• Nenhum resultado encontrado

II. MEDIDAS DE APOIO AO EMPREGO E ÀS EMPRESAS

4. MEDIDAS DE APOIO À ECONOMIA – ÂMBITO FISCAL

4.3. PROGRAMA IVAucher

O IVAucher é um programa do Governo, com caráter temporário, que foi criado com o objetivo de dinamizar o consumo nos setores mais afetados pela pandemia. Permite aos consumidores

Página 60 de 133 acumular o valor do IVA pago nos setores da restauração, alojamento e cultura, e usá-lo posteriormente como forma de benefício nestes mesmos setores.

O programa tem 3 fases distintas:

1) Fase de acumulação: entre 1 de junho e 31 de agosto, os consumidores podem acumular o IVA pago nas compras efetuadas nos setores da restauração, alojamento e cultura. Para tal, basta pedirem fatura com o seu NIF;

2) Fase de apuramento: durante o mês de setembro, o montante do benefício acumulado é sujeito a validação e apuramento definitivo;

3) Fase de utilização: entre 1 de outubro e 31 de dezembro, os consumidores podem utilizar o benefício acumulado e apurado, em qualquer um dos 3 setores abrangidos, até ao limite de 50% por compra.

4.3.1. CONSUMIDORES

Quem pode acumular benefícios no âmbito do programa IVAucher?

São elegíveis para acumular benefícios as pessoas singulares com NIF Português. Para acumular o benefício, terá apenas de solicitar a colocação do seu NIF nas faturas de compras nos setores da restauração, alojamento e cultura.

O valor do IVA de todos os pagamentos que efetuar nos setores referidos, serão convertidos como benefício para usufruir posteriormente em qualquer um destes 3 setores.

Quando posso começar a acumular o benefício e até quando?

A fase de acumulação de benefícios tem início no dia 1 de junho e termina no dia 31 de agosto. Através de que meios de pagamento é possível acumular o benefício?

A acumulação acontece em todas as transações, no âmbito nos setores abrangidos pelo programa, independente do meio de pagamento, desde que a fatura seja emitida com NIF. O apuramento do benefício acumulado é automático?

Sim. A AT apura o montante de IVA suportado pelos contribuintes, através do E-fatura com a soma dos montantes de IVA constantes nas faturas emitidas no período de acumulação (1 de junho a 31 de agosto) nos setores abrangidos pelo programa.

A Fase de Acumulação não pressupõe adesão. Onde posso consultar o meu saldo de benefício?

O montante de benefício acumulado provisório vai sendo atualizado até ao final da fase de acumulação e pode ser consultado a todo o momento pelos contribuintes e na app E-Fatura ou

Página 61 de 133 no Portal E-fatura. O montante definitivo do benefício é apurado e divulgado aos contribuintes na app E-fatura e/ou no Portal E-fatura até ao dia 30 de setembro.

Posso continuar a acumular depois de 31 de agosto?

Não. A fase de acumulação termina a 31 de agosto e não serão considerados para efeitos de cálculo do benefício os consumos efetuados após esta data.

O que vai acontecer no mês de setembro?

O mês de setembro é um mês de apuramento (o contribuinte não acumula benefícios e ainda não os pode utilizar). Durante setembro a AT apura e valida todos os benefícios acumulados e, no dia 1 de outubro, os contribuintes podem começar a utilizar o seu saldo IVAucher, que corresponde ao total dos benefícios acumulados, apurados e validados, na App E-fatura ou no Portal das Finanças na área E-fatura.

Como fazer a adesão na Fase de Utilização? (3 Fase)

A adesão do consumidor consiste apenas em associar um qualquer cartão bancário ao seu NIF para que possa utilizar o benefício acumulado.

A adesão não é obrigatória. Os contribuintes decidem ou não se querem aderir ao programa. Onde posso aderir ao programa para começar a utilizar o meu saldo?

- Em www.ivaucher.pt - Na App IVAucher

- Na rede de Clientes Saltpay (identificados com este selo) A partir de quando posso aderir?

No período de acumulação, os consumidores não têm de aderir para poder acumular o benefício. A adesão apenas terá de ser feita antes de se começar a utilizar o saldo (o que apenas será possível a partir de 1 de outubro). Por questões de comunicação e facilidade de compreensão e assimilação do programa, o momento das adesões será divulgado e devidamente comunicado numa fase mais avançada.

Existe alguma data limite para a adesão?

Não, o consumidor pode registar-se, no limite, no último dia do programa, isto é, a 31 de dezembro de 2021.

Quais são os cartões de pagamento que posso associar ao meu NIF?

Poderá associar os seus cartões de pagamento, desde que seja titular do mesmo. É necessário que seja um cartão consumer (não empresarial), e que a moeda associada seja Euro.

Página 62 de 133 4.3.2. COMERCIANTE

O que preciso de fazer para permitir que os consumidores acumulem benefícios no meu estabelecimento?

Na fase de acumulação de benefícios, não é exigida nenhuma nova ação ao comerciante. Se o comerciante tiver como CAE principal da sua atividade um dos CAE autorizados para este programa, enumerados no anexo I do Decreto Regulamentar n.º 2-A/2021, de 28 de maio e assegurar a colocação do NIF nas faturas emitidas, a acumulação do benefício é automática. Em que consiste a adesão?

Os comerciantes aderentes são os que oferecem aos consumidores a possibilidade de utilizarem o IVAucher no seu estabelecimento. Para isso, os comerciantes precisam de preencher o formulário de adesão (disponível em TPA SaltPay: Solução de pagamento para o seu negócio ) e disponibilizar uma das seguintes funcionalidades:

- um Terminal de Pagamento Automático (TPA) compatível (por exemplo, um terminal de pagamentos Saltpay); ou

- a plataforma IVAucher (gratuita); ou

- Atualizar um sistema de faturação compatível. A adesão ao programa IVAucher é obrigatória?

A adesão não é obrigatória. Os comerciantes decidem ou não se querem aderir ao programa. A partir de quando posso aderir?

No período de acumulação, os comerciantes não têm de aderir para que os consumidores possam acumular o benefício nos seus estabelecimentos. A adesão apenas tem de acontecer para que os consumidores possam utilizar o saldo IVAucher (o que apenas será possível a partir de 1 de outubro). Assim, mais informações sobre a adesão de comerciantes será disponibilizada em breve, acompanhada de tutoriais para maior facilidade de compreensão da informação. Existe alguma data limite para a adesão?

Não, o comerciante pode aderir durante o período em que decorre o programa, mas haverá um esforço de comunicação nos meses de acumulação e apuramento para que estejam generalizadas em 1 de outubro as condições dos comerciantes integrarem o programa.

Se aderir ao programa, que forma tenho de comunicar aos contribuintes que podem acumular e utilizar benefícios no meu estabelecimento?

No início da fase da utilização de saldos, deverá colocar no seu estabelecimento, de forma visível, o selo IVAucher, que será disponibilizado aquando da adesão, o que ajudará o consumidor a identificar a possibilidade de utilização do saldo no seu estabelecimento.

Página 63 de 133 Se for um cliente Saltpay com o serviço ‘pagamentos em numerário’ deverá ter recebido um leitor de cartões enviado pela Saltpay e que poderá utilizar para fazer o registo dos clientes através da aplicação de pagamentos da Saltpay. Caso já seja cliente Saltpay com um terminal PAX, poderá efetuar o registo através do mesmo. Em caso de dúvida, deverá contactar a Saltpay (ivaucher@saltpay.co).

O terminal de pagamentos Saltpay só pode ser utilizado no âmbito do programa IVAucher? Não. Trata-se de um terminal normal de aceitação de cartões de pagamento e que poderá utilizar durante e depois do programa.

Se não tiver um TPA compatível, o que preciso de fazer? Os comerciantes sem TPA compatível podem aderir através de:

1) Inscrição gratuita no Formulário de Adesão (brevemente disponível) , sendo que é necessário registar apenas Designação, IBAN, CAE principal e NIF do comerciante, ficando disponível gratuitamente a Plataforma IVAucher;

2) Utilização da Plataforma IVAucher (seja em formato Portal ou APP) através de qualquer tipo de dispositivo (computador, tablet ou smartphone) com acesso à internet ou, em alternativa, atualização do software de faturação compatível, por forma a ter disponível a nova funcionalidade IVAucher.

Quando os contribuintes utilizarem os seus benefícios no meu estabelecimento, receberei os valores dos pagamentos previstos e dentro do período acordado com a Saltpay?

Sim, receberá os valores dos pagamentos e apenas deduzidos das taxas acordadas com a SaltPay. A liquidação dos fundos decorrerá normalmente sem qualquer impacto para o comerciante. Não há qualquer custo associado à parte da utilização do benefício IVAucher, o qual corre por conta do Estado.

Tenho dúvidas sobre o programa. Existe alguma linha de apoio ou canal de esclarecimentos? Dúvidas sobre o Programa IVAucher poderão ser enviados para o Ministério das Finanças (ivaucher@mf.gov.pt).

Legislação aplicável:

 Decreto Regulamentar n.º 2-A/2021, de 28 de maio.

No documento MEDIDAS EXCECIONAIS DE RESPO AO COVID-19 (páginas 59-63)