• Nenhum resultado encontrado

5.1 Elementos para elaboração do projeto

5.1.1 Projeto de criação do programa de extensão

Todo projeto acontece partindo de um objetivo definido, em um determinado intervalo de tempo, demandando pessoas de variadas áreas, com certo orçamento preestabelecido.

O objetivo definido neste projeto é a criação de um programa de extensão voltado às finanças pessoais dentro da Universidade Federal de Santa Catarina. O intervalo de tempo compreendido para a criação do programa de extensão abrange desde o início da ideia da criação de um programa de extensão voltado às finanças pessoais até a criação, de fato, do escritório de projetos.

Cumpre ressaltar que é necessário o apoio governamental para a criação de um programa que contemple a reeducação da população frente às finanças pessoais, o qual pode auxiliar no âmbito orçamentário. Considerando que o presente trabalho tem como sugestão a abertura de um programa de extensão dentro da Universidade Federal de Santa Catarina, torna-se imprescindível a assistência da própria instituição, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), para ceder espaço, reconhecer o programa de extensão, divulgar o projeto, entre outras ações.

Seria ainda interessante contar com o suporte do Laboratório de Inovação e Gestão (LIG), o qual tem como propósito o desenvolvimento de práticas gerenciais inovadoras, bem como a gestão de organizações de essência tecnológica e de métodos pedagógicos inovadores, visando ao auxílio para a criação de um novo projeto educacional que propõe benfeitorias tanto para os graduandos da UFSC quanto para a sociedade em geral, oferecendo-lhes um novo meio de ensino sobre um assunto que geralmente não tem espaço, a educação financeira.

87

Além do auxílio do governo, da instituição de ensino e do LIG, colocam-se como apoiadores imprescindíveis os professores da instituição e também os alunos de diversas áreas afins, engajados com a criação do escritório de projetos.

Obtendo o auxílio das partes acima elencadas, é possível passar para a etapa de definição das especificações do projeto, estabelecendo os grupos e as responsabilidades. Para essa etapa, será preciso formar: uma equipe para comandar os procedimentos legais e jurídicos da criação do escritório de projetos; uma equipe para estruturar o escritório de projetos; e uma equipe de marketing para divulgar a criação do escritório de projetos, tanto para alunos interessados em agir como auxiliadores do processo quanto para a população em geral que esteja disposta a passar por uma reeducação financeira, dando, assim, continuidade ao escritório, fazendo com que ele venha de fato a funcionar.

A ideia é que o projeto conte com uma equipe multidisciplinar, a fim de que haja integração entre os cursos de Graduação e para que os “clientes” obtenham uma consultoria completa. Nesse sentido, o Quadro 4, a seguir, elenca algumas competências que os participantes do projeto devem ter.

Quadro 4 - Competências da equipe do projeto.

COMPETÊNCIAS

GERENTE DE PROJETO – PROFESSOR

Competência relacional, sensibilidade e empatia, adaptabilidade, gerenciamento de conflitos, comprometimento, saber explorar o melhor da equipe, estimular a equipe.

GERENTE DO ESCRITÓRIO DE PROJETOS – ESTUDANTE DE

PSICOLOGIA

Competência relacional, sensibilidade e empatia, adaptabilidade, gerenciamento de conflitos, comunicação, comprometimento, saber ouvir, estimular a equipe.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – ESTUDANTE DE ADMINISTRAÇÃO

Competências intelectuais, sociais e comportamentais, comunicação, criatividade, pró-atividade, conhecimento sobre planejamento e controle, comprometimento.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – ESTUDANTE DE ECONOMIA

Competências intelectuais, sociais e comportamentais, conhecimento sobre investimentos, conhecimento sobre risco x retorno, pró-atividade, comprometimento.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – ESTUDANTE DE CIÊNCIAS

CONTÁBEIS

Competências intelectuais, sociais e comportamentais, conhecimento sobre balanço patrimonial, conhecimento sobre fluxo de caixa, pró-atividade, comprometimento.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – ESTUDANTE DE DIREITO

Competências intelectuais, sociais e comportamentais, pró- atividade, comprometimento, conhecimento sobre inadimplência, conhecimento sobre direito empresarial. Fonte: Elaborado pelas autoras.

88

Seguindo em frente, é a hora de as equipes elencarem os pontos que deverão ser desenvolvidos. Assim, por exemplo, a equipe jurídica deve planejar como serão os passos para criar o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) para o projeto; a equipe de marketing deve planejar como entrar em contato com a própria Universidade, por meio da PROEX, para a divulgação nos meios eletrônicos da instituição; e a equipe que irá estruturar o escritório de projetos deve planejar como será o local onde ficará o escritório, com a preparação do material necessário. Todas as equipes devem criar o cronograma a ser seguido e planejar o orçamento.

A próxima etapa abrangerá, de fato, as seguintes ações: a equipe jurídica retirar o CNPJ, a equipe de marketing divulgar o escritório de projetos e a outra equipe montar o escritório de projetos, todas elas monitorando e controlando os passos descritos no planejamento, reestruturando-os quando necessário e seguindo o orçamento.

Por fim, ocorre a entrega do escritório de projetos, para que comece a ser desenvolvido o programa de extensão em si. Nesse momento, deve ser realizado um curso com todos os estudantes que se disponibilizaram a realizar a criação desse projeto de extensão sobre finanças pessoais.

Cabe notar que todo projeto conta com um gerente de projetos, o qual, neste caso, seria um professor engajado na proposta que viria a coordenar os alunos para desenvolver a criação do escritório de projetos, elencando, assim, a equipe que virá a desenvolver tanto esse quanto o próximo projeto (o desenvolvimento do escritório de projetos), tomando as decisões necessárias para o bom andamento do mesmo.

Na Figura 17, a seguir, é possível visualizar quais são os elementos do projeto de criação do escritório de projeto, em uma esfera macro, que é desmembrada em subtópicos.

89

Figura 17 - Elementos do projeto de criação do escritório de projetos.

Fonte: Elaborada pelas autoras.

Documentos relacionados