• Nenhum resultado encontrado

2.4 Organização da informação em projetos de engenharia

2.4.1 Projetos de engenharia

Os projetos de engenharia abrangem conhecimentos científicos e técnicos e incluem vários ramos: engenharia agrônoma, aeronáutica, agrícola, engenharia de alimentos, ambiental, engenharia civil, da computação, econômica, elétrica, eletrônica, estrutural, física, florestal, engenharia mecânica, mecatrônica, metalúrgica, de minas, naval, de produção, química, engenharia sanitária, de segurança do trabalho, de software, de telecomunicações, de transporte, entre outras.

Dentre as disciplinas, a engenharia civil é o ramo da engenharia que projeta e executa obras. O engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção, incluindo projetos, cálculos estruturais, características dos materiais, do solo, do ambiente. Com base nesses estudos, desenvolve-se o projeto, em relação direta com a arquitetura, como arte e

técnica de projetar e edificar o ambiente para ser habitado pelo homem, responsável pelo desenho de edificações.

Cada ramo da engenharia produz um conjunto de projetos necessários para a construção de um objeto. Especificamente, a engenharia civil engloba o projeto arquitetônico, estrutural, hidráulico, elétrico, de combate e prevenção a incêndio, de ar condicionado, entre outros.

Cada tipo de projeto contém as suas especificidades que, detalhadas, podem desencadear uma série de subdivisões. Por exemplo, os projetos arquitetônicos e civis podem ser classificados de acordo com o tipo de construção que representam, de acordo com a lei de uso e ocupação do solo. Normalmente, essa lei é de âmbito municipal e define as possibilidades de construção civil em um determinado terreno. Os tipos de construção segundo a lei de uso e ocupação do solo de Belo Horizonte são:

• Residência unifamiliar: uma residência de uma família, geralmente as casas particulares;

• Residência multifamiliar: uma residência que agrupa várias famílias, geralmente as casas geminadas;

• Apartamento: uma residência caracterizada por sua construção vertical que contém os apartamentos formando os edifícios;

• Comércio: uma edificação destinada a comércio e suas possíveis variações; • Indústria: uma edificação destinada à indústria, os galpões e depósitos;

• Serviço: uma edificação destinada à prestação de serviços, consultórios e escritórios em geral.

• Hotel: uma edificação destinada à hospedagem, lazer;

O projeto de engenharia/arquitetura, normalmente, é desenvolvido em etapas bem definidas. As etapas são executadas em uma seqüência linear, e, quando se acaba uma etapa, passa-se à próxima, desde anteprojeto, projeto, projeto executivo, detalhamento e projeto de apresentação.

Cada etapa de desenvolvimento do projeto de engenharia/arquitetura é composta de um conjunto de desenhos técnicos, que representam, através de várias vistas, o objeto a ser construído. Os desenhos técnicos possuem nomenclaturas e normas próprias de desenvolvimento. Dentre os desenhos técnicos de engenharia/arquitetura, tem-se planta, corte ou seção, vistas, elevações, ou fachadas, vista frontal, vista lateral direita, vista lateral esquerda, vista posterior e perspectivas.

As FIG. 15, 16, 17 e 18 apresentam exemplos de desenhos técnicos de engenharia/arquitetura relacionados a diferentes disciplinas. A FIG. 15 apresenta o desenho técnico correspondente a uma planta de projeto arquitetônico. O desenho é uma imagem que representa uma edificação cortada no plano horizontal e contém a representação dos elementos construtivos. Possui normas técnicas de desenho que direcionam e facilitam a interpretação humana através de recursos, por exemplo, de espessura de linha mais grossa para a representação dos objetos cortados que representam as paredes; ícones de peças sanitárias, representando as instalações sanitárias; ícones de carros representando o espaço destinado à garagem; ícones de portas representando os acessos e ligações entre os cômodos; linhas de cota que contêm as dimensões; linhas tracejadas que representam projeções; retícula quadriculada que representa área molhada, entre outros. A FIG. 16 é uma imagem de desenho técnico que representa dois cortes e uma elevação do mesmo projeto da FIG. 15 com as informações referentes à altura dos elementos construtivos, por exemplo: altura da laje, do pé- direito (nome dado à altura do cômodo), do peitoril, da verga (altura da janela em relação ao forro e a laje), posição das janelas, entre outras. Essas duas imagens de planta e de corte contêm as informações necessárias para que o projeto possa ser construído.

A FIG. 17 apresenta a imagem de um desenho técnico contendo duas plantas de um projeto elétrico de uma edificação residencial, e o carimbo com as informações referentes ao projeto, organizados em um formato. Contém as plantas da edificação e os símbolos referentes a equipamentos elétricos como tomadas, interruptores, lâmpadas e as ligações entre eles, representando os circuitos.

A FIG. 18 apresenta uma planta e um corte de um projeto de usina hidrelétrica. Contém a planta do vertedouro (canal artificial), que corresponde a uma parte do projeto da usina hidrelétrica. A FIG. 19 é a simulação tridimensional de uma usina hidrelétrica. Comparando as FIG. 18 e 19, ambas representam uma usina hidrelétrica e pode-se perceber que o desenho técnico (FIG. 18) é a representação bidimensional da realidade e requer um mínimo de conhecimento para ser interpretado, enquanto a simulação tridimensional (FIG. 19) é uma representação de como o objeto é visto no prisma real sendo mais fácil a interpretação por pessoas não especialistas. É importante perceber que a leitura do desenho técnico por um especialista remete à simulação tridimensional na mente, então o leitor consegue simular tridimensionalmente o objeto a ser construído.

FIGURA 15 - Exemplo de planta de projeto arquitetônico

FIGURA 16 - Exemplo de corte e elevação de projeto arquitetônico

FIGURA 17 - Exemplo de planta de projeto elétrico

FIGURA 18 - Exemplo de projeto de usina hidrelétrica

FIGURA 19 - Simulação tridimensional de usina hidrelétrica

Fonte: elaboração do autor.

Documentos relacionados