• Nenhum resultado encontrado

PROJETO ESCOLA

No documento NOSSO COMPROMISSO COM A FRENTE ESG (páginas 51-54)

O Projeto Escola, localizado na unidade de Eusébio/CE, buscou inovar e se reinventar em função das limitações impostas pela pandemia. Desenvolvemos projetos virtuais com foco nos clientes internos (colaboradores) e nos clientes externos (escolas públicas e particulares), especialmente pelo canal da M. Dias Branco no Youtube para os colaboradores de todo o Brasil.

Em janeiro de 2020, realizamos o "#SouFãM.Dias Branco" que proporcionou aos colaboradores conhecer o complexo industrial do Eusébio/CE. Criamos o programa "Animados Zoo em casa", com oito vídeos com conteúdos voltados a educação ambiental, social, incentivo

à leitura e respeito ao próximo, dentre outros.

Destaque para o "Projeto Escola Mais" que contemplou mais de 66 escolas públicas e particulares, produzindo e disponibilizando conteúdos on-line com a seguinte programação:

Visita virtual: apresentação do parque industrial e alguns setores da empresa para filhos dos colaboradores.

Viva a Inclusão: um episódio que conta a história de Diogo, uma criança surda que mesmo diante das dificuldades não desiste de seus sonhos.

Musical Kids Show: em

comemoração ao Dia das Crianças, que contou com a participação de alguns personagens da Turminha Animados Zoo, em que tratamos o tema direito da criança.

Mãos que falam: facilitação de um curso básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em mais de 12 aulas lúdicas para crianças na faixa etária de 06 a 10 anos.

CAPITAL SOCIAL E DE RELACIONAMENTO

FORNECEDORES

(GRI 102-9, GRI 102-43, GRI 103-1, GRI 103-2 E GRI 103-3)

Moinho de trigo localizado na cidade de Rolândia/PR

SUPRIMENTOS

Os fornecedores são a primeira etapa da cadeia de suprimentos e parte importantíssima para a execução do negócio. Por isso, a gestão de fornecedores não apenas assegura a confiabilidade dos bens e serviços, incluindo aspectos de sustentabilidade, como também permite uma relação duradoura entre os envolvidos, observando os âmbitos econômico, social e ambiental.

Diversas áreas da Companhia estão envolvidas na gestão de fornecedores, sendo as principais Suprimentos e Sistema de Gestão Industrial. Ambas as áreas possuem políticas e procedimentos que corroboram as diretrizes e os compromissos assumidos pela Companhia em relação a sustentabilidade. Os procedimentos são revisados constantemente a fim de manter alinhamento com as práticas de mercado. Em 2020, com o intuito de melhorar a comunicação com os fornecedores, foi elaborado o manual orientativo para fornecedores críticos sobre qualificação e

monitoramento.

Em relação aos insumos agrícolas trigo, óleos vegetais, açúcar, cacau e amido, em 2020, consumimos R$ 2,0 milhões de toneladas (R$ 1,7 milhões em 2019). (GRI 301-1)

A área de Suprimentos definiu também o Plano Estratégico de Suprimentos 2020-2024, incorporando os temas sustentabilidade, compras estratégicas e gestão de riscos de forma clara. O plano resultou em profunda revisão da estrutura da área e da sua política com o

desenvolvimento de uma estratégia específica para os aspectos de sustentabilidade, que busca engajar os colaboradores e fornecedores na Agenda de Sustentabilidade da Companhia, contribuindo para a construção de boas práticas e para o futuro em dois pilares: suprimentos sustentáveis e colaboração

sustentável.

O pilar suprimento sustentável estimulará o contínuo

desenvolvimento sustentável da cadeia de fornecedores (matérias-primas, embalagens, indústria e energia, logística, administrativo e comercial), fomentando práticas de produção responsável com alto padrão de excelência,

economicamente viáveis, incentivando a reciclagem, redução de emissões e

proteção da biodiversidade. O pilar colaboração sustentável buscará alinhar as práticas de gestão aos ODS e buscar sinergias entre os Grupos de Trabalho (GT) que implementam a estratégia de sustentabilidade da Companhia.

INSUMOS

No ano de 2020, o GT Insumos realizou o primeiro monitoramento dos fornecedores críticos, avaliando a performance das entregas de rotina e o comprometimento com os pilares ambiental e social, de modo a definir o ranking dos fornecedores.

Os insumos críticos são definidos na matriz revisada periodicamente que os classifica com base no impacto da categoria e nos riscos ambientais, sociais e econômicos externos. Maria Carvalho

103

Este monitoramento será revisado anualmente. Além disso, atingimos antecipadamente a meta de qualificar 100% dos fornecedores de matérias-primas consideradas como críticas. Analisamos também os impactos positivos e negativos mais relevantes do negócio de compras de insumos nos ODS e definimos os ODS 2, 9 e 13 como os principais para direcionar nossas ações atuais e futuras. Com o objetivo de garantir a comunicação com nossos fornecedores sobre informações relevantes, realizamos o envio de informes sobre temas como a Política de Sustentabilidade, Código de Ética, Novas Políticas de Compliance e outros assuntos sobre desenvolvimento sustentável relacionados à Companhia.

Desde 2019, assumimos o compromisso com o bem-estar

animal, determinando a meta de adquirir, até 2025, ovos de galinhas 100% livres de gaiolas (cage free). Em 2020, realizamos um mapeamento do mercado fornecedor, benchamarking com empresas consumidoras de ovos deste tipo, reuniões de engajamento bimestrais internas e com

fornecedores e compra de volume inicial do ovo cage free. As ações referentes ao cronograma de compras do item estão em andamento e serão divulgadas por meio de reportes em nosso website.

Visando estabelecer as diretrizes e medidas socioambientais a serem adotadas pelos nossos fornecedores, também pretendemos desenvolver a Política de Insumos Agrícolas voltada para as commodities consumidas abordando aspectos relacionados ao desenvolvimento sustentável.

TERCEIROS

(GRI 102-8)

A área de Gestão de Terceiros foi criada em 2015 com o objetivo de monitorar o cumprimento dos direitos trabalhistas, previdenciários, de saúde e de segurança ocupacional por parte das empresas prestadoras de serviços em relação aos

colaboradores terceirizados que prestam serviços à Companhia. Em dezembro de 2020, tínhamos um total de 16.701 colaboradores terceirizados cadastrados no Portal de Gestão de Terceiros, sendo que 8.481 encontravam-se aptos para realização de serviços na Companhia.

O Manual do Prestador de Serviço, disponível no nosso website, tem por objetivo divulgar as normas a serem seguidas pelos prestadores de serviços, seus colaboradores e subcontratados. Os processos desenvolvidos pela área, além de garantirem o controle do cumprimento das obrigações

legais, possuem um cunho social a medida em que a sua prática tem como consequência direta a redução de acidentes de trabalho e o cumprimento de obrigações trabalhistas das empresas prestadoras de serviços junto aos seus colaboradores.

Como forma de estreitar as relações e construir parcerias pautadas na legalidade a área Gestão de Terceiros, em conjunto com as áreas de Saúde e Segurança do Trabalho, realizaram ações de sensibilização das empresas prestadoras de serviços e de seus colaboradores em relação ao

cumprimento de políticas e processos internos relacionados a SSO e Meio Ambiente. Como consequência, fortalecemos junto a nossa cadeia de fornecedores de serviços o compromisso com a responsabilidade social. (GRI 403-10)

Em 2020, o cenário da pandemia covid-19 trouxe inúmeros desafios.

Com as mudanças tempestivas da legislação e as diversidades de protocolos de saúde estabelecidos em várias partes do país, a área adaptou-se de forma rápida as novas demandas legais e de protocolos sanitários. O escopo de documentação e o formato das análises das informações foram alterados como forma de adequação ao cenário, além do compartilhamento junto aos prestadores de serviços das medidas adotadas pela Companhia para redução da disseminação do vírus, garantindo a continuidade das operações com a devida observância em relação a saúde dos colaboradores terceirizados.

Com engajamento de diversas áreas da Companhia, o fortalecimento do compromisso com a legalidade por parte dos prestadores de serviços e a sensibilização de todos os colaboradores terceirizados, construímos uma cultura voltada ao cumprimento legal atrelada à responsabilidade social.

Unidade Quimados/RJ

R E L AT Ó R I O A N U A L I N T E G R A D O 2 0 2 0

105

104

Crescer com rentabilidade é um compromisso de todo o nosso time. Acreditamos que o desempenho ecônomico-financeiro é um pilar da sustentabilidade, em conjunto com os aspectos social e ambiental.

Capital

Financeiro

Paulo Facundo Operador de Moinho

107

Apresentamos a seguir os

principais destaques dos resultados consolidados da Companhia, referentes ao ano de 2020:

No documento NOSSO COMPROMISSO COM A FRENTE ESG (páginas 51-54)

Documentos relacionados