• Nenhum resultado encontrado

Experiência Anterior com os Sites

NATUREZA DO PROBLEMA

5.5. Projeto de Interface para o SDIG-PB

Nesta seção as diretrizes e os estudos realizados são direcionados para o projeto de interface do SDIG-PB (descrito no capítulo 4). Aqui são traçados o perfil dos usuários, o modelo da tarefa e o modelo de interação.

5.5.1. Perfil do Usuário

O perfil do usuário lista os atributos necessários que representam o usuário do SDIG-PB: potencial, limitações, habilidades, preferências, interesses, etc., apoiados em um conjunto de dados ou medidas.

5.5.1.1. Características:

Idade: Os usuários estão entre 20 e 100 anos.

Sexo: Masculino e feminino.

Objetivos: A partir do banco de dados gerado pelo Sistema Distribuído de Informações Geográficas, os usuários poderão fazer consultas e/ou elaborar planos de informações atualizados e válidos. A integração dos dados disponíveis através do uso deste Sistema permitirá um melhor planejamento e aproveitamento das informações.

Motivações: Consultar informações importantes do banco de dados espacial e, através da atratividade do design da interface, obter informações precisas, possibilitando uma economia de tempo em relação aos métodos tradicionais de análise. Além de haver crescimento da produtividade, refinamento da qualidade dos resultados e exploração de novas idéias.

Personalidade: Alguns usuários possuem características de liderança, já que são gerentes e profissionais tomadores de decisão, secretários de Prefeituras dos municípios do estado ou público em geral que é persistente e não desiste facilmente.

Aptidões: Possuem experiência em áreas como engenharia agrícola, civil, florestal, agronomia, geologia, geografia, oceanografia, meteorologia e administração. São pessoas graduadas, em fase de pós-graduação ou técnicas atuante junto à área. No mínimo sabem usar computadores e acessar a Internet.

Função desempenhada na organização: Gerência, outros cargos de trabalho relacionados às suas áreas, ou estudantes pesquisadores. Pesquisam informações em diferentes bases de dados, ou páginas web no intuito de auxiliar na realização de tarefas cotidianas.

Tarefas desenvolvidas na função: Coletam informações através de leitura de relatórios, conversas e tomam decisões no que se refere ao planejamento e uso racional dos diferentes ecossistemas dos municípios do estado.

Freqüência de execução das tarefas: Ocasional (não possui uma periodicidade fixa).

5.5.1.2. Conhecimento Semântico

Função: O uso do sistema independe da função do usuário nas organizações envolvidas. O sistema possuirá dois níveis de acesso: para usuários experientes e inexperientes.Todos os usuários em questão deverão aprender a usar o sistema através de help on line.

Tarefas: Pesquisas e consultas textuais ou geográficas ao banco de dados.

Computadores: A maioria dos usuários utiliza computadores para atividades como digitar texto em editores, usar planilhas para cálculo de custo e Internet no ambiente windows.

114 Ferramentas similares: Os usuários podem possuir ou não experiência anterior com sistemas de informações geográficas.

5.5.1.3. Conhecimento Sintático:

No sistema automatizado os usuários deverão usar mouse, teclado para executar tarefas. O

mouse será o principal meio de interação, com ele, os usuários poderão manipular

informações nas telas e permitir que as consultas sejam realizadas.

5.5.1.4. Estilo Cognitivo

Aprendizado: Através de help on line ou de treinamentos formais, como um treinamento completo de todas as funcionalidades do sistema, ou informais, com o auxílio de um operador. Em geral, os usuários preferem operar sozinhos (tentativa e erro). Dependerá da experiência do usuário para execução de consultas via Web.

Capacidade de solucionar problemas: Possuem nível médio de solucionar problemas já que não são usuários experientes.

Retenção do aprendizado: A execução de tarefa, ou seja, a elaboração e a execução das consultas possuirá o mesmo padrão de formatação de telas e apresentação das informações, portanto a retenção dos procedimentos para executar a tarefa será relativamente facilitada.

Curiosidade: São curiosos e desejam aprender tarefas que irão otimizar as atividades e diminuir o tempo gasto.

Inovação: São pessoas inovadoras nesta área.

Persistência: Possuem um nível regular de persistência, se não conseguem realizar alguma tarefa, tentam mais algumas vezes, se não conseguem, pedem ajuda a outras pessoas ou desistem.

5.5.1.5. Habilidades Necessárias para Execução da Tarefa:

Velocidade de execução da tarefa: Com o uso do sistema, as tarefas deverão ser executadas de forma coordenada para que as decisões sejam tomadas de forma mais rápida já que as informações estarão todas reunidas numa base de dados informatizada.

Precisão: Os usuários devem ser precisos ao realizarem um acesso, mas caso ocorra algum erro durante a elaboração da consulta, um usuário poderá refazê-la.

Níveis de percepção: Os usuários devem possuir boa percepção para observar os resultados das consultas que são fundamentais para a tomada das decisões.

Para obter os dados destas características dos usuários, utilizou-se de informações baseadas no conhecimento dos sistemas de geoprocessamento, em entrevistas com usuários potenciais, e dados medidos e observados durante os testes de usabilidade e durante reuniões do Fórum Paraibano de Geomática (www.dsc.ufpb.br/~pbgeo).

5.5.2. Modelo da Tarefa

O modelo da tarefa é um estudo detalhado de uma tarefa com o propósito de determinar sua natureza, propósito e partes que a compõem (sub-tarefas ou ações básicas) e a ordem na qual estas partes devem ser executadas. Após esta análise, conhecendo-se o usuário e os objetos das ações, o projetista poderá escolher os estilos de interação que melhor se adequar à tarefa.

Descrição da tarefa: Consultar um Sistema Distribuído de Informações Geográficas (SDIG) na

Web.

Objetivo da tarefa: Os usuários poderão fazer consultas ao Sistema Distribuído de Informações Geográficas, obter informações georreferenciadas, alfanuméricas e elaborar novos planos de informações atualizados e válidos.

Freqüência de execução da tarefa: Regular e variável, depende das necessidades de tomada de decisões. As informações serão atualizadas diariamente.

Grau de dificuldade da tarefa: A realização de consultas deve ser fácil e precisa.

Criticalidade (conseqüência de erros): Dependendo do provedor, pode-se perder muito tempo ao acessar o sistema.

Objetivos de usabilidade: Reduzir o tempo de execução das tarefas, reduzir a taxa de erros e aumentar a satisfação do usuário.

116 _______________________________________________________________