• Nenhum resultado encontrado

Alemanha

Os cidadãos e as empresas são utilizadores activos das TIC, mas, problemas como o limite da banda larga ainda persistem. O projecto alemão a referir, consiste na iniciativa Volkswagen Level 5 que tem como objectivo melhorar as competências dos seus empregados. Os trabalhadores recebem um certificado e é-lhes permitido acederem à Internet até 10 horas por mês de forma gratuita através do portal da Volkswagen. Esta iniciativa foi lançada em 2000, e em 2005, 90.000 empregados já haviam passado o nível 5. Este projecto ao incorporar processos de e-learning provou ser de grande importância.

Áustria

Encontra-se perto da média europeia para a maioria dos indicadores da iniciativa i2010. A nível da info-inclusão as iniciativas incluem programas de aprendizagem contínua e formação de monitores. O programa BENEFIT encoraja o desenvolvimento de serviços e aplicações criativas a nível das TIC, com o objectivo de manter a qualidade de vida dos cidadãos mais idosos. Devido ao seu lançamento recente ainda não se sabe bem qual o seu impacto.

Sítio do Programa BENEFIT

Fonte: http://www.bmvit.gv.at/ [Consulta realizada em 2008-03-08]

1

Elaborado a partir dos relatórios da Comissão (2007): “e-Inclusion be part of it” e Relatório Anual acerca da SI.

Bélgica

A Bélgica mantém a sua posição na linha da frente, como o país com melhor cobertura e conectividade a nível da Europa. Relativamente à info-inclusão, adoptou medidas que incluem uma campanha e um sítio que promove o uso da Internet a baixo preço. O Easy-(e)-spaceE instala uma rede de computadores e um servidor para a sociedade civil e para as organizações públicas.

É um software amigo do ambiente e os materiais usados são de «segunda mão». Esta solução contribui para auxiliar as organizações pequenas que não visam o lucro. Tem vindo a revelar-se um sucesso desde a sua implementação em 2005, tendo sido já implementada em 80 centros.

Sitio do Programa Easy-(e)-spaceE

Fonte: http://www.easyespace.be/ [Consulta realizada em 2008-03-08]

Dinamarca

Outro país avançado a nível das TIC e da info-inclusão. No que respeita à info- inclusão, esta é promovida por um acesso facilitado aos serviços públicos digitais, vários projectos de e-learning e uma campanha relativa à segurança nas TIC.

Em 2006, foi levado a cabo um mapeamento acerca da acessibilidade, que demonstrava ainda a existência de alguns obstáculos. No sentido de colmatar as lacunas existentes, várias iniciativas foram criadas. A acessibilidade em sítios públicos on-line é ainda muito pobre.

Sítio de uma das iniciativas levadas a cabo

Fonte: http://en.itst.dk/ [Consulta realizada em 2008-03-08]

Espanha

De uma forma geral, este país encontra-se abaixo da média europeia e está a progredir de forma lenta a nível da SI. A iniciativa Connect Now é uma estratégia para ultrapassar o gap existente a nível digital. O Red Conecta foca essencialmente o auxílio aos utilizadores. No que respeita ao mercado de trabalho, procura melhorar o desenvolvimento comunitário e desenvolver uma metodologia para a literacia digital, centrada em grupos em risco de exclusão social: pessoas jovens; mulheres; desempregados; imigrantes e minorias étnicas.

Sítios da iniciativa Connect Now

Fontes: http://www.redconecta.net/

O Conecta Joven, por outro lado, direcciona-se a jovens entre os 16 e os 18 anos de idade e o seu principal objectivo é melhorar a participação social e a solidariedade de pessoas jovens.

Finlândia

A Finlândia encontra-se entre as nações na linha da frente no que respeita aos indicadores da iniciativa i2010. Relativamente à conectividade, neste país, esta tem vindo a crescer de forma contínua. A nível da info-inclusão, o programa Infobank é um sítio na Internet multi-linguístico para imigrantes. Este sítio nacional oferece, informação em 15 línguas diferentes acerca dos serviços públicos finlandeses, bem como links para outros sítios importantes, o que facilita a procura de informação.

Sítio da iniciativa Infobank

Fonte: http://www.infopankki.fi/en-GB/home/ [Consulta realizada em 2008-03-08]

França

Este país apresenta um cenário misto no que respeita à SI: um desenvolvimento no fortalecimento de negócios utilizando banda larga e por outro lado, um fraco uso por parte dos cidadãos. A nível da info-inclusão, uma ONG suporta uma rede de pessoas de diferentes identidades que trabalham na info-inclusão – CRéATIF. O impacto desta iniciativa é medido pela actividade do sítio na Web e contribuições escritas (20.000 visitantes e 180 escritores registados).

Sítio da iniciativa CRéATIF

Fonte: http://www.creatif-public.net/ [Consulta realizada em 2008-03-08]

Grécia

Este país está abaixo da média europeia na maioria dos indicadores da UE, e tendo em conta as dificuldades neste campo, reconhecidas pelas autoridades gregas, são estabelecidas novas estratégias no âmbito da educação. Relativamente à info-inclusão, a plataforma Ypaithros utiliza as TIC de forma inovadora, com o objectivo de fornecer informação de forma precisa.

Sítio da plataforma Ypaithros

Holanda

A Holanda é um dos países com melhor performance a nível da SI. A penetração da banda larga é uma das maiores a nível europeu. No entanto, ainda existem aspectos a melhorar a nível do eGovernment.

Sítio da iniciativa WiN

Fonte: http://www.webindewijk.nl/portaal [Consulta realizada em 2008-03-08]

Em 2002, foi lançada a iniciativa WiN – Web in Neighborhoods que emprega profissionais treinados para assistir habitantes de um bairro no sentido de utilizar as TIC no dia-a-dia. O projecto baseia-se numa abordagem bottom-up para estimular a cooperação. Este método tem sido implementado em 10 bairros diferentes na Holanda. As salas digitais são visitadas por vários cidadãos, 60% dos quais desempregados.

Irlanda

Apresenta um cenário misto na SI, com um grande desenvolvimento comercial e um baixo nível de conectividade. No que concerne à info-inclusão, a Irlanda implementou uma série de medidas com um orçamento de 1.5 milhões de euros.

Sítio do Programa Digital Communities

Fonte: http://www.dit.ie/DIT/communitylinks/index.html [Consulta realizada em 2008-03-08]

Em 2005, foram levados a cabo 49 projectos focados em pessoas idosas e cidadãos incapacitados. O Programa Digital Communities é uma iniciativa que em conjunto com o governo e os sectores privados oferece centros comunitários e programas de treino no âmbito das TIC, procurando construir capital social.

Itália

A Itália também apresenta um cenário misto no que respeita à SI. É um país na linha da frente em tecnologia 3G e fica muito aquém no uso dos serviços on-line por cidadãos.

Sítio da iniciativa ADAMO

A iniciativa Accessibility of Devices & Applications in Mobile Environment – ADAMO foi lançada com o principal objectivo de promover o acesso e o uso de tecnologias móveis e as suas aplicações a pessoas com incapacidades. A primeira fase permitiu solucionar alguns problemas com os quais os cidadãos incapacitados se deparam, principalmente a nível de acessos.

Luxemburgo

Este país encontra-se muito avançado a nível da SI, no que respeita aos indicadores da iniciativa i2010. A cobertura de banda larga é elevada, bem como a utilização da Internet por parte dos cidadãos. Apesar da pouca oferta de serviços do Governo on-line, o uso destes por parte dos cidadãos é elevado. No que respeita à info-inclusão, foi assinada uma convenção acerca das TIC que será implementada no sentido de promover a aprendizagem a longa distância.

Portugal

O nosso país, de acordo com os documentos referidos anteriormente, apresenta um desenvolvimento um pouco abaixo da média europeia. No entanto, a performance a nível da tecnologia 3G e do eGovernment é muito positiva. O governo tem vindo a promover iniciativas no sentido de promover a utilização das TIC (e.g. a iniciativa e-escola) e a info- inclusão.

Sítio da iniciativa Rede Espaços Internet e logo do Programa ACESSO

A Rede de Espaços Internet é um exemplo de iniciativa. É coordenada pelo UMIC e cobre actualmente o país inteiro – em bibliotecas e centros de emprego, entre outros – onde se pode aceder gratuitamente à Internet. Esta iniciativa é focada principalmente em potenciais grupos de risco de exclusão. Outro dos programas é a iniciativa ACESSO desenvolvida no sentido de disseminar ferramentas que permitam aos cidadãos com necessidades especiais aceder a serviços no âmbito da SI.

Reino Unido

O Reino Unido está ligeiramente atrás dos países líderes no desenvolvimento da SI. Apresenta como ponto forte o desenvolvimento de actividades comerciais on-line, tem uma performance acima da média no uso geral da Internet, mas fica muito aquém na utilização de serviços de eGovernment pelas empresas. No que respeita à info-inclusão, o Personalisation by Pieces – PbyP é um serviço on-line para pessoas com idades compreendidas entre os 5 e os 105 anos, que auxilia os utilizadores na sua forma de aprendizagem.

Sítio da iniciativa PhyP

Fonte: http://www.camb-ed.net/pbyp/home_page/ [Consulta realizada em 2008-03-08]

Suécia

A Suécia posiciona-se entre as nações mais avançadas a nível dos indicadores da iniciativa i2010 e da SI em geral. No entanto, observam-se sinais de alguma falta de uso de ferramentas relativas aos negócios por parte de algumas empresas. Tento em conta a realidade do país a nível da SI, o objectivo principal do programa SafirEnglish é integrar rapidamente os cidadãos na sociedade e no mercado de trabalho.

O facto de ser acessível a todos e com uma abordagem que potencia a aprendizagem de pessoas com idade mais avançada, tem vindo a contribuir para o seu sucesso.

Sítio do Programa Safir

Documentos relacionados