• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO I MISSÃO SENTINEL: INICIATIVAS, DESAFIOS E NOVOS

I.3. Programa Copernicus

O advento da aquisição de informação geográfica por satélite abriu novas perspectivas e possibilidades de estudar o espaço geográfico, explorar novas metodologias de extracção de informação, contribuindo assim para uma melhor compreensão territorial. Tendo iniciado funções em 2012, o programa Copernicus tem por objectivo principal, disponibilizar informações referentes à superfície terrestre relativamente a diferentes áreas do saber.

28

Na verdade, é um programa europeu para a monitorização da Terra que surgiu na sequência da iniciativa GMES, com a finalidade de prosseguir o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no contexto de observação da Terra.

Ora, essa observação concentra-se essencialmente no estudo do ambiente terrestre, fornecendo posteriormente, toda a informação de forma livre e gratuita ao cidadão através de um conjunto de tecnologias e mecanismos de apoio ao tratamento de dados produzidos. Tendo como objectivo principal a monitorização das dinâmicas do planeta, este programa centra a sua análise em três componentes (global, pan-europeia e local) e diferentes domínios, nomeadamente:

Protecção Civil e ajuda Humanitária. Neste domínio, todos os anos os cidadãos dos estados membros são confrontados com diversos problemas relacionados não só com os incêndios florestais, como também, o surto das doenças contagiosas, deslizamentos de terra, terramotos etc. Neste contexto, o valor a acrescentar por parte do Copernicus, é essencialmente na produção e disponibilização de mapas de risco, de forma a contribuir para a protecção civil. No que concerne a eficácia e prontidão em matéria de resposta, o programa Copernicus dispõe de novas tecnologias, onde se inserem os satélites Sentinel com uma resolução temporal de cinco dias, o que permite uma grande diferença em matéria de monitorização de um dado fenómeno;

Planeamento Urbano e Regional, neste domínio, o contributo do programa

Copernicus, centra-se fundamental na implementação de políticas locais e regionais a

nível da União Europeia, contribuindo assim através da disponibilização de informações relevantes ao crescimento urbano, áreas verdes, uso do solo e sua evolução ao longo dos anos. É sobretudo nesse âmbito que Copernicus desempenha uma função de grande importância, cooperando com as autoridades responsáveis pela monitorização do crescimento e evolução urbana;

Outro domínio de grande importância é a Saúde Pública. Na União Europeia, ainda se verifica uma enorme lacuna no que respeita a saúde pública, neste sentido, o contributo do programa Copernicus pode-se centrar na elaboração de cartografias das áreas de risco elevado, que possam pôr em causa a saúde pública, como é o caso da poluição do ar, que tem contribuído fortemente para o incremento da mortalidade nos vários estados membros;

29 Segurança e Transporte. Actualmente a segurança é uma temática fortemente discutida, resultando este facto, dos acontecimentos relacionados com o terrorismo e não só, destacando-se também a cibersegurança, deslizamentos de terra, as vias de circulação (estradas, pontes e vias férreas) etc. No que respeita ao Transporte, esta é certamente uma das temáticas de grande importância para a economia dos estados membros. Neste contexto, os esforços do programa Copernicus poderão ser direccionados às autoridades responsáveis, através da disponibilização de informações relevantes acerca da navegação marítima, por via da disponibilização de informações relacionadas com as condições marítimas, facilitando deste modo a navegação dos navios de grande porte, indo desta forma ao encontro dos objectivos do projecto Icemar iniciada pela GMES, sem esquecer também as modalidades ferro e rodoviária;

Floresta, Pesca e Agricultura. A grande vantagem do programa Copernicus nestes dois domínios é o forte contributo para a identificação das alterações ocorridas nas florestas dos países membros (permitindo também uma atenção redobrada relativamente a densidade florestal de cada estado membro).

Relativamente à pesca, as tecnologias incorporadas nos sensores Sentinel, possibilitam um estudo alargado dos fenómenos marinhos, permitindo desta forma a disponibilização de informações relacionadas com as áreas de elevados recursos haliêuticos, a monitorização das temperaturas das águas e a actividade fotossintética. Por sua vez, no que se refere à agricultura, o grande contributo poderá ser aplicado nas designadas agriculturas de precisão, uso do solo agrícola e eventualmente na preservação da paisagem.

Protecção Ambiental e Biodiversidade. A aposta e enorme contributo do programa

Copernicus nestes domínios centram-se essencialmente, na protecção das diferentes

faunas e floras, através, da disponibilização de dados relevantes sobre três domínios importantes (Terra, Oceano e Atmosfera), permitindo assim, uma resposta atempada nessas áreas.

Clima e Energia. Tal como nas outras temáticas, no que respeita ao clima e energia, uma das prioridades do programa Copernicus, consiste em disponibilizar informações relevantes de forma a mitigar os fenómenos relacionados com as alterações climáticas. No domínio energético, Copernicus contribui essencialmente através da disponibilização de informações relacionados sobretudo com a produção de energia,

30

regulação das mesmas, permitindo assim, que as autoridades consigam uma melhor gestão energética.

Turismo. Uma das áreas que tem vindo a ganhar relevância em matéria de cooperação com o programa Copernicus. Neste domínio em específico, essa cooperação é feita através da disponibilização de informações relacionadas com as condições da qualidade das águas costeiras, através de aplicações que permitem obter informações relevantes, graças a capacidade de monitorizar o espaço envolvente.

Posto isto, importa sublinhar que, embora seja uma parceria europeia, desenvolvida pelos estados membros, o programa Copernicus desempenha um papel de grande importância no domínio da observação da Terra, contribuindo de forma significativa nas iniciativas de âmbito global destinadas a melhoramento de sistemas de fornecimento de informação espacial Global. Quer isto dizer, que, possibilita uma capacidade acrescida aos países europeus no domínio da observação da Terra, incrementando também a participação destes em iniciativas de âmbito global.

De modo geral, o programa Copernicus reafirma a importância da informação geográfica espacial no contexto de observação da Terra, manifestando também a necessidade de envolvência dos países membros, sobretudo em projectos de diversos domínios de interesse comum sem, no entanto, esquecer o papel da Europa nos projectos de âmbito global, com forte aposta na informação geoespacial.

Efectivamente, o foco na informação geoespacial, como característica intrínseca do programa Copernicus, possibilitou uma aposta em diferentes projectos de desenvolvimento de tecnologias espacial, visando a recolha e disponibilização de informação credível e em tempo útil ao público em geral. No âmbito da disponibilização de informação geoespacial, surge a missão Sentinel. Na verdade, corresponde a um marco de importância não só para a agência espacial europeia, como também, para os vários países membros. A importância dessa missão tem desenvolvido de forma significativa, sempre com uma visão abrangente a diferentes processos que ocorrem na superfície terrestre.