• Nenhum resultado encontrado

A Figura A.1 mostra um diagrama com os pacotes que compoem o simulador contendo as principais classes implementadas. Destaca-se a classe PCE, no pacote ControlePlane, o componente do simulador que implementa o plano de controle multidomínio da rede. O plano de controle implementa a interface MultidomainControlPlane que o obriga a imple- mentar os métodos de tratamento (do inglês, handle) e de geração (do inglês, generate) dos eventos previstos no simulador, além do método createMultidomainLightpath que é envocado para realizar a reserva de recursos necessários para o estabelecimento de um lightpath.

O simulador WDMSim pode ser logicamente separado em 4 partes, a conguração do ambiente de simulação, a geração da lista de eventos, a execução da simulação propria- mente dita, e a geração dos resultados.

A.1.1 Conguração do ambiente de simulação

A conguração do ambiente de simulação é inteiramente feita através da leitura de vários parâmetros de um arquivo XML, como exemplicado abaixo. A tag <rwa> fornece o nome do algoritmo de RWA que será considerado na simulação, a tag <trac> contém todos os dados relativos ao tráfego que será gerado, e a tag <physical-topology> declara a topologia da rede, incluindo todos os domínios, nós e enlaces.

<wdmsim version="2.0

<simulation-type type="multidomain"/>

<multidomain-rwa wavelength-conversion="false"/> <trac calls="100000"max-rate="9920

<calls holding-time="1"rate="9920"/><! OC-192 > </trac> <physical-topology name="panEuropean"wavelengths="60 <! Domains > <domain id="0"rwa-mode="pce-based"/> <domain id="1"rwa-mode="pce-based"/> <! WDM Nodes > <! Domain 0 >

Figura A.1: Diagrama de pacotes e classes do WDMSim <node id="0"domain-id="0"borderNode="false"/> <node id="1"domain-id="0"borderNode="true"/> <! Domain 1 > <node id="3"domain-id="1"borderNode="true"/> <node id="4"domain-id="1"borderNode="false"/> <! Links > <! Domain 0 > <link source="0"destination="1"delay="4"bandwidth="9920"type="duplex"/> <link source="1"destination="2"delay="4"bandwidth="9920"type="duplex"/> <! Interdomain Links > <link source="2"destination="3"delay="6"bandwidth="9920"type="duplex"/> <link source="1"destination="39"delay="6"bandwidth="9920"type="duplex"/> </physical-topology> </wdmsim>

Como pode-se ver no XML acima, o tráfego congurado é composto por 100.000 chamadas com taxas de transmissão de OC-192 e tempo médio de duração de uma unidade de tempo. A capacidade de transmissão dos comprimentos de onda de um enlace podem

ser declaradas em qualquer unidade, no caso, o número 192 se refere a capacidade da portadora OC-192 (9920Mbps), sendo que diferentes enlaces podem possuir diferentes capacidades.

O WDMSim Multidomínio tem algumas diferenças na em relação à versão intra- domínio no que se refere à forma de conguração do ambiente de simulação. Foi cri- ada a tag <domain> que será usado para agrupar o nós em domínios administrativos. É necessário que todo nó esteja incluído dentro de algum domínio, para isso foi criado o atri- buto "domain-id"para a tag <node>. Foi criado também o atributo "borderNode"para facilitar a construção da topologia da rede em tempo de execução. Além disso, a tag <trace> foi retirada, e os atributos "mode"da tag <simulation-type> e "module"da tag <multidomain-rwa> foram retirados, e as informações sobre a geração do arquivo de trace e de denição do plano de controle usado na simulação serão dadas na linha de comando usada para execução da simulação A.2.

A.1.2 Geração dos eventos da simulação

A partir das informações existentes na tag <trac> o simulador WDMSim gera os eventos de chegada de requisições de estabelecimento de lightpaths baseado nas informações da carga da rede, do tempo médio de duração, e da taxa de transmissão das chamadas. Todos os eventos de requisição de estabelecimento de lithtpaths são criados no inínio da simulação e uma la de prioridade é utilizada para armazenar todos os eventos criados. A ordenação dos elementos dessa la é feita de acordo com o momento em que os eventos devem ocorrer durante a simulação.

A.1.3 Simulação propriamente dita

A execução da simulação é feita através da remoção dos eventos da la de eventos, e a passagem do evento para o módulo de controle da simulação. Este módulo então é responsável por executar o algoritmo de cálculo de rota e estabelecimeto de lightpath denido repassando a ele o evento. Por sua vez, o algoritmo de RWA, baseado nas informações de estado da rede e no evento recebido, toma a decisão de estabelecer ou bloquear uma chamada. O algoritmo possui interfaces para alocar recursos na rede e assim poder criar as condições necessárias para o estabelecimento do lightpath.

A.1.4 Avaliação dos resultados da simulação

Durante a simulação todos os eventos são registrados em um arquivo de trace. Além disso, o simulador provê uma interface para o cálculo de estatísticas de interesse diretamente no simulador. Desta forma, são gerados os resultados de forma imediata após o término de uma simulação.

O trace gerado pelo simulador apresenta os seguintes eventos: ˆ route request - para requisições de rota

ˆ blocked - para requisição de rota bloqueada

ˆ setup - para iniciar o processo de estabelecimento do lightpath ˆ lightpat created - para informar que um lightpaht foi criado

O cálculo de estatísticas realizado em tempo de execução apresenta os seguintes resul- tados:

SIMULATION TIME = 10s CLOCK TIME = 110 sec NUMBER OF CALLS: 1000 ACCEPTED CALLS: 900 BLOCKED CALLS: 100 TOTAl CRANKBACKS: 390 CRANKBACKED CALLS: 220

CRANKBACKS OF NOT BLOCKED: 0 INSERTED FLOWS: 0

UPDATE MESSAGES: 0 MEAN SETUP TIME: 0.0036s

Documentos relacionados