• Nenhum resultado encontrado

5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

5.1 Apresentação da Biblioteca Reitor João Herculino

5.1.4 Produtos e serviços

A missão, visão e objetivo da biblioteca encontram-se representados no quadro a seguir:

Quadro 6– Missão, visão e objetivos da biblioteca do UniCEUB

MISSÃO VISÃO OBJETIVO

Assistir os usuários por meio de um acervo compatível com as necessidades fundamentais á sua formação educacional e cultural.

Ser referência institucional, com excelência na prestação de serviços informacionais ao corpo discente, docente e administrativo do UniCEUB. Atuar eficaz e eficientemente na assistência informacional ao corpo docente e discente, processando e disseminando informação em todas as áreas do conhecimento.

Fonte: Criação própria adaptada de Penha, 2007

Para atingir essas premissas, a estrutura administrativa tenta associar conhecimentos técnicos e gerenciais, para permitir ao bibliotecário planejar e traçar diretrizes administrativas para a biblioteca e orientar as ações dos processos decisórios.

O quadro de funcionários encontra-se representado pela estrutura organizacional, a seguir, e Penha (2007) informa que à época, os funcionários somavam 64 membros. É

importante destacar a posição da chefia da biblioteca logo abaixo da reitoria, representada no organograma pela secretaria geral.

Figura 11 – Organograma da Biblioteca do UniCEUB

Fonte: Penha, 2007

O acervo da biblioteca Reitor João Herculino, é composto por: livros nacionais e internacionais, periódicos nacionais e internacionais, jornais impressos e eletrônicos, obras de referência, mapas em mídia impressa e eletrônica, materiais especiais como bases de dados, filmes, CD-ROM e livros digitalizados. Ainda de acordo com o site, o armazenamento da coleção se dá por arranjo temático, sinalizados com mapas com indicação de ambientes e produtos oferecidos. As estantes e prateleiras estão sinalizadas com indicação remetendo para a divisão por assunto e classificação (CDU) do setor. A prioridade, nos processos técnicos, está na rapidez com que as obras devem ir para as estantes.

Sobre o desenvolvimento e formação da coleção, a biblioteca conta com recursos de 1% do orçamento institucional para investimentos mensais em produtos de informação. O acervo bibliográfico atual é de 265.300 livros, com aumento previsto de 10% ao ano. Para os novos cursos, adquire-se a quantidade indicada pela coordenação do respectivo curso, em concordância com as recomendações do MEC. Dados destacados no vídeo promocional da instituição sobre o ano de 2013 apresentam a relação de 6.206 novos exemplares adquiridos entre 1.245 novos títulos.

Para ter acesso à biblioteca física, aberta sete dias por semana, os alunos devem provar o vínculo institucional apresentando a carteiras de estudante. Penha (2007) chama atenção para o crescimento expressivo de acessos a biblioteca após a inauguração da nova edificação. Dados apresentados pelo autor mostram que no ano de 2002, anterior a inauguração, a frequência de usuários foi de 391.339 alunos e, no ano seguinte, foi de 566.166, um aumento de 44,67%. Destaca-se a possibilidade do acesso livre, por dia, de 300 ex-alunos e 90 usuários da comunidade.

Continuando sua análise, Penha (2007) observa que acompanhando a proporção dos acessos, notou-se um crescimento de 42.20% do número de empréstimos em relação à inauguração da nova biblioteca. Foram 375.952 livros emprestados em 2002 e 541.122 em 2003. No ano de 2013 foram mais de 1 milhão de empréstimos entre livros e periódicos. Há de se destacar que o não existe limite máximo de empréstimos por aluno, resultado, segundo Íris Amaral, de um “trabalho de gestão de empréstimo”.

A biblioteca conta com terminais de consulta ao acervo e ainda com serviço de auto- empréstimo, primeiro disponível em bibliotecas no Brasil.

Todas as atividades são voltadas para o propósito final da biblioteca, que é o atendimento eficaz e eficiente aos usuários presenciais e remotos. A biblioteca está equipada com recursos tecnológicos informacionais. Na aplicabilidade dessas novas tecnologias de acesso e recuperação da informação, o foco é o usuário. (UNICEUB, 20148)

Os serviços disponibilizados pela biblioteca segundo informações disponibilizadas no site são:

 Empréstimo domiciliar.

 Consultas Online: Acesso ao catálogo bibliográfico online para consulta via Internet, e em terminais de consultas locais.

 Reserva de livros via Internet para alunos, professores e funcionários. Esta modalidade de reserva refere-se aos livros emprestados.

 Reserva especial de livros. Os títulos mais solicitados ficam disponíveis somente para consultas local. A indicação de livros para reserva é feita pelo professor.

 Renovação de empréstimo via Internet

 Treinamento de usuários. Os novos alunos recebem orientações de como potencializar o uso dos serviços e produtos da biblioteca.

 Capacitação de usuários para uso de tecnologias de recuperação da informação para pesquisas avançadas. Este serviço é oferecido ao aluno que está escrevendo a monografia.

 Serviço de apoio ao usuário para elucidações de dúvidas quanto a utilização da biblioteca e apoio às pesquisas.

 DSI (Disseminação Seletiva da Informação) - envio de informação conforme linha de estudo do usuário.

 Levantamento bibliográfico sob encomenda. Auxílio às pesquisas bibliográficas.

 Serviço de reprografia virtual e convencional. O usuário escolhe a melhor forma para registrar sua busca:

o Via e-mail;

o Em meio magnético; o Impresso

 Acesso on-line. Estão disponíveis aos usuários cinquenta (50) computadores para acesso à Internet, banco de dados, livros e periódicos eletrônicos. Além desses acessos, são oferecidos pela biblioteca terminais para efetivação de serviços como reserva, renovação e acesso a e-mail.

 Auto-empréstimo. Primeiro auto-serviço de empréstimo disponível em bibliotecas no Brasil.

 Serviço de apoio ao usuário, propondo um novo modelo de prestação de serviço de referência, focado nas necessidades informacionais do usuário. O propósito é ensinar o usuário como encontrar e usar a informação por ele próprio (autonomia do usuário). São competências deste serviço: -

o Auxiliar o usuário a localizar o material bibliográfico; - o Auxiliar o usuário nas consultas ao catálogo on-line; - o Instruir o usuário quanto ao uso da biblioteca; -

o Suprir todas as necessidades de informação dos usuários; - o Apoiar as atividades de pesquisa acadêmica.

 Serviço para saúde do usuário. Há uma preocupação com a limpeza do acervo, o serviço de limpeza é feito por uma máquina própria para higienização de acervos.

 Salas individuais para projeção de vídeo.

O Setor de multimeios e acervo da biblioteca virtual objetiva o acesso online à informação. São disponibilizados serviços de bases de dados por área do conhecimento, bases de dados multidisciplinares, links com outras bases de dados, base de monografia, que é toda produção acadêmica discente (monografias) do UniCEUB e livros em suporte eletrônico. A produção científica da comunidade acadêmica é disponibilizada no repositório da instituição.