• Nenhum resultado encontrado

3.1 CREDIAMIGO – BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A

3.1.3 PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS

Segundo informações de 2006, o CrediAmigo oferece produtos e serviços desenvolvidos para o mercado de microempreendedores, tendo por base seu público- alvo, que são:

• Giro popular solidário: oferece capital de giro para empreendedores que tenham pelo menos um ano de atividade, com empréstimos de 100 reais até 1.000 reais, para grupos de três a dez pessoas e taxa de juros de 4% ao mês, mais uma taxa de abertura de crédito de até 3% sobre o valor liberado. O prazo para pagamento é de até seis meses, com pagamentos fixos quinzenais ou mensais e a garantia é o compromisso solidário feito pelo grupo a que pertence o devedor. Esse crédito é voltado para a compra de matéria-prima ou de mercadorias diversas;

• Giro solidário: oferece, assim como o primeiro, capital de giro, porém com valores acima de 1.000 reais, que podem ser renovados e evoluir até 8.000 reais, para grupos de três a dez pessoas e taxa de juros de 4% ao mês, mais uma taxa de abertura de crédito de até 3% sobre o valor liberado. As características são bem semelhantes ao primeiro e essa modalidade oferece ainda descontos pela pontualidade nos pagamentos; • CrediAmigo comunidade: destinado ao financiamento de capital de giro

e pequenos equipamentos para populações de áreas urbanas e semi- urbanas, comerciantes, prestadores de serviços, vendedores ambulantes e pequenos fabricantes, com valores iguais ao giro popular solidário (de 100 reais até 1.000 reais) para grupos de quinze a trinta pessoas e taxa

24 de juros de 2% ao mês, mais uma taxa de abertura de crédito de até 3% sobre o valor liberado;

• Giro individual: oferece capital de giro a clientes com experiência anterior no CrediAmigo que desejam complementar seus recursos para expandir sua atividade, com empréstimos de 300 reais a 8.000 reais e taxa de juros de 4% ao mês, mais uma taxa de abertura de crédito de até 3% sobre o valor liberado. O crédito dispensa o aval solidário, pois é de total responsabilidade do tomador, havendo necessidade de avalista e de comprovação de renda;

• Investimento fixo: os valores desses empréstimos variam de 100 reais a 5.000 reais, para a compra de máquinas, equipamentos e/ou reformas no negócio ou na residência, com prazo de quitação de até 36 meses e pagamentos fixos e mensais. A taxa média de juros é de 2,2% ao mês e as garantias são individuais, havendo necessidade de comprovação de renda;

• Seguro vida CrediAmigo: garante o pagamento de indenização ao beneficiário do seguro, com valores variados de acordo com o perfil do cliente.

O programa proporciona a todos os seus clientes, até os dias de hoje, acesso à conta corrente, movimentada por meio de cartão de débito, colaborando assim para a inclusão financeira e facilitando as negociações comerciais dos empreendedores atendidos pelo CrediAmigo.

Segundo dados do próprio banco, cerca de 98,8% dos tomadores de empréstimos tinham uma agenda mensal de pagamento, e apenas 1,2% deles pagavam os empréstimos quinzenalmente.

Com relação ao prazo para pagamento dos empréstimos, temos que a maior parte das operações (63%) era realizada com prazo de quatro meses, 10,6% com prazo de três meses, 14,9% com prazo de cinco meses e 8% com prazo de seis meses, os quais já perfazem 96,5% das operações. Desse modo, podemos concluir que o prazo para pagamento dos empréstimos é relativamente curto, em comparação com os sistemas tradicionais de empréstimos.

25 Em 2011, houve algumas mudanças, sendo a mais significativa de todas o lançamento do Crescer, que ampliou o acesso ao microcrédito para outras localidades do território brasileiro.

Os serviços oferecidos em 2011 sofreram algumas mudanças, sendo a principal delas o aumento do limite de crédito concedido.

Como principal mudança em relação a 2006, o giro popular solidário, inserido no programa Crescer, agora oferece empréstimos de 100 reais até 2.000 reais, representando um aumento do limite superior de 1.000, com taxa de juros menores, de cerca de 0,64% ao mês, representando uma redução grande em relação a 2006 (4%), com taxa de abertura de crédito de 1% sobre o valor liberado, sendo uma grande redução também em relação ao valor praticado em 2006 (3%). O prazo para pagamento também sofreu alteração, de seis para doze meses.

O giro solidário, que antes oscilava entre créditos de 1.000 até 8.000 reais, atualmente varia entre 2.100 a 15.000 reais, com taxas de juros de 1,20% ao mês, contra 4% em 2006, mais taxa de abertura de crédito de 3% sobre o valor liberado, mantendo assim no mesmo patamar. Assim como no anterior, o cliente tem o prazo de doze meses para efetuar o pagamento.

O CrediAmigo comunidade, também conhecido como Capital de Giro e Investimento, oferece créditos nos valores entre 100 e 1.100 reais, representando um aumento de apenas 100 reais no limite superior. A diferença é a redução da taxa de juros, de 2% em 2006 para 0,64% em 2011, com taxa de abertura de crédito de 1% sobre o valor liberado, representando também uma mudança, se comparado com os 3% praticados em 2006.

O giro individual e o investimento fixo, em 2011, têm as mesmas características creditícias, variando entre 300 e 8.000 reais, o que representa uma mudança para o investimento fixo, pois este tinha limite superior de 5.000, mas não apresentando mudanças em relação ao giro individual. A taxa de juros de ambos foi reduzida, de 4% e 2,2% ao mês, respectivamente, para 0,64%, mais taxa de abertura de crédito de 1% sobre o valor liberado. O prazo para quitação do crédito se manteve constante em 36 meses.

Em 2011, também foram emitidos mais de 119 mil apólices do

CrediAmigo, com valores variando de acordo com cada cliente. Como exemplo, o auxílio funeral é de cerca de R$ 840,00, por cada apólice.

Documentos relacionados