• Nenhum resultado encontrado

4.2 RÁDIO IMEMBUÍ – A RÁDIO DA GENTE DAQUI

4.2.1 Programa Arena Esportiva

Programa do gênero jornalístico (BARBOSA FILHO, 2003), o Arena Esportiva é apresentado por Tiago Nunes e Angélica Varaschini, sendo a repórter responsável pela produção. Caracteriza-se por um programa informativo, pertencente ao noticiário, de caráter informativo especializado (FERRARETTO, 2000). Estruturado no formato de programa esportivo, o programa é composto por outros formatos, na qual se destacam a nota, entrevista e comentário (BARBOSA FILHO, 2003). O Arena Esportiva é um programa de estúdio chamado de radiojornal esportivo devido às semelhanças com os programas jornalísticos de rádio. Além disso, uma edição especial do programa vai ao ar em formato de boletim esportivo durante a programação da emissora às tardes.

Desde a sua criação, o programa já teve como apresentadores Fabrício Vargas, Gilson Alves, Fabrício Minussi e Viviana Fronza e chamava-se “Meio Dia nos Esportes”. Com a saída dos jornalistas, o repórter Tiago Nunes assumiu a apresentação e, em 2014, Angélica Varaschini começou a realizar a produção. Em 2017, com a migração da emissora para o FM, o programa passou a se chamar “Arena Esportiva” e a repórter Angélica começou a dividir a apresentação com Tiago. A busca em privilegiar o esporte local sempre foi uma característica do programa desde o seu início. Junto com a mudança do nome, foram criados quadros para caracterizar o programa, que são apresentados na seguinte ordem: Dupla Grenal, Agenda da Bola, Esporte Local e Lance Rápido.

A abertura do programa é feito por Tiago Nunes e, logo após, Angélica Varachini é chamada para dar início aos destaques do programa, ou seja, uma prévia do que os repórteres vão abordar no esporte local. Os boletins da dupla Grenal, que vêm na sequência, são baixados por meio do site “Rádio Web”, que consiste em um portal de notícias radiofônicas. Os boletins são produzidos pela Rádio Bandeirantes e disponibilizados no site para serem baixados. Já no quadro Agenda da Bola, são emitidos os jogos que vão ocorrer no dia. Para isso, é consultado o site Super Placar e selecionadas as partidas da Copa Wianey Carlet ou Divisão de Acesso, Terceirona Gaúcha, Campeonato Gaúcho, Brasileiro Série A, B e C, Copa

do Brasil, Libertadores e Sul-Americana. Caso algum dia há muitos jogos, a prioridade é para os disputados por gaúchos, pelo fato da proximidade. A tabela de jogos só foge desse critério quando ocorrem partidas importantes da Liga dos Campeões. A não abordagem desse tipo de competição é justificada pelo fato de que esse público é bem específico e que, geralmente, vai em busca das informações na internet.

Na sequência vêm o Esporte Local, quadro em que são transmitidas as informações por meio de notas e entrevistas no âmbito esportivo santa-mariense, em especial sobre Inter- SM e Riograndense, foco principal do programa. Cada entrevista tem em média cinco minutos, a depender da quantidade de pautas do dia e se há dois apresentadores. O programa é finalizado com o quadro Lance Rápido, que consiste em manchetes retiradas dos sites Globo Esporte, Correio do Povo e Zero Hora, além de grupos no Facebook de campeonatos locais. Geralmente as manchetes começam com alguma notícia do esporte santa-mariense que não foi possível abordar no programa, e que será aprofundada no dia posterior, e partem para outras mais gerais sobre outros esportes, tanto do Brasil como do exterior. São selecionadas em torno de dez manchetes, o que pode variar de acordo com o tempo das entrevistas.

Uma vez por semana, os repórteres tentam levar um entrevistado ao estúdio, para que possa participar ao vivo. Nesse dia, o entrevistado é o foco do programa e ocupa quase todo o tempo da programação. O dia da entrevista varia de acordo com a disponibilidade dos entrevistados. A depender da pauta, uma ou mais fontes podem ser convidadas para participar ao vivo.

O programa conta com uma vinheta de abertura, que identifica o programa. Nela é emitido o nome “Arena Esportiva”, gravado antecipadamente, acompanhado por uma música. O programa também é formado por uma cortina, breve trecho de músicas do Internacional e do Grêmio, tocada antes do quadro “Dupla Grenal”. Já o “Agenda da Bola” e o “Lance Rápido” recebem uma vinheta, constituída pela locução do nome dos programas com uma música de fundo, a fim de caracterizar o início dos quadros. O programa é finalizado com a vinheta de fechamento. Além disso, durante as falas de Angélica e Tiago, há um fundo musical, cujo áudio é mais baixo do que a fala dos apresentadores. Porém, durante a transmissão das entrevistas, não há a música.

Os apresentadores Angélica e Tiago possuem um roteiro durante o programa, produzido pela repórter. O roteiro consiste em um modelo pré-pronto, cuja estrutura é bem simples. Nele está o nome do programa, dos apresentadores e do comando técnico. No documento também estão indicados os momentos das vinhetas e o que os apresentadores falarão na sequência, mas sem informações sobre o assunto, como por exemplo: “Tiago dá os

destaques da sonora”. Na chamada para o boletim da dupla Grenal também não há especificação sobre o que será abordado nos áudios. No roteiro também está a indicação do fundo musical que acompanha os apresentadores enquanto eles falam. O assunto das entrevistas também não é detalhado, assim como não há as “cabeças” e nem os “pés” dos áudios. Apenas consta o nome dos entrevistados e, ao lado, o tempo de duração de cada sonora. Já o “Agenda da Bola” e o “Lance Rápido” são impressos em uma folha separada apenas para os apresentadores. Alguma outra informação sobre alguma das pautas, como os acontecimentos durante os jogos do final de semana e a posição dos times na tabela, também são impressos em uma folha separada.

O programa possui duração de aproximadamente 40 minutos e é transmitido de forma fixa na grade de programação da emissora de segunda à sexta-feira.