• Nenhum resultado encontrado

O referido Produto foi estruturado e contém o planejamento (plano de unidade e planos de aula); orientações, questionários e registros; texto de apoio ao professor sobre os conceitos de luz, cor e percepção; manual de montagem dos aparatos experimentais e materiais diversos; e vídeos, simulador e slides. Para que se tenha uma visão do Produto desenvolvido, segue uma descrição sucinta dos seus elementos.

Planejamento – Plano de Unidade e Planos de Aula: O Plano de Unidade foi estruturado na forma de momentos de ensino, sendo dividido em seis momentos, estes com separação específica em tempo de aula. Os momentos 1 e 2 contemplam uma duração de 200 minutos, o que corresponde a 4 horas-aulas, os momentos seguintes, 3, 4, 5 e 6, têm duração de 100 minutos cada, correspondendo a 2 horas-aulas, somando ao final do momento 6 o total de 16 horas-aulas. Os Planos de Aulas apresentam os objetivos que aos alunos deverão contemplar ao final da referida aula, além das ações a serem desenvolvidas pelo professor durante o momento de ensino. A divisão do plano de aula e da aula é em três momentos, a saber: a motivação, o desenvolvimento e a síntese integradora.

• Texto de apoio ao professor: texto elaborado pelo professor autor do referido trabalho, feito por meio da consulta de diferentes referenciais que abordam os conceitos do universo da Física e da Arte. O texto serve de base para o desenvolvimento dos momentos de ensino e discussão do conceito de cor e sua percepção e está contido na integra tanto no capítulo 4 desta dissertação, que foi apresentado anteriormente, quanto no Produto. O texto de apoio ao professor proporciona subsídios para as discussões e encaminhamentos para o processo desenvolvido em cada aula. No referido texto, são apresentados os conceitos essenciais para se compreender o conceito de cor e sua percepção, abordando desde o

conceito de luz, visão, até a interação entre luz e matéria, elencando a importância do fóton para se compreender todo o processo da percepção das cores.

• Orientações, Questionários e Registros (OQR): cada aula desenvolvida durante os momentos de ensino apresenta um material têm orientações de como proceder em cada experiência proposta, questionamentos norteadores em cada etapa, espaço para observação e comentários da aula, portando, servem de registros e podem ser respondidas em grupos ou individualmente, dependendo de cada caso. Também, os OQR servem como uma das formas de avaliação das atividades desenvolvidas nas aulas. As OQR são apresentadas para o professor com as respostas esperadas para que ele possa observar a avaliar se os alunos estão compreendendo as experiências propostas.

• Materiais de apoio: Computador, TV- pendrive, projetor de multimídia, caixas de som, adaptadores, tela de projeção. Esses aparelhos auxiliam para reproduzir os vídeos nas aulas iniciais e para as demais apresentações desenvolvidas durantes os momentos de ensino.

• Slides: slides elaborados pelo professor autor do referido trabalho, para desenvolver as discussões dos conceitos relacionados a cor e sua percepção.

• Vídeos para o processo de investigação: foram usados três vídeos extraídos do Youtube, os quais abordam a relação entre a cor e sua percepção. O primeiro vídeo foi “Afinal qual a cor do vestido?” (01:49) 2 (DUDU SILVA, 2015), o segundo vídeo

“A sensação que as cores provocam no ambiente – psicologia das cores.” (02:06)3

(Sou desses, 2016) e o terceiro vídeo “Cor na Publicidade.” (03:10)4 (MARI

ARRUDA, 2011).

• Simulador Color Vision5: simulador baixado no site PHET – Interactive Simulations,

o qual apresenta um modelo para mostrar a forma de como o olho humano interpreta a luz incidente de uma fonte luminosa, além da forma de como as cores-luz se misturam e o comportamento da luz em relação a sua interação com diferentes filtros

2 Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GDdX7HdKgtU&t=6s//>. Acesso em: 20 abr. 2017. 3 Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sEtg5b_TdyQ>. Acesso em: 20 abr. 2017.

4 Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Uteluak2cYs>. Acesso em: 20 abr. 2017.

5 Disponível em: < https://phet.colorado.edu/sims/html/color-vision/latest/color-vision_en.html>. Acesso em: 20

de cor. O simulador apresenta a luz em duas formas, uma como fótons e outra como um feixe contínuo.

Aparatos experimentais: são os materiais desenvolvidos para às práticas realizadas durante aplicação do Produto. Porém, para melhor compreensão, os aparatos experimentais são elencados abaixo juntamente com a sua descrição e sua utilização durante os momentos de ensino.

• Caixa de percepções (Caixa): caixa de madeira com sua parte frontal contendo um espaço para observação, um suporte para bloquear parcial e/ou totalmente a luz externa, feito com um tecido preto furado no seu centro e encaixado num bastidor de bordado. A Caixa contém ainda suportes removíveis para lâmpadas com o encaixe de um cano de PVC revestido de papel EVA preto fosco que delimita a região que a lâmpada consegue iluminar, e o seu interior foi revestido de EVA preto fosco, além de conter telas para projeções nas cores preto fosco e branco fosco. Essa Caixa compõe o principal aparato para estudo dos conceitos de cor e percepção, foi utilizada em todos os momentos da aplicação do Produto, pois diferentes conjuntos experimentais foram montados dentro da caixa e que são descritos na sequência. No total, foram construídas quatro caixas de percepções.

• Conjunto de materiais transparente, translúcidos e opaco: foram utilizadas três capas grandes de CD, uma das capas foi retirado a parte central deixando um espaço vazio preenchido com um quadrado de vidro, pois o material da capa do CD possibilitava efeitos de reflexão. A segunda capa de CD grande foi revestida com material plástico, sacola de compras, para se comportar como um material translúcido e a terceira capa de CD grande foi revestida com papel adesivo (contact) branco, para se comportar como um material opaco.

• Filtros de cor: foram utilizadas três capas de CD pequenas pintadas nas cores vermelho, azul, e verde porque são as cores consideradas primárias para a luz. Essas três capas de CD pequenas, foram utilizadas em todas as aulas, portanto, para cada Caixa, havia no mínimo um jogo de três filtros de cor.

• Sólidos geométricos para o estudo da formação de sombra e penumbra: conjunto de sólidos geométricos de forma triangular, de dois tamanhos diferentes, feitos com isopor.

• Capas de ajuste: capas feitas de tecido para serem utilizadas nos suportes das lâmpadas, para de diminuir a área de incidência de luz.

• Capa de Observação: capa feita com tecido e presa em bastidor de bordado, afim de diminuir a entrada de luz do ambiente externo.

• Tela pintada com diferentes graduações da mesma cor: tela para pintura, pintada com três faixas nas cores, vermelho escuro, vermelho e vermelho claro, para observação da mudança de tonalidade na caixa de percepções e no ambiente iluminado pela luz do Sol.

• Conjunto de sólidos geométrico: conjunto de sólidos geométricos (triangular, circular e retangular) feitos de isopor e pintados com tinta branca fosca para observação das diferentes formas de sombra e penumbras coloridas na Caixa. conjunto de sólidos geométricos de forma triangular, circular e retangular feitos de isopor e revestido de papel EVA de diferentes cores, para observação da interação entre a fonte de luz e a objeto.

• Esfera modelo (Esfera): esfera de isopor pintada com listras especificas (azul claro e preto) para observação identificação dos elementos indispensáveis para a percepção das cores pelo olho humano. A esfera modelo representa a situação inicial do fenômeno observado com o vestido.

• Conjunto de potes de tintas guache nas cores: azul, vermelho, verde e amarelo; pincéis de diferentes tamanhos e retângulos de cartolina para pintar. No retângulo de cartolina os alunos deveriam pintar as cores primárias e secundárias para o pigmento de acordo com o conhecimento sobre o conceito de cor pigmento primária.

• Pião de Newton: pião feito de jornal e colado em palito de churrasco que teve como função demonstrar a mistura de cores a partir do movimento. Foram confeccionados vários piões para atender o número de alunos.

• Filtros de papel e canetas coloridas: fitas de filtro de papel e conjunto de canetas coloridas para demonstração da mistura de cores por meio da decomposição da tinta da caneta na sua combinação de cores.

• Suporte com lâmpadas, prismas e espectrômetros: conjunto de três suportes para lâmpadas com cano de PVC, contendo lâmpadas incandescente, fluorescente e RGB (red, green e blue), mais prismas e espectrômetros caseiros para observação do espectro de emissão das lâmpadas.

A seguir é apresentado um panorama do Plano de Unidade e na sequência são apresentadas as descrições de cada momento de ensino, para uma melhor compreensão de todo o processo de investigação e sistematização do referido assunto.

Documentos relacionados