• Nenhum resultado encontrado

PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA (PARCIAL):

O projeto pedagógico desta escola (com 61 páginas) é fruto da construção dos professores responsáveis por cada nível de ensino, no intuito de planejar as ações a serem trabalhadas e inclui: objetivos, metas, procedimentos, critérios de avaliação e projetos.

Justificativa: Função de atender as crianças em idade escolar (3 a 6 anos – Jardim I até 1 ano do ciclo básico). Oferece aos alunos a natural ludicidade infantil, no papel desempenhado pelo jogo e brincadeira no processo de ensino-aprendizagem. A intenção desses primeiros anos escolares é oportunizar à criança a adquirir conhecimento, aprender e transformar a realidade. Foi elaborado um projeto pedagógico centrado na criança participante e transformadora por acreditarmos na importância do brincar na infância. O trabalho de iniciação na alfabetização se dá nesta U.E. e sua continuidade é na EMEIF Dr. João Mendes Jr. Onde a professora e os alunos seguem o ciclo do Ensino de 9 anos.

Objetivos da escola:

Além daqueles previstos na lei federal n 9.394/96:

x Elevar, sistematicamente, a qualidade de ensino oferecido aos educandos x Formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres

x Promover integração escola-comunidade

x Promover um ambiente favorável ao estudo e ao ensino

x Estimular em seus alunos a participação, bem como a atuação solidária junto à comunidade.

Ensino Fundamental - Objetivos Gerais:

1. Atender crianças em idade escolar (6 anos)

2. Participar do desenvolvimento social psicológico do aluno, contribuindo com sua alfabetização

4. Prepará-lo para resolver novos problemas, conviver socialmente sem o egocentrismo e respeitando os adultos

5. Aprender a expressar-se com clareza, receber e transmitir informações

6. Torná-lo um indivíduo autônomo, crítico, participativo, desinibido e cooperador.

1º ano do Ensino Fundamental – 6 anos completos até 31/03: Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade.

Metas do Ensino Fundamental:

A-) desenvolver a capacidade de aquisição e ampliação de conhecimento através do pleno domínio da escrita e do cálculo, como elemento de auto-realização.

B-) Propor condições favoráveis para a compreensão do ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

C-)Promover o exercício consciente da cidadania mediante o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância em que se assenta a vida social.

D-) Elaborar e executar propostas pedagógicas adequadas as faces de desenvolvimento na faixa etária dos educandos, considerando os aspectos individual, social, político e cultural.

E-) Desenvolver a socialização, o gosto pela leitura, criatividade, brinquedos e brincadeiras, coordenação motora fina e grossa, os cinco sentidos, linguagem, compreensão de relações, seleção e classificação, solução de problemas, auto-estima, contagem e mensuração e etc.

Desenvolvimento metodológico:

Partindo dos fatos do cotidiano da criança, propiciar situações em que ela possa compreender sua história como ser social, participante e ativo do seu meio.

Trabalhar: a importância de reconhecer o seu nome e de seus colegas, imagem corporal, independência e autonomia, respeito e adversidade (identificação de gêneros, cuidados pessoais, coordenação motora, jogos, brincadeiras, etc).

Planejamento 2008 – 1º ano do Ensino Fundamental:

Língua Portuguesa:

Objetivos: Levar o educando a desenvolver atitudes de observação, análise, conclusão e generalização de um conteúdo básico, ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos, participando de diversas situações de intercambio social nas quais possa contar suas vivencias, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas.

Estimular o gosto pela leitura e escrita desenvolvendo no aluno o espírito crítico, o hábito de estudo, a pesquisa, o rigor e a precisão no uso da linguagem.

Expressão e interpretação de vivencia através de gestos, movimento, cores, sons, palavras, conversas, relatos, desenho livre e dirigido, reprodução oral de histórias, etc.

Aquisição da base alfabética e do funcionamento do sistema de representação da língua escrita, diferenciando da linguagem oral.

Reconhecer os diferentes tipos de letras percebendo a segmentação das palavras e os sinais de pontuação, usando as mesmas como forma de comunicação.

Resgate da escrita de seu nome, de seus colegas, objetos, lugares de seu ambiente. Interpretar imagens, fazer antecipação sobre o tema ou acontecimento de uma história, identificar fatos principais e seus personagens.

Distinguir diferentes gêneros de texto: conto, fábula, poema, diálogos, adivinhas, bilhetes, listas, rótulos.

Reconhecer a função social da escrita e seu uso na sociedade. Produção de textos coletivos.

Matemática:

Objetivos: Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções essenciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.

Manusear e familiarizar-se com tabelas, gráficos e calendários para facilitar a leitura e interpretação de informações e construir formas pessoais de registros para comunicar informações coletadas

Classificar, seqüenciar e quantificar

Ciências e Saúde:

Objetivos: Dar condições para que alunos ganem progressivamente as capacidades de: observar, registrar, perceber as diferenças na presença água, seres vivos, ar, luz, calor, e também valorizar atitudes e comportamento favoráveis a saúde em relação a alimentação e a higiene pessoal desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante de transformação do meio em que vive

Conhecer funções, usos e propriedades de diferentes objetos

Caracterizar a água potável adequada para consumo e investigar os muitos usos da água no cotidiano, etc.

História:

Objetivos: Conhecer a diversidade de costumes, hábitos, expressões culturais e formas de trabalho dos diferentes grupos sociais

Comparar acontecimentos

Relacionar fatos de outras épocas

Perceber as diferenças e semelhanças quanto aos aspectos sociais, econômicos e culturais

Artes:

Objetivos: Ampliar o repertório individual e cultural explorando artistas de diferentes períodos e estilos

Conhecer elementos básicos da linguagem visual e identificá-los em imagens, objetos e na natureza

Geografia:

Objetivos: Reconhecer as mudanças ocorridas ao longo do tempo na paisagem local Identificar os elementos que compõem a paisagem local

Perceber as mudanças ocorridas na paisagem local e no lugar onde se encontra inserido

Valorizar, preservar e respeitar espaços coletivos

Estabelecer relações entre os papeis que representa nos espaços que ocupa Descrever os lugares percorridos

Projetos: Carnaval, dia mundial da água, campanha da fraternidade, páscoa, dia do índio, dia das mães, festa junina, dia dos pais, semana do folclore, semana da pátria, dia das crianças, dia da bandeira, referencias ao natal, hora do conto e teatro infantil.

Outros projetos de enriquecimento curricular são montados durante o ano em reuniões de HE:

Formas de apoio a freqüência e aprendizagem: A freqüência do aluno é controlada pela professora e a secretária da escola

Da avaliação do ensino e aprendizagem: A avaliação tem sido um dos mecanismos mais importantes no diagnóstico do fracasso na aprendizagem.

Para que isto não ocorra os professores se fundamentam nas diretrizes gerais propostas pela escola, utilizando-se de propostas curriculares alternativas de metodologia construtivista, avaliando de forma diagnóstica e desenvolvendo uma real recuperação paralela, sempre tendo em vista uma ação coletiva e visando a melhoria da qualidade de ensino.

O conhecimento terá seu desenvolvimento através dos trabalhos em grupo, pesquisas, projeção de vídeos, obedecendo as fases de desenvolvimento do aluno.

A avaliação deverá ser continua e diagnóstica como busca constante da compreensão das dificuldades das crianças para redimensionar o ensino e propiciar condições diante das quais os estudantes prosseguirão na elaboração desses conhecimentos.

O objetivo último da avaliação é verificar a real prontidão do aluno. Ela será feita de forma contínua e através da observação do educando nas atividades e conteúdos que realizam diariamente.

Os resultados dessa observação serão registrados em fichas semestralmente que integrarão o prontuário do aluno. Nos casos especiais, a avaliação será feita por especialistas e deverá constar também no prontuário do aluno. Dessa avaliação resultará o re-planejamento. Para isso, é necessário elaborar um plano gestor que seja viável e que reflita as decisões tomadas junto ao grupo.

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem será realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, tendo por objetivos:

x Diagnosticar e registrar os processos do aluno e suas dificuldades

x Fundamentar as decisões do conselho de classe e série quanto à necessidade de procedimentos de reforço e recuperação da aprendizagem, de classificação e reclassificação de alunos

x Orientar as atividades de planejamento e re-planejamento dos conteúdos curriculares.