• Nenhum resultado encontrado

PROJETO INCLUSÃO E DIVERSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR Escola Municipal Zumbi dos Palmares João Pessoa 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza, eTall (org.) Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MIRANDA, Nilmário; TIBÚRCIO, Carlos: Dos filhos deste solo- Mortos e

desaparecidos políticos durante a ditadura militar: A responsabilidade do

Estado. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1999.

NETO, Francisco José de Melo. O Diálogo na Construção do Currículo em Educação para os Direitos Humanos. In: ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares, et al. Direitos Humanos: capacitação de educadores.Vol2, João Pessoa, ed. Universitária/UFPB, 2008.

PORTO, Rita de Cassia Cavalcanti; DIAS, Adelaide Alves. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos na Educação Básica e nos cursos superiores: da releitura crítico- libertadora à formação permanente dos educadores nos desenhos curriculares. Revista Salto para o futuro. Disponível em: http://cdnbi.tvescola.org.br. Ano XXIII - Boletim 24. p. 10-23. 2013. Acesso em 12 de outubro de 2015.

RABENHORST, Eduardo Ramalho. Dignidade Humana e moralidade

democrática. Brasília: Brasília Jurídica, 2001.

SADER, Eder. Quando Novos Personagens Entraram em Cena: Experiências e Lutas dos Trabalhadores da Grande São Paulo 1970-1980. Rio de Janeiro. Editora: Paz e Terra, 1988.

SANTOS, Boaventura de Sousa.Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.

______; CHAUI, Marilena. Direitos Humanos, democracia e desenvolvimento São Paulo: Cortez, 2013.

SACAVINO, Susana Beatriz (org.) Educação em Direitos Humanos: pedagogias desde o sul. Rio de Janeiro: Ed 7 letras, 2013.

SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et ali (org.) Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: UFPB, 2007.

_______; NADER, Alexandre AntonioGili; DIAS, Adelaide Alves. Subsídios

para a Elaboração das Diretrizes Gerais da Educação em Direitos Humanos. Versão preliminar. Ed. Universitária/UFPB, 2007.

SILVA, Aída Maria Monteiro, FERREIRA, NauraSyriaCarapeto. Políticas Públicas em Direitos Humanos: uma necessidade? Por quê? In FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra, et all. Direitos Humanos na Educação Superior: Subsídios para a Educação em Direitos Humanos na Pedagogia- João Pessoa: Editora da UFPB, 2010.

TOSI, Giuseppe. Educação em Direitos Humanos nos Sistema Internacional e Nacional. In: FLORES, Elio Chaves, et al. Educação em Direitos Humanos e

Educação Para os Direitos Humanos- João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.

_______. Liberdade, Igualdade e Fraternidade na Construção dos Direitos Humanos. In: ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares, et al. Direitos Humanos: capacitação de educadores. Volume 1, João Pessoa, ed. Universitária/UFPB, 2008.

TRIVIÑOS, Augusto NibaldoSilva. Introdução à pesquisa em ciências

sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. Educação em e para os Direitos Humanos: Conquista e Direito. In: ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares, et al (org). Direitos Humanos: capacitação de educadores. Vol. 2, João Pessoa, ed. Universitária/UFPB, 2008

_______.A Linha do Tempo da Educação em Direitos Humanos na América Latina. In: RODINO, Ana Maria, et al. Cultura e Educação em Direitos

Humanos na América Latina. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.

_______.Educação com Ênfase em Direitos Humanos. TV Escola/Salto para o Futuro. Novembro de 2013. Eu tenho ela impressa

_______. Construção Conceitual dos Direitos Humanos. João Pessoa: UFPB, (Mimeo).

_______.A Construção Conceitual dos Direitos Humanos. Disponível emhttp://www.dhnet.org.br/dados/oficinas/dh/br/pb/oficinas_pb/part5.htm.

Acessado em: 10 out. 2015.

ONU. Declaração e Plano de Ação de Viena, 1993. Disponível em:http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/viena/declaracao_viena.htm. Acesso em 13.out.2015.

______. Plano Mundial de Educação para os Direitos Humanos.2005http://www.dhnet.org.br/dados/textos/edh/br/plano_acao_progra

ANPÊNDICE

APÊNDICE A

-ROTEIRO DE ENTREVISTAS PARA OS EDUCADORES

Universidade Federal da Paraíba Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos

Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas

Título do projeto de pesquisa: ―As práticas pedagógicas em educação para os direitos humanos no cotidiano da Escola municipal zumbi dos Palmares‖.

Objetivo Geral: Investigar os Impactos das práticas pedagógicas em e para os

Direitos Humanos na prevenção e enfrentamento da violência no cotidiano da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, em João Pessoa-PB.

ROTEIRO DE ENTREVISTAS PARA OS EDUCADORES  1.IDENTIFICAÇÃO

 Grau de escolaridade:

 Na sua compreensão, o que são os Direitos Humanos (DH)?

 De acordo com a sua vivência profissional, é possível ensinar DH na escola pública?

 Você conhece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, aprovadas em 2012? O que sabe sobre elas?

 No seu entendimento, você possui formação para lidar com a questão dos Direitos Humanos em sala de aula e/ou fora dela?

 Você já participou de algum curso ou formação continuada sobre DH? O que mais chamou atenção neste curso?

 O que você considera como práticas pedagógicas?

 O quê você considera como práticas pedagógicas centradas nos DH? O que caracteriza estas práticas, especificamente?

 O tema dos DH é trabalhado em sala de aula? Se sim, de que forma?  Você acha que as oficinas sobre DH (desconstrução do preconceito

racial, homossexual e de gênero) na sala de aula, contribuem para a garantia e o respeito aos DH dos alunos/as? Justifique a sua resposta.  Qual a melhor metodologia para abordar, trabalhar os DH na sala de

aula e /ou fora dela?

 Existe alguma dificuldade ou limite, para que vc consiga efetivar práticas pedagógica envolvendo a temática de Direitos Humanos, em sala de aula ou fora dela?

APÊNDICE B-

TERMO

DE

CONSENTIMENTO

LIVRE

E