• Nenhum resultado encontrado

3 PRODUÇÃO DE TEXTO NO PROJETO DE REMIÇÃO PELA LEITURA

3.2 PRODUTO EDUCACIONAL

A Portaria nº 47, de 17 de outubro de 1995, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), determinou a implantação de cursos de mestrado dirigidos à formação profissional. ―O curso deverá articular as atividades de ensino com as aplicações de pesquisas, em termos coerentes com seu objetivo, de forma diferenciada e flexível [...]‖ (FUNDAÇÃO..., 2005, p. 147).

O Mestrado Profissional em Ensino tem como objetivo capacitar professores/as para o exercício da docência no Ensino Fundamental, Médio e/ou Superior, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país. Sua população-alvo é, prioritariamente, profissionais em exercício. Tem, em seu foco, a realização de pesquisas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional. É uma capacitação diferenciada da oferecida no mestrado acadêmico:

O estudante deve apresentar trabalho final que demonstre domínio do objeto de estudo e capacidade de expressar-se lucidamente sobre ele. De acordo com a natureza da área e com a proposta do curso, esse trabalho poderá tomar formas como, entre outras, dissertação, projeto, análise de

casos, performance, produção artística, desenvolvimento de instrumentos, equipamentos e protótipos. (FUNDAÇÃO..., 2005, p. 147).

O perfil esperado do aluno do mestrado profissional é que tenha conhecimento sobre ensino, habilidade para atuar e interagir em diferentes instituições e modalidades diversas, além de gerar pesquisas cujos resultados possam servir para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem, priorizando as ações direcionadas para intervenções nas práticas de sala de aula. Os cursos de mestrado profissional em ensino devem focar o desenvolvimento de produtos de natureza educacional.

Concomitante a pesquisa, os mestrandos deverão apresentar um produto

educacional: caderno de estudos, vídeo, jogo, software, entre outros. Esse produto

pode ter vários formatos e vários objetivos, sendo que a exigência única é que se trate de uma ferramenta que contribua com o corpo docente em sua prática profissional, ou seja, apresentar uma estratégia de ensino que possa enriquecer as práticas pedagógicas:

[...] deverá ter caráter de preparação profissional na área docente, focalizando o ensino, a aprendizagem, o currículo, a avaliação e o sistema escolar. Deverá, também, estar sempre voltado explicitamente para a evolução do sistema de ensino, seja pela ação direta em sala de aula, seja pela contribuição na solução de problemas dos sistemas educativos, nos níveis fundamental e médio. (OSTERMANN; REZENDE, 2009, p. 69 apud GOMES, 2013, p. 564).

Além disso, deve-se considerar a qualidade do material produzido e sua divulgação não somente nos espaços acadêmicos. Isso é fundamental para que o produto seja amplamente utilizado por outros profissionais da área específica. O produto educacional elaborado como resultado dessa pesquisa procura contribuir com o ensino da literatura e do letramento literário, nas aulas de Língua Portuguesa, agregando, ao planejamento dos níveis Fundamental e Médio, motivação para aulas de leitura/literatura.

Por se tratar de um mestrado profissional em ensino, destaco um aspecto importante na elaboração do produto educacional: a investigação da própria prática, com o objetivo de aprimorá-la, buscando práticas educacionais que promovam a emancipação dos sujeitos sociais no processo de ensino e aprendizagem. Assim, o trabalho docente passará por constantes reflexões e encaminhamentos necessários visando sempre ao aprimoramento das ações pedagógicas.

Para Moreira (2004), a pesquisa no mestrado profissional em ensino tem que ser

[...] aplicada, descrevendo o desenvolvimento de processos ou produtos de natureza educacional, visando à melhoria do ensino na área específica, sugerindo-se fortemente que, em forma e conteúdo, este trabalho se constitua em material que possa ser utilizado por outros profissionais. (MOREIRA, 2004, p. 134, grifo meu).

O produto educacional que apresento é destinado às aulas de Língua Portuguesa como forma de expandir os objetivos das aulas de Literatura. Sendo que, para o Projeto ―Remição pela Leitura‖, apresento uma proposta de Sequência Didática Expandida (SDE) conforme proposições de Cosson (2012), em sua obra

Letramento Literário: teoria e prática.

O cerne do trabalho é o letramento literário como atividade significativa nas aulas de leitura e literatura, reformulando práticas pedagógicas e motivando a leitura de gêneros textuais diversificados, explorando suas diversas formas de expressão, apresentando um método de abordagem da literatura como prática social de contextos e mundos diversos.

Destaca-se público a quem se destina esse trabalho: alunos em situação de privação e restrição da liberdade, participantes do Projeto ―Remição pela Leitura‖, daí a preocupação em apontar o diálogo possível com as leituras e, principalmente, proporcionar um sentido social à literatura. ―Toda obra literária é antes de mais nada uma espécie de objeto, de objeto construído; e é grande o poder humanizador desta construção, enquanto construção‖ (CANDIDO, 1995, p. 177).

A proposição desse produto educacional é aplicar atividades que promovam letramento literário por intermédio da diversidade de gêneros textuais, alternando as estratégias de leitura e interpretação textual como o texto imagético e poético. Espera-se que a leitura de gêneros diferentes estimule a percepção das diversas linguagens, apresentação e suportes em que o texto circula. Além de motivar a leitura não só de palavras expressas no texto, mas, também, das interpretações que requer a transcendência da materialidade textual.

As atividades pedagógicas propostas nesse produto educacional, denominado Sequência Didática Expandida (SDE): Leituras possíveis de O Meu pé

de Laranja Lima, apresenta atividades de letramento que ―subvertem‖, de forma

trabalho justificam-se, pois o produto educacional tem a obrigatoriedade de ―implementação de estratégias ou produtos de natureza educacional, visando à melhoria do ensino em uma área específica [...]‖ (MOREIRA; NARDI, 2009, p. 4).

É relevante que se proporcione aos educandos o acesso a textos orais e escritos que circulam nos mais variados ambientes discursivos da sociedade, levando em consideração suas dimensões contextuais, sua composição infraestrutural, atitudes discursivas predominantes, sequências textuais a serviço da textualização, os ambientes discursivos, os suportes textuais em que ocorrem as atividades de linguagem, o papel dos interlocutores na interação e a situação de enunciação.

Corroborando essa perspectiva, as ideias apontadas nessa proposta de SDE é o letramento literário, pois ler é sempre uma conversa com a experiência dos outros. Nesse sentido, ler é participar de um diálogo em que o leitor encontra com o outro e acontece a interação. Esses acontecimentos mediados na relação entre o leitor, o texto e a escrita promovem o despertar de leitores e escritores que podem alcançar caminhadas com passos mais largos no que tange a produção textual. Por isso, as atividades propostas nesse produto educacional estão compiladas com o Projeto ―Remição pela Leitura‖, em seu objetivo de ampliar o conhecimento, a cultura e as informações dos educandos preparando-os para a ressocialização.

3.3 APRESENTAÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL: SEQUÊNCIA DIDÁTICA