• Nenhum resultado encontrado

2 E A LITERATURA, O QUE DIZ?

2.5 O e-Proinfo

Nesta seção, trataremos do Ambiente Virtual de Aprendizagem que foi utilizado para o desenvolvimento do curso de formação continuada que se constituiu como objeto de estudo para a pesquisa que deu origem a essa dissertação, o e-Proinfo.

Discorreremos sobre sua forma de estruturação e seus diversos recursos e ferramentas de suporte ao processo de ensino a distância.

O AVA e-Proinfo é estruturado em perfis diferenciados de acesso: O Administrador da instituição, credenciado pelo MEC e responsável pelo AVA na instituição; o Administrador de Cursos, nesse caso um professor, responsável por gerir os cursos ofertados e; o do participante (cursista). Para ser administrador de curso, dentro do e-Proinfo, os professores devem ser cadastrados pelos respectivos Administradores Institucionais, no caso do Mato Grosso, a Seduc-MT e a Unemat.

Após o credenciamento os professores administradores podem desenvolver e administrar cursos a distância Online, configurando e utilizando todos os recursos e ferramentas disponíveis no AVA. Já os participantes (alunos), após o cadastro do curso pelos administradores, podem se inscrever nestes e, ao terem suas inscrições efetivadas pelo administrador, que os vincula às turmas em andamento, dos cursos nos quais se inscreveram, participando das atividades de acordo com a organização do curso.

O AVA e-Proinfo permite aos participantes, além do acesso aos conteúdos, informações e atividades organizadas por módulos, a possibilidade de interação destes com coordenadores, instrutores, orientadores, professores, monitores, bem como com seus colegas participantes. Nesse sentido é que o AVA e-Proinfo se constitui um ambiente propício à aprendizagem pois, “a interação que se estabelece entre o aprendiz e outras pessoas são fundamentais para auxiliá-lo no processo de compreender o que está realizando e, com isso, construir conhecimento.” (VALENTE, 2010, p. 26). Ou seja, não basta disponibilizarmos no AVA um grande acervo de

materiais para consulta, isso a internet já o faz, pois é no processo de interação e diálogo que acontece o processo de construção do conhecimento.

Para tornar possível esse processo de diálogo e interação entre os sujeitos o AVA agrega diversos recursos que estão organizados em quatro categorias: Apoio, Comunicação, Conteúdo e Controle acadêmicos, onde cada uma apresenta determinados recursos, conforme observado na figura 5.

Fonte: Ambiente virtual e-Proinfo10

As categorias e recursos destacados na figura 5 nos mostram as diversas possibilidades de administração, interação, trabalho colaborativo, suporte e desenvolvimento de cursos do AVA e-Proinfo, são eles:

Recursos de apoio: Agenda, Enquetes, Glossários e Notícias;

Recursos de comunicação: Blog, Comunidades, Contatos, Diário, Histórico de conversas, Mensagens de texto, Recados e Texto Coletivo;

Recursos de Conteúdo: Fotos, Portfólio e Vídeos;

Recursos de Controle acadêmico: Certificado, Documentos exigidos, Ementas e Extrato de notas.

10 <http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/interativo/acessar_espaco_usuario/acessar.htm> . Acesso em Ago. 2017

Figura 5 - Categorias e recursos da tela inicial do e-Proinfo

Como podemos observar são vários os recursos de administração que o AVA e-Proinfo traz para a gestão de cursos. Também aos cursistas são disponibilizados vários recursos para gerenciamento de seus cursos.

Fonte: A pesquisa.

Como vimos na figura 6, os cursistas podem verificar e acessar os cursos em que se encontram cadastrados, selecionando o link “Meus cursos” da aba “Meu espaço”. Na figura 7 podemos verificar que no link “enquetes” da aba “Apoio” o professor pode cadastrar uma enquete e verificar a participação dos cursistas na mesma, bem como verificar a qualquer tempo o resultado da mesma.

Figura 6 - Cursos que o aluno se encontra cadastrado

Fonte: Ambiente Virtual e-Proinfo.

O recurso “Enquetes”, mostrado na figura 7, é disponibilizado tanto para o professor/tutor, quanto para o aluno, caso este deseje levantar alguma discussão. Na aba “Comunicação” podemos observar, na figura 8, que são diversas as formas de interação disponíveis para os participantes do curso.

Fonte: Ambiente Virtual e-Proinfo.

Damos, aqui, ênfase à aba “Comunicação”, tendo em vista que é por meio dela que são possibilitadas as diversas formas de interação entre os cursistas e entre

Figura 7 - Enquete cadastrada

Figura 8 - Aba comunicação e suas formas de interação

professor e cursista. Nela observamos que são disponibilizadas várias formas para que os usuários possam se comunicar, tanto com o professor, como entre si, a fim de trocar informações, tirar dúvidas e outros. As que mais se destacam são: As

“comunidades”, que permitem a interação síncrona dos participantes como em um chat; “Mensagens de texto”, que permitem a qualquer um dos usuários enviar e receber recados caracterizando-se, assim, como forma assíncrona de comunicação;

“Texto coletivo”, que permite a construção coletiva de um texto Online com vários participantes; e, mais direcionado ao professor, o “Histórico de conversas”, que possibilita ao professor retornar aos diálogos a fim de diagnosticar fragilidades, erros dentre outros. Esta retomada servirá para futuras reorganizações dos métodos de desenvolvimento do curso.

Outras duas formas de comunicação existentes dentro do AVA e-Proinfo, que são de extrema relevância para o desenvolvimento de cursos na modalidade a distância são os Fóruns e Bate papos. Nesta plataforma os mesmos se encontram disponíveis dentro dos cursos em que os alunos estejam cadastrados.

Fonte: A pesquisa.

Chamamos a atenção para os recursos do Fórum e do Bate-papo, destacado em vermelho na Figura 9, pois estes foram bastante utilizados no curso que fez parte desta pesquisa. Trataremos mais especificamente deles no capítulo de análise de

Figura 9 - Link para Fóruns e Bate-papos

dados, pois os mesmos se constituíram em recursos diferenciais para a formação pensada.

Quaisquer uns dos recursos disponíveis no AVA e-Proinfo podem ser utilizados pelos participantes (alunos), comumente sua utilização fica a critério do administrador, que orientará o uso de acordo com as atividades propostas no curso. Deste modo consideramos que o AVA e-Proinfo disponibiliza os recursos necessários, atendendo assim os requisitos da formação pensada para esta pesquisa.

Considerando o exposto, neste capítulo, tanto no quesito contextual quanto operacional, buscamos compreender, além de nosso objetivo principal, quais impedimentos e quais fortalezas estão presentes na prática formativa Online, em especial na formação continuada de professores de matemática. Desse modo, esperamos que os resultados obtidos, nesta pesquisa, sirvam de parâmetros para que a Seduc-MT possa pensar políticas públicas educacionais, voltadas para formação continuada, nesta perspectiva de desenvolvimento e acompanhamento. Assim como, a partir da identificação das implicações desta modalidade de ensino, no contexto do Estado de Mato Grosso, busquem suprir as necessidades evidenciadas, tornando esta proposta exequível a nível Estadual.

No documento GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO (páginas 39-45)