• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA: 2039 - Gestão da Política Econômica, Garantia da Estabilidade do Sistema Financeiro Nacional e Melhoria do Ambiente de Negócios

No documento PROGRAMA: 2077 - Agropecuária Sustentável (páginas 144-149)

PROGRAMA: 2039 - Gestão da Política Econômica, Garantia da Estabilidade do

056X - Monitoramento e avaliação de políticas econômicas.

·

056Y - Aperfeiçoamento do intercâmbio de informações entre as instituições integrantes do Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização (COREMEC).

·

06OU - Desenvolvimento de programa de educação e inclusão financeiras.

·

OBJETIVO: 1094 - Desenvolver medidas de estímulo ao crescimento econômico, com ênfase nos investimentos públicos e privados, especialmente em infraestrutura, e de melhoria do ambiente de negócios e da promoção da concorrência.

Ministério da Fazenda Órgão Responsável:

Metas 2016-2019

049D - Fomentar o aumento da formação de poupança de longo prazo relacionada aos produtos de vida e previdência complementar aberta, por meio de medidas que incentivem as instituições dos mercados supervisionados pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) a se tornarem investidores institucionais de longo prazo.

·

Ministério da Fazenda Órgão responsável:

049E - Implementar políticas integradas de investimento público, financiamento e garantias, e estimular a participação do investimento privado.

·

Ministério da Fazenda Órgão responsável:

049F - Desenvolver indicador subnacional de ambiente de negócios, avaliando todos os Estados brasileiros.

·

Ministério da Fazenda Órgão responsável:

Iniciativas

0573 - Definição de metodologias para análise da viabilidade econômica e financeira de concessões.

·

0574 - Promoção da concorrência com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, a inovação, e a produtividade.

·

0575 - Estruturação da base de informações sobre concessões.

·

0576 - Proposição de políticas regulatórias e concorrenciais que propiciem o desenvolvimento e o financiamento privado em infraestrutura.

·

0577 - Desenvolvimento de programa para provimento de créditos para projetos de infraestrutura para Estados e Municípios.

·

0578 - Desenvolvimento e implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) como solução de integração de processos e procedimentos relacionados à legalização de empresas e negócios, entre a Receita Federal do Brasil (RFB) e os demais intervenientes no processo de simplificação e melhoria do ambiente de negócios do País.

·

06N5 - Implantação da Sala de Investimentos no Brasil, ambiente de atendimento virtual e presencial para orientação de investidores.

·

OBJETIVO: 1095 - Aprimorar a gestão de receitas e despesas para garantir o equilíbrio fiscal.

Ministério da Fazenda Órgão Responsável:

Metas 2016-2019

049N - Cumprir a meta de resultado fiscal para o Governo Central estabelecida na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

·

Ministério da Fazenda Órgão responsável:

049O - Cumprir a meta de arrecadação do Governo Central estabelecida na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) ou sua revisão contida no Decreto de Execução Orçamentária.

·

Ministério da Fazenda Órgão responsável:

Iniciativas

057N - Aprimoramento do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

·

057O - Racionalização do ambiente de cumprimento das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, substituindo diferentes obrigações acessórias por um fluxo único e informatizado (eSocial).

·

057P - Desenvolvimento do Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (SINTER), Rede de Gestão Integrada de Informações Territoriais, que se constituirá no inventário oficial e sistemático do território nacional, com tecnologia de sistemas de informações geográficas.

·

057Q - Cumprimento do Foreign Account Tax Compliance Act (FATCA), acordo internacional firmado com o Governo Norte-Americano para a troca anual automática de informações financeiras para fins fiscais.

·

057R - Fortalecimento da infraestrutura e atuação integrada dos intervenientes do Macroprocesso do Crédito Tributário.

·

057S - Aprimoramento da gestão do endividamento público e gestão de haveres da União.

·

057T - Avaliação de programas e políticas públicas sob a ótica da qualidade do gasto.

·

057U - Minimização dos custos da dívida pública federal, mantendo seus riscos em níveis prudenciais.

·

057V - Diagnóstico e estruturação dos registros contábeis e fiscais dos regimes previdenciários.

·

057W - Aperfeiçoamento da contabilização de itens patrimoniais (ativos e passivos) da União em linha com as normas brasileiras de contabilidade e com os padrões internacionais de contabilidade e de estatísticas de finanças públicas.

·

057X - Realização regular de análises da sustentabilidade da dívida bruta e líquida do setor público, incluindo análise de sensibilidade e estresse.

·

057Y - Avaliação de impactos fiscais e financeiros de políticas, programas e projetos implementados no âmbito do Ministério da Fazenda (MF).

·

057Z - Mitigação dos riscos fiscais e regulatórios dos ativos e passivos do Tesouro Nacional.

·

0580 - Contribuição para a sustentabilidade fiscal de Estados e Municípios.

·

068Q - Garantia da atuação processual, unificando os controle dos dados e da tramitação dos processos judiciais pelo Sistema de Acompanhamento Judicial (SAJ), de forma integrada com os sistemas do Macroprocesso do Crédito Tributário.

·

06R8 - Implantação de Sistemas Estratégicos para Gestão Tributária e Aduaneira.

·

OBJETIVO: 1097 - Aprimorar a regulação das atividades econômicas e financeiras.

Ministério da Fazenda Órgão Responsável:

Metas 2016-2019

049Z - Aperfeiçoar a regulação dos mercados de seguro, resseguro, previdência complementar aberta e capitalização.

·

Ministério da Fazenda Órgão responsável:

04A0 - Aperfeiçoar a regulação do mercado de valores mobiliários.

·

Ministério da Fazenda Órgão responsável:

04A1 - Promover a concorrência e aperfeiçoar os modelos de regulação econômica, com ênfase em políticas públicas que promovam a eficiência econômica e a produtividade da economia.

·

Ministério da Fazenda Órgão responsável:

04A2 - Regular atividades associadas a promoções e sorteios com fins comerciais, loterias e captação antecipada de poupança, visando à proteção da poupança popular.

·

Ministério da Fazenda Órgão responsável:

Iniciativas

058O - Redução do tempo total de tramitação dos recursos administrativos no processo sancionador, sem prejuízo da qualidade do julgamento e da segurança jurídica, mediante um conjunto de modificações relativo à gestão, governança, procedimentos e aumento da produtividades dos órgãos julgadores do Ministério da Fazenda (MF).

·

058P - Proposição de alteração no marco legal para os mercados de seguro, resseguro, capitalização e previdência complementar aberta.

·

058Y - Consolidação da supervisão baseada em risco, segundo as regras da International Association of Insurance Supervisors (IAIS).

·

058Z - Promoção da educação securitária e previdenciária e da orientação à sociedade sobre os mercados de seguros, resseguros, capitalização e previdência complementar aberta.

·

0590 - Desenvolvimento e gestão dos sistemas de informação necessários à execução das atividades de regulação, supervisão e saneamentos dos mercados de seguro, resseguro, capitalização e previdência complementar aberta.

·

0591 - Fortalecimento da articulação com outros órgãos em políticas em que as áreas de seguros e de previdência complementar aberta sejam relevantes.

·

0592 - Implementação de laboratório de produto e central de estudos, pesquisas e informações com vistas à dinamização e ao desenvolvimento dos mercados supervisionados pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

·

0593 - Ampliação da participação do Brasil nos fóruns e entidades internacionais de seguro para que o país tenha atuação mais eficaz na elaboração das regras internacionais que orientam a regulação e supervisão no setor.

·

0594 - Aprimoramento de mecanismos gerenciais para aumentar a celeridade e a eficiência dos processos investigativos e sancionadores.

·

0595 - Aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão de riscos.

·

0596 - Aprimoramento do processo de análise de impacto regulatório.

·

0597 - Revisão contínua do arcabouço normativo do mercado de capitais, considerando, inclusive, a redução dos custos de observância pelos participantes do mercado.

·

0598 - Ampliação das ações de educação financeira com vistas a aumentar a proteção e a defesa do investidor.

·

0599 - Implantação de espaço educacional para o investidor.

·

059A - Fortalecimento do relacionamento, da atuação conjunta e do intercâmbio de informações com reguladores e autorreguladores nacionais e internacionais.

·

059B - Ampliação da cooperação e compartilhamento de sistemas informatizados com outros reguladores, autorreguladores e órgãos da administração pública.

·

059C - Fortalecimento da participação nos fóruns nacionais e internacionais sobre mercado de capitais.

·

059D - Desenvolvimento e gestão dos sistemas de informação necessários à execução das atividades de registro de participantes e de valores mobiliários, de supervisão e de fiscalização do mercado de capitais.

·

059E - Manifestações sobre regulação de atividades econômicas em moldes concorrenciais.

·

059F - Aprimoramento dos instrumentos de regulação da atividade lotérica no país e dos processos de promoções comerciais.

·

059G - Homologação e acompanhamento de promoções e sorteios com fins comerciais.

·

059H - Institucionalização da Análise de Impacto Regulatório (AIR).

·

059I - Regulação e avaliação das ajudas de Estados a empresas privadas.

·

059J - Manifestações acerca do impacto concorrencial das medidas em discussão no âmbito da Política de Comércio Exterior brasileira.

·

059K - Aperfeiçoamento das práticas de promoção da eficiência econômica, livre concorrência e regulação, em colaboração com os demais órgãos do governo.

·

059L - Implantar o Sistema de Controle de Promoções Comerciais (SCPC).

·

OBJETIVO: 1099 - Ampliar a presença brasileira nas instituições e fóruns econômicos e financeiros internacionais e ampliar os fluxos de investimento entre o Brasil e o resto do mundo.

Ministério da Fazenda Órgão Responsável:

Metas 2016-2019

04AV - Desenvolver e negociar estratégias no âmbito do G20 financeiro para aprimoramento da coordenação macroeconômica global, regulação e supervisão do setor financeiro.

·

Ministério da Fazenda Órgão responsável:

04AX - Aumentar a integração do Brasil à economia global, melhorando as condições para o investimento internacional no País e para a internacionalização de suas empresas.

·

Ministério da Fazenda Órgão responsável:

04R1 - Aumentar a representatividade do Brasil e a efetividade de sua participação na governança do Grupo Banco Mundial.

·

Ministério da Fazenda Órgão responsável:

04R2 - Aumentar a representatividade do Brasil e a efetividade de sua participação na governança do Fundo Monetário Internacional.

·

Ministério da Fazenda Órgão responsável:

Iniciativas

05BV - Implantação e operacionalização do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD).

·

05BW - Implantação e operacionalização do Acordo Contingente de Reservas (ACR).

·

05BX - Implantação e operacionalização do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII).

·

05BZ - Implementação e administração dos aspectos regulatórios dos Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI).

·

05C0 - Promoção e negociação de Acordos Internacionais de Contratações Públicas (AICP) com países em desenvolvimento.

·

05C1 - Implementação do Acordo Marco de Cooperação (AMC) entre o Brasil e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

·

No documento PROGRAMA: 2077 - Agropecuária Sustentável (páginas 144-149)