• Nenhum resultado encontrado

Produtos Existentes no Mercado

No documento Miguel Ângelo Oliveira Alves Neto (páginas 65-70)

Estado da Arte

5.7 Produtos Existentes no Mercado

Nesta secção são apresentados produtos já existentes no mercado de sistemas de localização indoor.

5.7.1 infsoft - smart connected locations

A empresa insoft é uma empresa que desenvolve sistemas de localização indoor (hardware/software) baseados em diferentes tecnologias. Dentro dessas tecnologias destacam-se as tecnologias WiFi, Bluetooth Low Energy(Beacons), Ultra-Wideband, RFID e Camera Systems [13].

As tecnologias referidas são todas diferentes e usadas em situações distintas. No que toca às tecnologias WiFi e Bluetooth Low Energy(Beacons), estas são normalmente são usadas para a lo-calização de pessoas em espaços interiores. No entanto, a tecnologia Bluetooth Low Energy(Beacons) pode ser usado também para localização de objetos. Estes sistemas operam na gama de frequên-cia dos 2,4 GHz.

Os sistemas que usam a tecnologia WiFi são constituídos por um conjunto de access-points distribuídos pelas instalações. O utilizador a ser localizado possui uma aplicação Android que se tentará conectar aos access-points e realizar medições da força do sinal recebido. A posição é determinada usando algoritmos de triangulação, utilizando as medições realizadas da força do sinal recebida proveniente dos diferentes access-points. A Figura 5.27 representa uma esquema-tização do sistema.

Figura 5.27: Esquema representativo do sistema de localização WiFi da insoft[13]. Os sistemas de localização WiFi da insoft apresentam uma precisão que varia entre os 5 e os 15 metros.

No que toca à aplicabilidade deste sistema, este pode ser usado em diferentes ambientes, nomeadamente escritórios e edifícios inteligentes, Turismo, Aeroportos, Estações de comboios, Hospitais, ambientes industriais, entre outros.

Dentro dos inúmeros ambientes onde um sistema de localização WiFi pode ser usado, exis-tem também diversas finalidades que advém do uso destes sisexis-temas. Por exemplo, no caso do uso de um sistema de localização WiFi em escritórios ou edifícios inteligentes, o facto de se conhecer a localização dos diversos utilizadores do espaço permite controlar os sistemas de ilu-minação e climatização, controlar acessos a diversas zonas e realizar análises acerca do estado e frequência de ocupação das diferentes zonas. Para além destes exemplos é ainda possível criar aplicações de ajuda à navegação para visitantes.

Já os sistemas que usam a tecnologia Bluetooth Low Energy(Beacons) são mais evoluídos tecnologicamente. As versões mais recentes do protocolo de comunicação Bluetooth permitem, para além de saber a força do sinal recebido por uma beacon, conhecer também os ângulos de receção e emissão do sinal. Este fator permite que estes sistemas sejam muito mais precisos, apresentando uma precisão normalmente inferior a 1 metro. No entanto, os algoritmos utilizados são muito mais complexos mas, mais eficazes. A Figura 5.28 representa uma esquematização do sistema de localização Bluetooth Low Energy(Beacons).

Figura 5.28: Esquema representativo do sistema de localização Bluetooth Low Energy(Beacons) da insoft[13].

A aplicabilidade de um sistema de localização que usa a tecnologia Bluetooth Low Energy(Beacons), este pode ser usado para proteção de objetos valiosos, através da monitorização da posição in-devida desse mesmo objeto, gestão de inventários, navegação em aeroportos, sistemas Pick-to-Light, entre outros.

Em relação aos sistemas de localização que usam a tecnologia ultra-wideband, estes sistemas operam com base no uso de ondas de rádio de alta frequência, usualmente entre os 3,1 GHz e os 10,6 GHz. Isto permite que, fenómenos como a atenuação de sinal, sejam atenuados. Estes sistemas apresentam uma precisão muito superior aos sistemas que operam na gama dos 2,4 GHz, que varia entre os 10 cm e os 30 cm. Estes sistemas são também bastante mais rápidos relativamente à frequência de requisição de posição, com valores normais de 100 requisições por segundo. A Figura 5.29 representa uma esquematização do sistema de localização Ultra-wideband.

Figura 5.29: Esquema representativo do sistema de localização Ultra-wideband da insoft[13]. Estes sistemas de localização são normalmente usados em aplicações mais rigorosas, como por exemplo na localização de veículos em espaços fechados, como um armazém, em análise de rotas de veículos, rastreio da localização de produtos, entre outros.

Em relação aos sistemas de localização que usam a tecnologia RFID, estes sistemas usam dois tipos de dispositivos, nomeadamente tags RFID e um leitor RFID. As tags RFID são peque-nos dispositivos que possuem um circuito passivo que apenas entra em funcionamento quando o leitor estiver a uma pequena distância deste. O leitor ao aproximar-se energiza o circuito pas-sivo da etiqueta RFID e este envia uma informação estática por ondas rádio, que normalmente identifica o objeto onde essa etiqueta se encontra.

A Figura 5.30 representa um esquema do sistema de localização RFID.

Figura 5.30: Esquema representativo do sistema de localização RFID da insoft[13]. Este tipo de sistema é normalmente usado para rastrear a localização de objetos, para a

realização de controlo de qualidade, identificação de veículos, entre outros.

Por último, os sistemas de localização que utilização a tecnologia de aquisição e análise de imagem, como o nome indica, usam um conjunto de câmaras que realizam aquisição de imagens que são posteriormente analisadas e processadas para a deteção de informação valiosa. Pode ser considerada informação valiosa a matrícula de um veículo, deteção de pessoas e determinados objetos.

Estes sistemas são usualmente usados em contextos de vigilância e em combinação com outros sistemas de localização com o objetivo de os complementar. A Figura 5.31 representa uma esquematização do sistema de localização que usa aquisição e processamento de imagem.

Figura 5.31: Esquema representativo do sistema de localização baseado em aquisição e proces-samento de imagem da insoft[13].

Todos os sistemas da insoft apresentam a opção de operarem localmente ou com apoio de servidor. A diferença entre as duas opções está no local onde a informação é processada. Se o sistema estiver a operar localmente, a informação será processada num dispositivo local. Por outro lado, se o sistema estiver a operar com apoio de servidor, a informação é passada ao ser-vidor e é processada no mesmo. Em termos de performance, a tipologia de operação com apoio de servidor oferece uma maior performance, oferecendo precisões melhoradas nos sistemas.

A Tabela 5.1 apresenta a comparação das diferentes tecnologias oferecidas pela infsoft -smart connected locations, em relação à precisão de posicionamento, grandezas físicas medidas, alcance, taxa de atualização e frequências de operação.

Tabela 5.1: Tabela comparativa das diferentes tecnologias oferecidas pela infsoft - smart con-nected locations.

Tecnologia Precisão Grandezas físicas medidas Alcance (m) Taxa de Atualização (Hz) Frequência de operação (GHz) WiFi 5-15m RSSI 25 4-10 2.4

BLE 0.5-3m RSSI, AoD, AoA 30 4-10 2.4

RFID - Etiqueta RFID 1 - 2.4

UWB 10-30cm ToF 10-150 100 3.1-10.6

No documento Miguel Ângelo Oliveira Alves Neto (páginas 65-70)