• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DA PROVA PRÁTICA E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO OPERADOR DE MOTONIVELADORA

Tarefa: A prova prática consistirá em operar uma Motoniveladora.

Metodologia: Inspecionar a máquina; deslocá-la de sua posição estacionária e movimentar-se (rodando) até

o local designado; executar corretamente a função designada e, posicionamento correto da máquina (posição inicial estacionária).

Critérios objetivos de avaliação: habilidade com a máquina, uso correto dos equipamentos de proteção

individual, execução da tarefa dentro do tempo estipulado.

Tempo: até 20 (vinte) minutos.

OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA, ESCAVADEIRA HIDRÁULICA E PÁ CARREGADEIRA Tarefa: A prova prática consistirá em operar uma retroescavadeira.

Metodologia: Inspecionar a máquina; deslocá-la de sua posição estacionária e movimentar-se (rodando) até

o local designado; abrir uma valeta de 2 metros de comprimento por 0,5 (meio) metro de profundidade (aproximadamente), descarregando o material na lateral direita da valeta; tapar a valeta escavada com a concha dianteira; e, Posicionamento correto da máquina (posição inicial estacionária).

Critérios objetivos de avaliação: Posicionamento correto da máquina no local de partida, Verificação dos

acessórios do equipamento/máquina, Verificação preventiva para operação do equipamento/máquina, Habilidade na operação do equipamento/máquina, Habilidade e cuidados básicos na condução do equipamento/máquina.

Tempo: até 20 (vinte) minutos.

OPERADOR DE TRATOR DE PNEUS, MÁQUINAS DE VARRIÇÃO E CAPINA MECÂNICA Tarefa: A prova prática consistirá em operar um trator, máquina de varrição ou capina mecânica.

Metodologia: Inspecionar a máquina; deslocá-la de sua posição estacionária e movimentar-se (rodando) até

o local designado; executar corretamente a função designada e, posicionamento correto da máquina (posição inicial estacionária).

Critérios objetivos de avaliação: habilidade com a máquina, uso correto dos equipamentos de proteção

individual, execução da tarefa dentro do tempo estipulado.

Tempo: até 20 (vinte) minutos.

OPERADOR DE TRATOR DE ESTEIRA

Tarefa: A prova prática consistirá em operar um trator de esteira.

Metodologia: Inspecionar a máquina; deslocá-la de sua posição estacionária e movimentar-se (rodando) até

o local designado; e, Posicionamento correto da máquina (posição inicial estacionária).

Critérios objetivos de avaliação: habilidade com a máquina, uso correto dos equipamentos de proteção

individual, execução da tarefa dentro do tempo estipulado.

Tempo: até 20 (vinte) minutos. MOTORISTA

Tarefa: A prova prática consistirá em inspeção de veículo e exame de direção veicular. Metodologia: Inspeção do veículo, Balizamento, Exame de Direção Veicular.

Critérios objetivos de avaliação: Habilidade prática de balizamento (as medidas do veículo serão

acrescidas em quarenta por cento), e de direção em via pública, com obediência à sinalização e leis de trânsito e direção defensiva.

Tempo: até 05 (cinco) minutos para concluir a baliza, sob pena de eliminação e até 15 (quinze) minutos para

realizar percurso em via pública.

MECÂNICO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Tarefa: A prova prática consistirá em identificar um problema mecânico em veículo automotor e realizar o

correto reparo, deixando o veículo funcionando normalmente.

Metodologia: Inspeção do veículo, uso correto das ferramentas, uso de equipamento de proteção.

Critérios objetivos de avaliação: Realização da atividade no tempo estipulado, teste de reparo (identificação das ferramentas adequadas, uso de equipamento de proteção individual e observar normas de segurança, verificação se está funcionando perfeitamente o que executou, organização das ferramentas, organização do local de trabalho), técnica, aptidão e eficiência.

TÉCNICO ELETRICISTA

Tarefa: A prova prática consistirá em selecionar equipamentos e ferramentas de elétrica predial e

identificação de problema em instalação elétrica e seu respectivo reparo.

Metodologia: Identificar as ferramentas e instrumentos necessários à tarefa, identificar o problema elétrico,

solucionar o problema elétrico, verificar se o reparo foi completamente executado.

Critérios objetivos de avaliação: Realização da atividade no tempo estipulado, identificação correta dos

equipamentos e ferramentas, teste de reparo (habilidade com multímetros, verificação dos circuitos elétricos, identificação das ferramentas adequadas, isolamento de todos os fios corretamente, uso de equipamento de proteção individual e observar normas de segurança, verificação se está funcionando perfeitamente o que executou, organização das ferramentas, organização do local de trabalho), técnica, aptidão e eficiência.

Tempo: até 20 (vinte) minutos.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Os candidatos serão avaliados nas provas práticas em função da pontuação negativa, isto é, de acordo com as faltas cometidas durante todas as etapas do exame, atribuindo-se a seguinte pontuação:

 Faltas Eliminatórias: 20 (vinte) pontos negativos.

 Faltas Graves: 10 (dez) pontos negativos.

 Faltas Médias: 05 (cinco) pontos negativos.

 Faltas Leves: 01 (um) ponto negativo.

NORMAS GERAIS:

1. Os candidatos deverão comparecer, com 01 (uma) hora de antecedência, munidos de documento de identidade utilizado na inscrição em perfeitas condições de uso, inviolado e com foto que permita o reconhecimento e deverá apresentar CNH válida e compatível com as exigências do cargo.

2. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado. O candidato não poderá alegar, como justificativa de sua ausência ou atraso, desconhecimento a respeito da realização da prova. O não comparecimento à prova, por qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará em sua eliminação do Concurso. Não será aplicada prova fora do dia, horário e local designado por edital.

3. É de responsabilidade do candidato a identificação correta do local de realização da avaliação e o comparecimento no horário determinado.

4. Não será permitida a realização da prova ao candidato que apresentar-se após o início da prova.

5. Durante a realização da avaliação, não serão permitidas consultas de espécie alguma, bem como o uso de máquinas calculadoras, fones de ouvido, gravador, pagers, notebook, telefones celulares ou qualquer aparelho similar. O candidato que apresentar-se no local da avaliação com qualquer aparelho eletrônico deverá desligá-lo. A Legalle Concursos não se se responsabilizará por perda ou extravio de objetos e equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização da avaliação.

6. Por não haver previsão de horário para o término das Provas Práticas, os candidatos devem vir preparados no que se refere à alimentação e ao agasalho.

7. Os candidatos aguardarão a chamada em um espaço especialmente a eles designado. Não será permitida a saída do local sem o acompanhamento de um fiscal.

8. Os candidatos serão conduzidos ao local de realização da prova pelos fiscais da Legalle Concursos, onde receberão as instruções e indicação de onde serão desenvolvidos os trabalhos.

9. Os candidatos serão chamados para realização das tarefas seguindo rigorosa ordem alfabética.

10. Todos os materiais, equipamentos e ferramentas necessárias à execução das tarefas estarão disponíveis no local.

11. Os avaliadores da Prova Prática terão autonomia para interromper a execução da prova quando observado que o candidato está colocando em risco sua integridade física ou a de terceiros. Nesse caso, o candidato será eliminado do Processo Seletivo Público.

12. Casos de alterações psicológicas ou fisiológicas (períodos menstruais, gravidez, contusões, luxações, câimbras, etc.) que impossibilitem o candidato de submeter-se aos testes, ou de neles prosseguir ou que lhe diminuam a capacidade físico-orgânica, não serão considerados para fins de tratamento diferenciado para nova prova.

13. No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das provas e/ou a critérios de avaliação/classificação.

14. Caso se verifique a inviabilidade técnica para realização da Prova Prática na data fixada para sua realização, tendo em vista as condições meteorológicas (chuva, tempestades, neve, etc.), a Legalle Concursos se reserva o direito de transferir a realização dos testes e fixar nova data para a realização das provas.

15. O candidato que não obtiver a pontuação mínima exigida será considerado eliminado e, consequentemente, estará automaticamente eliminado do Concurso.

16. Ao término da avaliação, o candidato deverá assinar a ficha de avaliação e dirigir-se diretamente à saída do local de realização da prova. O candidato não pode permanecer nas imediações do local de prova, nem antes e nem após sua realização.

ANEXO IV – REQUERIMENTO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E/OU CONDIÇÕES

Documentos relacionados