• Nenhum resultado encontrado

PRojEtos no tERREno

No documento Guiné Bissau Guia Turístico. (páginas 155-160)

ESCOLA DE DjOLÓ, SÃO PAULO - co- financiada a construção desta escola em 2010, conta com 125 crianças dos 3 aos 7 anos, 6 professores e uma cozinheira cujos salários são pagos pela onGD afectos com Letras. a escola é gerida pela Missão das irmãs adoradoras do sangue de Cristo. a afectos com Letras equipou o espaço com um furo e paineis solares, um parque infantil, material didático e brinquedos.

CRECHE “FÁ DI VARELA”, VARELA, inau- gurada em março de 2012, esta creche foi cofinanciada pela afectos com Letras e é frequentada por 80 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. a onGD assegura o pagamento dos profes- sores, equipou o espaço com mobiliário e brinquedos e fornece pontualmente apoio alimentar e material didático.

BIBLIOTECA AFECTOS COM LETRAS, BISSAU - criada em agosto de 2012, esta Biblioteca Pública tem um fundo documental de 12 000 livros à disposição dos seus leito- res. Fica no complexo da Universidade amílcar Cabral e está aberta das 8h00 às 17h00, de segunda-feira a sexta- feira.

ESCOLA LASSANA CASSAMÁ, QUELELÉ, BISSAU - construída pela onGD afectos com Letras em abril de 2014, tem 310 alunos do ensino pré-escolar até ao quar- to ano. Funciona no regime de escola comunitária, con- tribuindo os encarregados de educação financeiramente para o pagamento dos 12 professores que ali lecionam e para a alimentação diária das crianças.

PROGRAMA SAÚDE PARA TODOS, projeto da afectos com Letras que levou até aos hospitais e centros de saúde da Guiné-Bissau 8 toneladas de medicamentos no final de 2014, destinados a serem fornecidos gratuitamente aos doentes mais carenciados do país.

DESCASCADORAS DE ARROz DE BARAMBE E DE BLEQUISSE

a onGD afectos com Letras instalou duas máquinas des- cascadoras de arroz que se encontram à disposição das comunidades locais para descascarem o seu arroz, pou- pando desta forma várias horas/dia de trabalho de des- casca manual que podem consagrar a outras atividades de caráter económico ou de puro descanso, e obtendo um arroz com maior valor nutricional.

AGRADECIMENTOS

Um Guia turístico da Guiné-Bissau não se conseguiria fazer sem a congregação de muitas vontades, de apoios, compreensões, de uma grande dose de boa disposição para enfren- tar os imprevistos ou sem a demonstração de grande amizade por quem nos acolheu no terreno para nos mostrar um pouco do país e permitir que este trabalho visse a luz do dia. as fontes de informação sobre a Guiné-Bissau são por vezes escassas e dispersas, os contactos para chegar aos locais com potencial turístico difíceis de obter, e a própria oferta turística exige uma pesquisa com algum sentido de responsabilidade para se po- der dar informações fidedignas e com valor acrescentado ao turista que pela primeira vez se desloca à Guiné-Bissau.

assim, agradecemos ao Miguel nunes, à Dona Francelina e ao Xia por toda a disponibili- dade demonstrada em cada minuto da nossa presença na Guiné-Bissau, ao Mário saiegh por nos facilitar a vida no terreno a todos os níveis, ao engº artur silva pelas dicas e contactos que sempre nos levaram a bom porto, ao Johannes Mooij, ao samora Mané e ao Júlio ié que de uma forma ou de outra, foram parte do sucesso desta expedição no verão de 2015 que culminou no livro que agora vos apresentamos. Mas também aos nossos familiares e amigos o agradecimento pela compreensão e apoio durante este nosso trabalho que nos tomou todo o período de férias e o tempo que também devia ser partilhado convosco.

numa era em que a imagem vale por vezes mais que mil palavras, o nosso reconhecimen- to a quem nos permite partilhar convosco as suas fotografias que atestam a inestimável beleza da Guiné-Bissau. Deixamos assim a nossa gratidão ao iBaP, ao Jorge horta, à Luísa Barreto rocha, à Valentina Cirelli, à Madalena santos, ao Valdir da silva, ao Moura Frago- so e ao Baldomero Coelho. Mas também ao hugo Charrão, o autor do nosso logotipo e agora da composição e imagem deste trabalho.

Finalmente, uma palavra de especial apreço à Delegação da União europeia na Guiné-Bissau e ao Ministério do turismo e do artesanato da Guiné-Bissau que desde o primeiro dia acarinharam este Guia turístico e nos deram todo o apoio necessário para o concretizar.

Bons passeios! as autoras,

índice

PREFácio 3

MaPa Da GUiné-BissaU 4

o qUE VER EM 6

intRoDUçÃo histÓRica 11

a GUiné-BissaU PoR REGiÃo E sEtoREs 29

sEtoR aUtÓnoMo DE BissaU 31

Projeto apoiado pela União europeia - observatório dos Direitos 34

REGiÃo DE BioMBo 49

REGiÃo DE BaFatá 73

Projeto apoiado pela União europeia - Bafatá, Panos de Ponte nova – tchossan soninké 76

REGiÃo DE GaBú 81

REGiÃo DE qUinaRa 87

REGiÃo DE toMBali 93

Projeto apoiado pela União europeia - tombali | ecoCantanhez 97

REGiÃo DE oio 99

Projeto apoiado pela União europeia - Centro camponês de Djalicunda, Federação camponesa KaFo 102

REGiÃo DE BolaMa E BijaGÓs 105

Projeto apoiado pela União europeia - “Bubaque cidade aberta” 118 Projeto apoiado pela União europeia - Festival de Bubaque 118

PaRqUE nacional DE oRanGo 123

Projeto apoiado pela União europeia - Bijagós | reforço do turismo natural, histórico e cultural 126

ilhas DE caRaVEla, caRachE E kERé 129

PaRqUE nacional MaRinho DE joÃo ViEiRa E DE PoilÃo 133 áREa MaRinha PRotEGiDa coMUnitáRia Das ilhas DE FoRMosa, naGo E

tchEDià (URok)

139

Projeto financiado pela União europeia - Bemba di Vida! 140

ciRcUito PElo aRqUiPélaGo Dos BijaGÓs 141

ManUal DE soBREViVÊncia 142

PosFácio 152

PRojEtos Da onGD “aFEctos coM lEtRas” na GUiné-BissaU 154

aGRaDEciMEntos 157

No documento Guiné Bissau Guia Turístico. (páginas 155-160)

Documentos relacionados