.

No segundo encontro, com anotações no quadro e explicações, revisamos, sinteticamente, os principais assuntos trabalhados nos módulos. Em seguida, entregamos aos alunos uma lista de verificação (Cf. APÊNDICE E), na qual os estudantes teriam de se basear para avaliar o próprio texto e o texto do colega no momento da revisão e produção da versão final do resumo, assim como também entregamos uma planilha25 (Cf. APÊNDICE F) contendo a classificação de algumas inadequações marcadas nas produções dos alunos para que pudessem reconhecê-las. Elaboramos essa planilha atendendo ao que sugerem Serafini (1998) e Antunes (2006) para uma correção classificatória sistemática e, ao mesmo tempo, de fácil compreensão para o aluno.

Para que os alunos entendessem a lista de verificação, lemos e esclarecemos para eles cada item dessa lista. Depois descrevemos como seria realizado esse momento da produção final, explicando que os alunos deveriam revisar suas produções iniciais e reescrevê-las a fim de aperfeiçoá-las, atentando para os critérios da lista de verificação, corrigindo as inadequações marcadas e classificadas no próprio texto e contemplando as observações feitas no espaço da folha de produção reservado ao corretor, visando sempre à recepção do texto pelo leitor.

No encontro seguinte – o terceiro desta etapa da SD – devolvemos aos alunos as produções iniciais corrigidas e explicitamos que deveriam revisar o próprio texto para produzir, primeiramente, um esboço (rascunho) da produção final. Nessa ocasião, chamamos a atenção dos discentes a não observarem apenas as correções relacionadas à gramática e às convenções da escrita, mas principalmente aos aspectos textuais e discursivos, os quais foram comentados na parte reservada às observações do professor-pesquisador. Ainda neste encontro, os estudantes começaram a revisar as produções iniciais e a fazer o rascunho da produção final na folha do caderno, porém não foi possível continuar esse primeiro momento da reescrita. Diante disso, recolhemos os textos e as fichas de verificação para serem trabalhados no encontro posterior.

25Por razões didáticas, não dividimos essa planilha nos três grupos de elementos sugeridos por Antunes (2006), a saber, elementos linguísticos, elementos de textualização, elementos da situação ou estatuto pragmático. Todavia, explicamos esses elementos na medida em que apresentávamos casos de inadequações identificados nas produções dos alunos.

No quarto encontro da produção final, iniciamos a aula apresentando novamente o resumo da biografia do jogador Neymar utilizando um projetor multimídia a fim de revisar as características do gênero. Posteriormente, devolvemos mais uma vez aos alunos tanto os textos da produção inicial quanto a lista de verificação para continuarem a produção e a revisão do rascunho da produção final. Foi somente no encontro subsequente – o quinto desta etapa – que cada aluno pôde finalizar o rascunho e, além de avaliar o próprio texto, avaliar o texto do colega utilizando a lista de verificação.

Essa avaliação com base na lista de verificação ocorreu desta forma: os alunos, na medida em que finalizavam seu rascunho da produção final, entregavam seu texto juntamente com sua lista de verificação identificada para um colega avaliá-lo. Nesse caso, cada aluno teve a oportunidade de ler e avaliar o texto do outro marcando na lista de verificação os itens com os quesitos que atendiam à qualidade da produção. Seguidamente, cada um devolveu o texto do colega com a lista marcada a fim de que cada autor revisasse o rascunho da sua própria produção atendendo aos critérios da lista.

Chegamos, então, ao último encontro desta etapa da SD, em que os alunos, após revisarem o rascunho do seu próprio texto, escreveram a última versão da produção final. Durante esse processo, apesar de tantos encontros com explicações, alguns alunos tiveram dúvidas e pediram orientação para a produção do resumo. Essas dúvidas, portanto, foram sanadas por meio de atendimento individual.

No tocante à publicação do texto, selecionamos o resumo que atendia melhor aos quesitos da lista de verificação e que, dessa forma, adequava-se mais às características do gênero em estudo. Portanto, além de promover a circulação dos textos entre os próprios alunos, os quais tiveram a oportunidade de conhecer – lendo e avaliando – o texto do outro, oportunizamos a publicitação de pelo menos um desses textos para a comunidade escolar no Dia D da Leitura, na culminância da Semana da Leitura, outrora já citado neste trabalho.

No próximo capítulo, apresentaremos considerações relevantes sobre a participação dos alunos nas atividades da SD, faremos a análise dos textos daqueles que participaram de todos os encontros da sequência didática proposta e teceremos alguns comentários e observações sobre a análise desses textos.