• Nenhum resultado encontrado

Projeto Executivo Drenagem Superficial e compatibilização com as redes de abastecimento de água, esgotame nto

sanitário e drenagem urbana

O projeto executivo deve contemplar as substituições das tampas dos poços-de-visita e das caixas adicionais de calçadas, da drenagem, do esgotamento sanitário, e também as tampas das caixas de registros do abastecimento de água, quer sejam por capacidades de suporte insuficientes ou devido a depreciação natural para o resultado final desejado (uniformidade estética do conjunto).

Os elementos superficiais da infraestrutura do saneamento, poços-de-visita e caixas adicionais de calçada, devem atender os padrões das Normas Técnicas do Departamento Municipal de Água e Esgotos³ (DMAE/PMPA), a seguir relacionadas.

− Normas de Projeto: NP012 Projeto de redes coletoras de esgotamento sanitário; − Normas de Serviço: NS035 Poços de visita tipos 1A, 1B e 1C; NS036 Poços de visita tipos 2A e 2B; NS037 Poços de visita tipos 3A, 3B e 3C; e NS039 Cadastramento de redes de esgoto sanitário;

− Normas de Materiais: NM024 Peças pré-moldadas de concreto para poço de visita, poços de inspeção e caixas adicionais de calçada; e NM027 Tampões de ferro fundido para esgoto;

− Realizar estudo específico sobre a drenagem da região, devendo a solução de drenagem superficial e os projetos de adequações/intervenções no sistema existente serem baseadas nos apontamentos deste relatório. O estudo deverá abranger o levantamento cadastral, diagnóstico das condições físicas e análise da condição hidráulica do sistema de microdrenagem existente que recebem, ou receberão, contribuição do trecho em análise;

− Submeter a área de influência adotada para estudo à fiscalização para aprovação. Ao final de cada etapa dos serviços, tais como: retirada de tampas de caixa de inspeção, poço de visita e boca de lobo os locais deverão ser deixados em condições de funcionamento normal, da mesma forma como foram encontrados.

15.1. DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES FÍSICAS

Apresentar relatório, baseado na inspeção visual, sobre o diagnóstico das condições físicas das redes existentes na área de influência do projeto. Indicar os pontos, trechos, anômalos e regulares para subsidiar a escolha de deságue da drenagem superficial dos trechos que compõem os Projetos objetos deste termo – ver Mapas no Anexo I, e a necessidade de intervenções ou projetos de complementação/adequação da rede de microdrenagem.

Deverá ser justificado se os pontos regulares, localizados no trecho de substituição do pavimento, têm expectativa de vida útil residual em acordo com o projeto de pavimentação e possuem capacidade de carga para as situações de trânsito previstas.

Na inspeção visual deverá ser feita descrição qualitativa do sistema de drenagem e conter, no mínimo: data e horário, responsável técnico, croqui de localização, identificação das ligações domiciliares (sarjeta, caixas de ligação), identificação dos PVs e BLs, foto externa e interna (inclusive na direção da rede com iluminação) dos equipamentos de drenagem, demais caraterísticas da rede (diâmetro, material, dimensões PVs e BLs), grau de obstrução e caracterização individual das anomalias constatadas (abrasão, desalinhamento, deterioração do concreto, trincas, buracos, falha nas juntas, desuniformidades).

Ao final do diagnóstico deverá ficar caracterizado de que forma se dá o escoamento proveniente das áreas impermeabilizadas pelos lotes e o escoamento superficial da área de calçamento público.

15.2. ANÁLISE DA CONDIÇÃO HIDRÁULICA

Após cadastramento completo e diagnóstico das condições físicas em que se encontra o sistema de drenagem existente realiza-se o cálculo hidráulico de sua capacidade de escoamento para, posteriormente, comparar com as condições que o projeto irá impor.

15.3. PROJETO EXECUTIVO

Considerando que o escopo do trabalho visa a minimização do impacto das obras, sem grandes escavações, apresentar projeto executivo das propostas de intervenções e/ou ampliação do sistema de microdrenagem existente adequando-o, onde necessário, às normas e parâmetros atuais. As propostas deverão privilegiar métodos não destrutivos de reabilitação, considerando, sempre, as possíveis interferências. Caso exista necessidade de implantação de rede pluvial, com justificativa, deverá ser analisado o impacto decorrente das obras. Verificar a forma com que as edificações, com testada para o trecho em análise, farão seu escoamento, a partir dos dados levantados no estudo prévio.

Apresentar, também, projeto executivo da drenagem superficial do pavimento, a implementar, compatibilizando-o com o paisagismo e as condições de tráfego pretendidas. Os elementos deverão ser concebidos de forma a facilitar as rotinas de operação e manutenção, assim como possibilitar sua substituição. Devido ao elevado fluxo de pedestres da área central, deverá ser garantido o conforto, mesmo em situações de chuva.

O Projeto Executivo será constituído do memorial descritivo e de cálculo, e das plantas e desenhos necessários e suficientes a completa execução da obra (plantas baixas, perfis, seções transversais e detalhes específicos, caso necessário).

Deverá ser apresentado memorial descritivo abrangendo as hipóteses de cálculo de todas as redes na área de influência do projeto, inclusive cruzamentos, em atendimento às

normas da ABNT e conforme a metodologia descrita no Caderno de Encargos 2005, do Departamento de Esgotos Pluviais² (DEP/PMPA) - Decreto Municipal 14.786/2004.

Para cada cálculo incluído na Memória deverá ser feita uma breve apresentação dos dados de entrada, dos procedimentos de cálculo, dos resultados obtidos e de como estes resultados foram introduzidos em outros cálculos ou no projeto. No dimensionamento hidráulico utilizar equação do posto redenção, com período de retorno de 5 anos. No memorial descritivo apresentar, no mínimo:

− Concepção do projeto, com a devida justificativa da escolha da proposta considerando escopo do projeto de minimização do impacto das obras, integração ao paisagismo e fluxo de pedestres;

− Parâmetros fixados para o projeto;

− Levantamento cadastral de canalizações de água, esgoto cloacal, eletricidade, telefonia, gás e demais redes porventura existentes na área do projeto;

− Metodologia de cálculo adotada;

− Planilha de verificação da capacidade hidráulica das redes e elementos de drenagem superficial;

− Definição do emissário final da rede e demais elementos projetados, incluindo justificativa para tal escolha e comprovação de sua suficiência hidráulica para receber esta contribuição, de acordo com o estudo prévio;

− Relação e especificação técnica dos materiais, elementos e serviços a serem empregados na execução da obra;

− Orçamento discriminado.

O Projeto Executivo é complementado com as peças gráficas:

a) Mapa de delimitação da área de contribuição (em escala 1:250), com estimativa de vazão para cada trecho. Incluir informações do item 4.4.5.5 do Caderno de Encargos do DEP/PMPA².

b) Conforme item 4.4.5.6 do CE-DEP/PMPA²: “Planta baixa detalhada dos logradouros que terão redes pluviais implantadas, na escala 1:500, contendo o alinhamento predial, a numeração das edificações existentes, a localização de postes, árvores e outros elementos, tipos de pavimentos de pista e passeios, o traçado das canalizações existentes (pluviais, de água, esgoto cloacal, eletricidade, telefonia, gás, etc.) e da rede pluvial projetada e a localização dos equipamentos de drenagem (poços-de-visita e bocas-de-lobo) projetados.”

c) Conforme item 4.4.5.7 do CE-DEP/PMPA²: ”Planta contendo o perfil das redes pluviais projetadas, nas escalas 1:500 (horizontal) e 1:50 (vertical), incluindo informações sobre a seção, a declividade e o comprimento de cada trecho, cotas de tampa e fundo de cada poço-de-visita, detalhamento do emissário final da rede projetada e detalhamento dos cruzamentos da rede projetada com as demais canalizações existentes.”

d) Seção transversal do projeto geométrico de pavimentação, a cada estaca, contendo: cota da soleira das edificações, declividade transversal e demais dimensões e elementos de captação projetados com detalhes específicos.

Para fins de aprovação junto ao Município de Porto Alegre, o projeto executivo de drenagem deverá ser submetido à avaliação exclusiva da Coordenação de Saneamento da SMIM/PMPA.

16. Projeto Executivo de Sinalização Viária, Turística e

Documentos relacionados