• Nenhum resultado encontrado

2.1 O Bioma Mata Atlântica

2.1.1 Parque Estadual do Rio Doce e entorno

2.1.1.1 Programa Brasileiro de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração – site 4

O PERD, devido à sua importância em termos ecológicos, é uma UC que concentra muitas pesquisas, sejam elas em escala local ou regional.

O Programa Brasileiro de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD), uma iniciativa da comunidade científica juntamente com o CNPq10, tem como foco uma agenda de pesquisa integrada e é constituída de uma rede de sites selecionados representativos de vários dos principais ecossistemas brasileiros, contando com linhas especiais de financiamento. No plano internacional, este programa está inserido no International Long Term Ecological Research Program (ILTER), uma rede internacional que conta com a participação ativa e troca de experiências entre 21 países, para a qual 10 outros estão firmemente engajados no processo de desenvolvimento das próprias sedes nacionais e ainda outros 14 países que já expressaram interesse em integrar-se (SEELIGER et al., 2002). O PELD tem o PERD como quarto sítio (site 4) de coleta de dados e o projeto, que completou 10 anos de desenvolvimento dos mais diversos estudos na região, acaba de iniciar uma nova década de estudos.

O projeto “Dinâmica biológica e a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica do médio Rio Doce – MG” (Processo 520031/98-9), integrante do PELD, tem como objetivo geral o desenvolvimento de estudos ecológicos de longa duração voltados ao inventário e propostas de conservação da biodiversidade de grupos de organismos aquáticos e terrestres, considerando-se ainda os processos ecológicos responsáveis pela manutenção desta biodiversidade, os aspectos socioeconômicos da região, bem como um programa de educação ambiental, visando particularmente uma avaliação dos principais impactos antrópicos da bacia e sua discussão com os diferentes segmentos da sociedade, na busca de propostas de solução e subsídios para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais da região (RELATÓRIO PELD – site 4, 2000-2007).

O projeto em questão reúne um conjunto de propostas de pesquisas ecológicas desenvolvidas no trecho médio da bacia do Rio Doce – MG, tendo o Parque como área-foco, com áreas complementares em seu entorno. A área de estudo inclui uma grande diversidade de ambientes, nos mais variados estágios de conservação, existindo desde locais sistematicamente alterados (plantios de Eucalyptus sp., mineração/garimpo, siderurgia) até locais protegidos (Parque Natural do Caraça, Estação Biológica de Peti, Estação Biológica de

10

Órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia para incentivo à pesquisa no Brasil, que tem muitas agências de fomento estrangeiras e órgãos federais como parceiros.

Caratinga e Parque Estadual do Rio Doce), ampliando a oferta de oportunidades para estudos comparativos, básicos e aplicados. Nestes locais, uma avaliação da qualidade das águas, incluindo a diversidade da sua biota, é fundamental para a manutenção das atividades sócio- econômicas da região, além de fornecer elementos essenciais para a definição de políticas e propostas de recuperação, manejo e conservação dos ecossistemas envolvidos (RELATÓRIO PELD – site 4, 2002).

O projeto busca o desenvolvimento de pesquisas em áreas isentas do efeito de ações antrópicas, comparando-as com outras áreas do entorno, onde há diferentes atividades humanas sendo desenvolvidas. Nas áreas do entorno estão incluídas cidades e periferias, nas quais os aspectos sócio-econômicos e culturais e seus impactos sobre a diversidade biológica da região são analisados (RELATÓRIO PELD – site 4, 2007). O projeto enfatiza a quantificação e a avaliação da diversidade biológica (terrestre e aquática) deste que é o maior e um dos mais importantes remanescentes do estado (RELATÓRIO PELD – site 4, 2002).

O projeto se divide em seis áreas: Diversidade Genética, Diversidade Botânica, Diversidade Aquática, Diversidade Faunística, Sócio-economia e Educação Ambiental.

A equipe do projeto planejou suas atividades de pesquisa e monitoramento de modo a responder, basicamente, a duas questões integradoras das áreas componentes do projeto:

O desmatamento no Médio Rio Doce e nas áreas de entorno do Parque Estadual

do Rio Doce contribuiu e possivelmente ainda contribui para diminuir a biodiversidade regional?

Aliada ao desmatamento, a introdução de espécies exóticas (ex. peixes,

macrófitas) tem acelerado o processo de diminuição da biodiversidade regional? (RELATÓRIO PELD – site 4, 2002, p. 5 e 6

Para responder estas questões, foram formuladas três hipóteses de trabalho:

A biodiversidade do vale do Rio Doce está experimentando um processo de

perda (alteração/modificação) em grau ainda desconhecido, embora perceptível;

As grandes áreas remanescentes (terrestres e aquáticas) do vale do Rio Doce

contribuem para a manutenção de parcela expressiva dessa biodiversidade;

A biodiversidade do vale do Rio Doce ainda encontra condições de persistência,

a longo prazo, apesar dos impactos verificados tanto nas áreas remanescentes como na matriz da paisagem, desde que estratégias de manejo e recuperação sejam implementadas. (RELATÓRIO PELD – site 4, 2002, p. 6)

Para a adoção de estratégias adequadas de manejo e recuperação é necessário, primeiro, conhecer o estado atual dos ecossistemas em estudo, particularmente sua biota e os processos básicos responsáveis pela sua manutenção (RELATÓRIO PELD – site 4, 2003). De acordo com os relatórios dos anos 2002 a 2007, para que estas hipóteses fossem testadas, era

fundamental que não houvesse interrupção nos estudos iniciados em 1999, “uma vez que somente após um longo período de tempo é possível concluir se está ou não havendo alterações e/ou modificações na biodiversidade desta área” (RELATÓRIO PELD – site 4, 2002, p. 6). No entanto, nem todos os estudos duraram todo o período considerado, alguns tiveram início tardio e outros foram precocemente encerrados. Mesmo assim, muitos pesquisadores conseguiram desenvolver estudos duradouros, que abrangeram, todo ou quase todo o período considerado, destacando-se neste sentido os estudos das áreas de Sócio- economia e de Educação Ambiental.

Anualmente são divulgados os relatórios que apresentam os resultados obtidos no ano anterior do projeto. Devido à complexidade e duração de cada estudo que compõe o projeto, os dados são, em geral, apresentados parcialmente ou mesmo de maneira resumida.

Documentos relacionados