• Nenhum resultado encontrado

Programas federais de turismo

No documento Planejamento e Organização do Turismo (páginas 37-41)

desenvolvimento turístico

3.3 Programas federais de turismo

Com a criação do Ministério do Turismo (MTur), em 2003, o Governo Federal passou a dar mais importância a esse fenômeno econômico e social, capaz de transformar destinos e melhorar a vida de algumas comunidades. Através do seu Portal podemos conhecer alguns programas que promovem o desen- volvimento do turismo. Estão em andamento os seguintes macroprogramas, com seus respectivos objetivos e principais ações.

Figura 3.1: Portal do Ministério do Turismo

Fonte: www.turismo.gov.br

Os tópicos 3.3.1 a 3.3.8 foram extraídos do site do Ministério do Turismo.

Conheça mais os programas de turismo do Governo Federal acessando

3.3.1 Macroprograma de planejamento e gestão

Macroprograma que articula os diversos setores, públicos e privados, relacio- nados à atividade, no sentido de compartilhar e agilizar soluções, eliminar entraves burocráticos e facilitar a participação de todos os envolvidos no processo de crescimento do setor.

Principais ações: Relações bilateriais, relações multilaterais e outras ações,

como estudos de prospecção, seminários e oficinas.

3.3.2 Macroprograma de informações e estudos

turísticos

Macroprograma que visa a estruturar os destinos na ótica da oferta e da de- manda, avalia impactos socioeconômicos, culturais e ambientais da ativida- de e auxilia na tomada de decisões, criando condições para o fortalecimento da sustentabilidade do setor.

Principais ações: acesso a informações e estudos turísticos, ao Sistema de

Informações do Turismo e Programa de Competividade do Turismo Brasileiro.

3.3.3 Macroprograma de logística de transportes

Macroprograma que implementa estratégias relativas à logística de transpor- tes, por meio da integração dos diversos modais de condução no País, am- pliando a oferta de voos domésticos, com o objetivo de fortalecer empresas nacionais, além de ampliar a conectividade aérea internacional.

Principais ações: Programa de Ampliação da Malha Aérea Nacional, Pro-

grama de Integração da América do Sul e Programa de Integração Modal das Regiões.

3.3.4 Macroprograma de regionalização do turismo

O Macroprograma de Regionalização do Turismo propõe a estruturação, o ordenamento e a diversificação da oferta turística no País e se constitui no referencial da base territorial do Plano Nacional de Turismo. É, dessa forma, um modelo de gestão de política pública descentralizada, coordenada e in- tegrada, com base nos princípios de flexibilidade, articulação, mobilização, cooperação intersetorial e interinstitucional e na sinergia de decisões como es- tratégia orientadora dos demais macroprogramas, programas e ações do PNT.

Principais ações: Inventário da Oferta Turística, Planejamento e Gestão Re-

gional do Turismo, Estruturação e Gestão dos 65 Destinos Indutores, Gestão das Instâncias de Governança Regionais.

Outras instituições também trabalham em parceria com o MTur. Acesse

http://www.sebrae.com.br/setor/ turismo

3.3.5 Macroprograma de fomento à iniciativa

privada

Macroprograma que atua em duas vertentes consideradas de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável do setor: a promoção de in- vestimentos nacionais e internacionais e o incentivo à oferta de instrumentos de crédito e financiamento.

Principais ações: Programa de Atração de Investimentos, Programa de Financiamento para o Turismo e Linhas de Crédito para o Turismo.

3.3.6 Macroprograma de infraestrutura pública

Macroprograma que visa a desenvolver o turismo provendo os municípios de infraestrutura adequada para a expansão da atividade e a melhoria dos produtos e serviços ofertados.

Principais ações: Articulação Interministerial para Infraestrutura de Apoio

ao Turismo e o Programa de Apoio à Infraestrutura Turística.

3.3.7 Macroprograma de qualificação dos equipa-

mentos e serviços turísticos

Macroprograma que visa a promover a qualidade dos produtos turísticos no Brasil, sistematizando o conjunto de normas e incentivando a certificação e a qualificação referentes à prestação de serviços e equipamentos turísticos.

Principais ações: Programa de Normatização do Turismo (Exemplo: Cadastur),

Programa de Certificação do Turismo, Programa de Qualificação Profissional.

3.3.8 Macroprograma de promoção e apoio à co-

mercialização

Macroprograma que objetiva fomentar o mercado interno e externo, promo- vendo um número maior de produtos de qualidade e fortalecendo o segmen- to. Além disso, visa a aumentar o fluxo de turistas no Brasil, realizando intensa promoção nos grandes mercados emissores nacionais e internacionais.

Principais ações: Programa de Promoção Nacional do Turismo Brasileiro (exem-

plos: Vai Brasil, Viaja Mais Melhor Idade, Salão do Turismo – Roteiros do Brasil (ver Figura 3.2), Caravana Brasil Nacional), Programa de Promoção Internacio- nal do Turismo Brasileiro, Programa de Apoio à Comercialização Internacional.

Figura 3.2: Estande das experiências do Turismo de Base Comunitária apresentadas no 4º Salão de Turismo em São Paulo 2009

Fonte: Acervo de Cristiane Barroncas Maciel Costa Novo

Finalmente, apresentados todos os macroprogramas desenvolvidos pelo Mi- nistério do Turismo, ressalta-se que ele ainda desenvolve o Programa Turis-

mo Sustentável e Infância, que objetiva sensibilizar os agentes que inte-

gram a cadeia produtiva do turismo no sentido de contribuir para a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual. Dentro de todos esses programas existem projetos para alcançar os objetivos propostos.

Acesse o Plano Nacional de Turismo 2007/2010 no Portal do Turismo, e par- ticipe do fórum que vai tratar somente sobre ele. Você acredita que as metas serão alcançadas? Considerando os aspectos da oferta turística da sua cida- de, discuta com os colegas sobre os obstáculos que podem comprometer o alcance dessas metas.

Resumo

Nesta aula você pôde conhecer os aspectos que devem ser considerados na escolha de uma localidade que queira implantar um programa de desenvol- vimento turístico, bem como alguns Programas de Desenvolvimento Turístico realizados no Brasil. O importante, além de conhecê-los, é verificar quais deles estão sendo executados na sua cidade e de que forma você pode fazer parte.

Assista aos vídeos sobre algumas campanhas publicitárias do MTur e apresente suas impressões no

chat da disciplina no AVEA.

http://www.youtube.com/ watch?v=J38gsiCzlT8

e

http://www.youtube.com/ watch?v=x-7u0FtTnko

Atividades de aprendizagem

1. Pesquise se sua cidade participa ou participou de algum desses macro-

No documento Planejamento e Organização do Turismo (páginas 37-41)

Documentos relacionados