• Nenhum resultado encontrado

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.5 PROGRAMA “5S”

Este método foi concebido por Kaoru Ishikawa, em 1950, no Japão do pós-guerra, inspirado na necessidade que havia de colocar ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após a derrota na Segunda Guerra Mundial. O método demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizada naquele país.

Para se obter a melhoria contínua dos processos, o mercado da construção civil tem que se adaptar aos novos padrões culturais, como os novos programas de qualidade. Seu nome provém das palavras SEIRI, SEITON, SEISOU, SEIKETSU E SHITSUKE, que são traduzidas como (PRADO, 2001):

a) SEIRI- Senso de utilização (separar o que é necessário do desnecessário);

b) SEITON- senso de ordenação (arrumar, organizar); c) SEISOU- Senso de limpeza (limpar);

d) SEIKETSU- Senso de saúde, segurança (Manter o local limpo e higiênico, praticando os 3S

iniciais);

e) SIKETSUKE- Senso de autodisciplina (Disciplina);

Este programa tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida dos funcionários no seu trabalho, através de constante aperfeiçoamento de detalhes que compõe seu dia-a-dia.

Os conceitos do método “5S” devem ser incorporados em todos os níveis hierárquicos de uma empresa (OSADA apud PRADO, 2001). O programa possui os seguintes objetivos específicos:

melhorar a qualidade dos produtos/serviços;

melhorar o ambiente de trabalho e de atendimento ao usuário; melhorar a qualidade de vida dos funcionários/moradores; educar para a simplicidade de atos e ações;

maximizar o aproveitamento dos recursos disponíveis; reduzir gastos e desperdícios;

otimizar o espaço físico;

reduzir e prevenir acidentes; melhorar as relações humanas;

aumentar a auto-estima dos funcionários/moradores; desenvolver o espírito de equipe e disciplina;

elevar o nível de participação dos funcionários/moradores na busca de melhorias; melhorar o relacionamento dos indivíduos com o ambiente;

melhorar a imagem da organização/cidade/bairro praticante.

O programa pode ser instalado em qualquer empresa da construção civil, dever ser explicitado aos funcionários os motivos do programa e também as melhorias que podem ocorrer em um canteiro de obras na aplicação do “5S”, que pode melhorar consideravelmente a segurança e saúde do trabalhador.

O “5S” pode ser implantado como um plano estratégico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina da obra, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os níveis hierárquicos da empresa.

Muitos dos conceitos da qualidade total se fundamentam na teoria da melhoria contínua (Kaizen:

Kai, mudança e Zen, para melhor), pois a qualidade total é um processo e não um fato que possa

ser considerado concluído. Numa primeira etapa, é necessário estabelecer a ordem para então buscar a qualidade total (NATALI, 1995).

a) SEIRI - Utilização, liberação da área

Essa técnica é utilizada para identificar e eliminar objetos e informações desnecessárias, existentes no local de trabalho.

Seu conceito chave é a utilidade, porém, devemos tomar cuidado com o que vai ser descartado para não perdermos informações e/ou documentos importantes.

Os itens abaixo mostram como separar e selecionar melhoria da qualidade de produtos e

serviços.

IDENTIFICAÇÃO

Se for usado toda hora Se for usado todo dia Se for usado toda semana Se não é necessário

As principais vantagens do Seiri são: conseguir liberação de espaço;

eliminar ferramentas, armários, prateleiras e materiais em excesso; eliminar dados de controle ultrapassados;

eliminar itens fora de uso e sucata; diminuir risco de acidentes.

Para a execução do Seiri, devem ser definidas e instaladas áreas de descarte. Essas áreas devem ser devidamente sinalizadas para evitar que se tornem "áreas de bagunça". Todo material descartado deve ser etiquetado e controlado (materiais para recuperação, alienação, almoxarifado, materiais para outros órgãos, reciclagem ou para lixo ou sucata).

A responsabilidade da pessoa que está descartando só termina no momento do destino final do material descartado.

b) SEITON - Ordem, arrumação

É uma atividade para arrumarmos as coisas que sobraram depois do Seiri. Seu conceito chave é a simplificação. Os materiais devem ser colocados em locais de fácil acesso e de maneira que seja simples verificar quando estão fora de lugar.

Vantagens:

rapidez e facilidade para encontrar documentos, materiais, ferramentas e outros objetos; economia de tempo;

diminuição de acidentes.

c) SEISO – Limpeza

Nesta etapa, deve-se limpar a área de trabalho e também investigar as rotinas que geram sujeira, tentando modificá-las. Todos os agentes que agridem o meio ambiente podem ser englobados como sujeira (iluminação deficiente, mau cheiro, ruídos, pouca ventilação, poeira, etc.).

Cada usuário do ambiente e máquinas é responsável pela manutenção da limpeza. A prática do

Seiso inclui:

não desperdiçar materiais; não forçar equipamentos;

deixar banheiros e outros recintos em ordem após o uso, etc.

Como vantagens da aplicação desse terceiro “S”, tem-se: melhoria do local de trabalho;

satisfação dos empregados por trabalharem em ambiente limpo;

maior segurança e controle sobre equipamentos, máquinas e ferramentas; eliminação de desperdício.

d) SEIKETSU - Padronização, asseio, saúde

Após ter-se cumprido as três primeiras etapas do programa “5S” deve-se partir para a padronização e melhoria contínua das atividades. Essa etapa exige perseverança, pois se não houver mudanças no comportamento das pessoas e nas rotinas que geram sujeira logo volta-se a situação inicial, antes da implantação do “5S”.

Assim, através do Seiketsu conseguimos manter a organização, arrumação e limpeza obtidas através dos três primeiros “5S”. (Seiri, Seiton, Seiso).

Além do ambiente de trabalho, o asseio pessoal acaba melhorando, pois os funcionários, não querendo destoar do ambiente limpo e agradável, acabam por incorporar hábitos mais sadios quanto à aparência e higiene pessoais. Nessa etapa, devem ser elaboradas normas para detalhar as atividades do “5S” que serão executadas no dia-a-dia e as responsabilidades de cada um.

Como principais vantagens do estabelecimento do Seiketsu, tem-se: equilíbrio físico e mental;

melhoria do ambiente de trabalho;

melhoria de áreas comuns (banheiros, refeitórios, etc.) melhoria nas condições de segurança.

e) SHITSUKE - Disciplina ou autodisciplina

O compromisso pessoal com o cumprimento dos padrões éticos, morais e técnicos, definidos pelo programa “5S”, define a última etapa desse programa. Se o Shitsuke está sendo executado, significa que todas as etapas do “5S” estão se consolidando.

Quando as pessoas passam a fazer o que tem que ser feito e da maneira como deve ser feito, mesmo que ninguém veja, significa que existe disciplina. Para que esse estágio seja atingido, todas as pessoas envolvidas devem discutir e participar da elaboração de normas e procedimentos que forem adotados no programa “5S”.

As vantagens são:

trabalho diário agradável; melhoria nas relações humanas; valorização do ser humano;

cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos;

melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho (RIBEIRO, 1994).

2.5.1 A implantação do programa “5S”

A aplicação do “5S” somente é compreendida e na sua abrangência, por quem o aplica e possui

orgulho de estar em um local limpo e organizado. A manutenção do método “5S” é muito difícil, constituindo sempre um grande desafio para as empresa que buscam a excelência empresarial, já que depende da disciplina e disposição dos seres humanos (MARTINS et al, 1998).

Ainda, segundo o autor acima, o “5S” deve ser implantado de cima para baixo, pois deverá ter a participação da alta gerência, e manter um grande incentivo na manutenção do programa, através de cartazes e práticas de atividades mensalmente.

2.5.2 Processo de implantação

O processo de implantação deve conter alguns aspectos do plano diretor: (LIMA,1996 apud MARTINS et al, 1998):

Execução do programa antes da teorização;

Estar voltado para todos os órgãos e níveis hierárquicos; Respeitar as características de cada órgão e pessoa.

O plano de execução do método “5S” deve ser aplicado em todas as áreas da empresa, sendo definidas as etapas do processo de implantação, procedimentos utilizados, responsabilidades, cronogramas de execução e as metas que se consigam atingir.

Deve-se adotar um dia para uma auditoria informal, em que se determine para o programa o dia da grande limpeza, e fique demarcado este dia como o dia da implantação do programa “5S”, isto é, marcando a abertura oficial do programa.

Documentos relacionados