• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 4: MATERIAIS E MÉTODOS: INTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DO

4.1 Programação em blocos utilizando a plataforma do App Inventor

Na criação de programas computacionais existem diversos tipos de linguagens de programação como: C, C++, Java, Phyton, entre outras, que compõe uma vasta lista de códigos que são utilizados para formar os programas.

Para aprender uma linguagem de programação é necessário que haja um grande empenho dos alunos, pois além de exigir conhecimento de lógica, na maior parte das vezes, exige do aluno domínio da língua inglesa.

Em cursos de linguagem de programação é ensinado aos estudantes cada linha de código da programação, porém, Gomes e Melo (2013) citam que mesmo em longos períodos de estudos, no final do curso o aluno pode não conseguir criar programas, contudo, são considerados instigantes para estimular a continuação do aprendizado. Já para Cristóvão (2008), o aluno necessita de um avançado conhecimento da linguagem para criação de programas que sejam de fato interessantes.

De modo a incentivar e facilitar a programação, foram criadas plataformas que viabilizam programar sem a necessidade de aprender uma linguagem de programação. Estas plataformas possibilitam que linhas de códigos sejam substituídos por blocos parecidos com “quebra cabeça”, que ao ligá-los chega aos objetivos lógicos.

Podemos citar dois exemplos de plataformas que aderem a programação visual baseada em blocos: o MIT App Inventor e o Scratch. Estas ferramentas foram desenvolvidas e fundamentadas na linguagem de programação LOGO, criada por Seymour Papert com sua equipe no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) seguindo o método

construcionista.

A programação LOGO, no seu ambiente tradicional, é caracterizada por uma tartaruga gráfica que responde a comandos enviados pelos alunos. O aprendizado acontece com as experiências que o estudante encontra ao vivenciar com erros e acertos na plataforma, e que ajudam a incentivar o aluno a continuar a aprender.(PAPERT, 1985).

Desta maneira e baseado na teoria do construcionismo, com a programação em blocos, o aluno pode ser agente de seu próprio conhecimento com a criação de programas e animações que sejam de fatos caracterizados por algo que os envolva, ou seja, na construção de algo que lhe seja importante, tornando o aprendizado lúdico e envolvente. (RESNICK, et. al, 1988).

Um exemplo utilizando programação em blocos foi realizado por Wolber (2011). Este autor apresentou um curso introdutório no ambiente do App Inventor (plataforma para programação em blocos para criação de aplicativos para celular) para alunos da Universidade de São Francisco, Estados Unidos, sem conhecimento em programação, utilizando a programação em blocos para criarem aplicativos relacionados com problemas do cotidiano. No final do curso os alunos demonstraram grande interesse na plataforma, criando aplicativos que de fato tornavam o aprendizado da programação mais empolgante.

O MIT App Inventor1 foi desenvolvido inicialmente pela Google e atualmente é mantido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, localizado em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos. A plataforma é dedicada para criação de aplicativos em programação em blocos para celulares android (APP INVENTOR, 2019).

Para criação de aplicativos na plataforma o usuário não necessita saber nenhuma linguagem de programação, sendo necessário apenas interligar os blocos (Figura 1) para efetuar a programação. Até mesmo para criação do design (Figura 2) dos aplicativos basta arrastar os itens como: botões, textos, sensores, listas de atividades, entre outros, que podem firmar na construção visual do aplicativo. A plataforma é gratuita e em idioma português, com acesso dentro do navegador de internet, sem a necessidade de instalar aplicativos (HARDESTY, 2010).

Figura 1:Interligação de blocos para programação.

Fonte: Tela Blocos da plataforma do App Inventor, 2019.

Figura 2: Tela de criação do design dos aplicativos.

Fonte: Tela Designer da plataforma do App Inventor, 2019.

Segundo Gomes e Melo (2013, p. 622) “... o App Inventor propicia um ambiente de aprendizagem baseado no construcionismo, uma vez que permite aos estudantes criarem aplicações à medida que descobrem e exercitam sua criatividade, tornando o aprendizado mais lúdico”.

Outras plataformas para programação em blocos também podem ser utilizadas no ensino-aprendizagem de programação, como as destacadas a seguir:

1. Scratch2: Uma plataforma desenvolvida pelo MIT, com um ambiente amigável

2 Scrath: https://scratch.mit.edu/

sendo aconselhado para crianças acima de oito anos de idade. A plataforma permite a criação de animações interativas e jogos, a partir da programação em blocos.

2. Scratch for Arduino3: O Scratch for Arduino é uma plataforma modificada do Scrath, criado pela equipe de Smalltalk do Citilab, possibilita programar o microcontrolador arduino por meio da programação visual em blocos tornando possível controlar sensores e dispositivos eletrônicos.

3. Mixly4: Da mesma maneira que o Scratch for Arduino, é possível controlar o microcontrolador arduino, porém, em um ambiente mais avançado, com a opção de transformar a programação efetuada em blocos para programação da IDE do arduino, tornando possível que alunos possam aprofundar no aprendizado da linguagem de programação. O mixly foi criado pelo pesquisador Fu Qian, junto de sua equipe da Universidade Normal de Beijing, na China e foi traduzido e disponibilizado em português pela equipe HackEduca.

Vale lembrar que o App Inventor foi utilizado para desenvolver o aplicativo da presente pesquisa com o objetivo de facilitar atualizações por alunos, professores e pesquisadores. Para realizar edições, atualizações e modificações no aplicativo, é necessário acessar a plataforma do App Inventor, clicar no menu “Galeria”, buscar pelo aplicativo “App_LANTEC” e clicar em abrir (Figura 3). O Apêndice 1 conta com uma introdução de como efetuar o cadastro e informações das principais ferramentas, além de um link para acesso a uma playlist de vídeos com exemplos e mais informações sobre a plataforma do App Inventor. Na figura 4 é disponibilizado o QR Code com o donlowad do aplicativo desenvolvido neste material para ser instalado em celulares com sistema android.

3 Scratch For Arduino: http://s4a.cat/

Figura 3: Acesso ao aplicativo.

Fonte: App Inventor, 2019. Figura 4: QR Code download do aplicativo.

Fonte: QR Code Generator 2019.

Documentos relacionados