• Nenhum resultado encontrado

Propostas e iniciativas para a refuncionalização dos

A refuncionalização de “brownfields” é uma questão que mobiliza não somente o poder público como também alguns setores da iniciativa privada. Nos municípios, os antigos prédios industriais e comerciais que encontram- se em estado de abandono são apontados como a causa de transtornos e prejuízos nas cidades. Em Rio Claro (SP) já são registradas algumas iniciativas para promover a retomada das atividades nesses imóveis.Um dos casos é o do Shopping Center Rio Claro, instalado na antiga Tecelagem Matarazzo.

Além das entrevistas com os ex-funcionários dos quatro empreendimentos em estudo (Oficinas da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, Cervejaria Rio Claro (Skol), Tecelagem Matarazzo e Gurgel Motores) também foram entrevistadas lideranças da comunidade que acompanharam a trajetória das empresas e a formação de “brownfields” após o encerramento da atividade ou seu declínio.

A seguir são apresentadas as análises sobre os “brownfields” de Rio Claro feitas por representantes do poder público, da iniciativa privada e de sindicatos e entidades envolvidos com os empreendimentos em estudo.

185

4.1- Prefeito defende instalação de empresas de alto valor agregado para refuncionalizar os “brownfields” de Rio Claro (SP)

Questionado sobre os problemas gerados pelos “brownfields” no município, o prefeito Nevoeiro Junior (PFL) afirma que o governo municipal tomou iniciativas em busca da refuncionalização não somente para o prédio da Gurgel Motores como também para outras fábricas no município que foram desativadas, como a Mecânica Alfa e a Concretubo, localizadas no Distrito Industrial. Em seu segundo mandato, o prefeito destaca que como administrador sempre se preocupou com a necessidade de se retomar a atividade em prédios de antigas fábricas.

“ No meu primeiro mandato a fábrica da Matarazzo havia sido fechada. O desenvolvimento tecnológico é muito veloz, e a tecelagem não conseguiu acompanhar esse ritmo. Como o prédio e sua localização eram incompatíveis com a instalação de uma nova indústria, desenvolvemos o projeto do Shopping Center Rio Claro”

O prefeito destaca que em sua atual administração pretende desenvolver trabalho semelhante junto aos prédios da Gurgel, Mecânica Alfa e Concretubos (localizadas no Distrito Industrial). O prefeito lembra que a Gurgel tem uma excelente localização.

“A primeira idéia era instalar na Gurgel um centro comercial para atrair os consumidores que vão até São Paulo para comprar produtos nas ruas de comércio popular. Depois, como o setor ferroviário começou a receber investimentos e ganhar novas perspectivas de desenvolvimento, fui até uma empresa fabricante de vagões de trens no município de Caxias do Sul. Visitei também empresas fabricantes de ônibus, escavadeiras e outras máquinas para ver a viabilidade de trazer essas atividades para o prédio da Gurgel. Hoje avalio que não precisamos apenas trazer uma indústria para o

186 local. É preciso trazer uma empresa que fabrique produtos de alto valor agregado. Já estamos fazendo contatos nesse sentido”

O prefeito informa que também há um estudo para utilizar a unidade da Gurgel para ampliar o projeto Nido, uma incubadora de empresas criada durante sua primeira administração e que atualmente funciona no antigo depósito da Cervejaria Skol, na avenida Presidente Kennedy. Ao assumir a prefeitura em janeiro de 2005, o prefeito afirmou que iria desapropriar a área da Gurgel. Questionado sobre os motivos que impedem a iniciativa, o prefeito afirma que a proposta não está descartada. O objetivo seria desapropriar a unidade fazendo o pagamento em cerca de 60 ou 70 parcelas. Nesse período, a área poderia ser vendida para a iniciativa privada.

Quanto à preservação dos prédios industriais para que a cidade conserve seu passado, o prefeito destaca:

“Na questão dos prédios históricos é preciso mudar o programa tributário, oferecer benefícios para o proprietário que se propõe a preservar um imóvel que tenha importância histórica (...) A história é o referencial do passado que permite ao presente implementar o futuro”

187

4.2- Secretaria prioriza retomada da atividade industrial

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ivan Hussni, a questão dos “brownfields” é um dos temas que mobilizam esforços dentro do setor industrial de Rio Claro.

“É uma preocupação da secretaria agilizarmos alguma atividade ou a ocupação desses imóveis que por algum motivo estão parados na cidade de Rio Claro, seja por desativação da atividade ou outro processo qualquer, às vezes, qualquer outro projeto, seja qual for. O nosso objetivo, num primeiro momento, é tentar viabilizar um negócio naquele imóvel no mesmo ramo, no mesmo segmento, porque você de certa forma está aproximando aquilo que já existia de um interesse para ser viabilizado naquele mesmo local. Então uma indústria, por exemplo, metalúrgica, nós obviamente iremos tentar buscar alguma coisa bem próxima, do mesmo segmento, pra que você possa agilizar isso”

O secretário de Desenvolvimento enumera os problemas provocados pelos “brownfields” existentes no município:

“ Não só esse problema (da falta de atividade), ele atrapalha às vezes a segurança, a vizinhança, ele atrapalha às vezes a arrecadação de impostos pro município, a imagem não é boa, você tem a cidade, verifica uma área parada, não produtiva, então tem vários aspectos”

Para o secretário, a antiga fábrica da Gurgel Motores representa atualmente o maior “brownfield” em Rio Claro. O secretário afirma que sua equipe fez contatos com empresários para tentar viabilizar a volta da atividade ao prédio. Durante a atual administração, iniciada em janeiro de 2005, o secretário afirma que a secretaria nunca foi procurada por empresas interessadas em se instalar na Gurgel.

188 “A maior área hoje desativada em Rio Claro é a Gurgel. Não, nos não fomos procurados, nós procuramos os empresários. Nós estamos visitando semanalmente empresas, embaixadas, consulados, sindicatos, associações de empresas em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, tivemos no Rio Grande do Sul tentando e já apresentamos essa área inclusive pra um grande investimento na área rodoviária, existe a possibilidade de ser utilizado. Hoje o problema maior está no acordo dos funcionários, está na massa falida que tem algumas dificuldades, mas o prefeito municipal tem um projeto, tem uma idéia, que se algum empresário que queira vir pro município, tem saída para ocupar esse imóvel”

O prédio da Gurgel não é o único do setor industrial em estado de abandono. O secretário destaca que será possível promover a volta da atividade no prédio da antiga indústria Saint Goban, localizado no Distrito Industrial.

“Uma noticia extremamente recente é a do imóvel da Saint Goban, nós acabamos de vender o imóvel da Saint Goban, foi vendido por uma ação direta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da participação do prefeito e do deputado estadual Aldo Demarchi, nós conseguimos trazer uma empresa para cá, e estamos em negociação com os outros imóveis que estão desocupados. O outro que nós temos é o da Gates e o outro é a Mecânica Alfa, esses dois imóveis, que estão lá parados, nós estamos negociando, quase que finalmente essa negociação vai se fechar, a da Mecânica Alfa bastante adiantada”

O secretário defende a viabilidade de refuncionalização de antigos prédios industriais, comerciais e de serviços, lembrando que a própria Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico está instalada num antigo depósito na Avenida Presidente Kennedy.

“Era um depósito e a gerência de distribuição da Skol. Como essa área foi doada, o município doou à Skol, tinha um contrato que ao término das atividades da Skol eles devolveriam essa área para o município, quando devolveu, alguns políticos na época quiseram fazer a transferência do Quadrado (Departamento Municipal de Obras) para cá, e graças a Deus, o Nevoeiro (Nevoeiro Junior, atual prefeito de Rio Claro), que era prefeito na época, teve uma luz bastante grande, ele desenvolveu esse projeto de incubadora de empresas, em parceria com a Fiesp e hoje é o sucesso que a

189 gente está aqui, acomodando a Incubadora de Empresas, a Secretaria e a delegacia regional do Ciesp”

Apesar de afirmar que a secretaria realiza iniciativas para tentar refuncionalizar os antigos prédios industriais do município, alguns imóveis permanecem em estado de abandono. Hussni enumera alguns fatores que estariam dificultando a retomada das atividades nas antigas fábricas, e cogita a possibilidade de buscar outras atividades, fora do setor industrial, para ocupar os prédios, como já aconteceu na antiga Tecelagem Matarazzo, ocupada desde 1995 pelo Shopping Center Rio Claro.

“Se a gente sentir as dificuldades, sentir que não é uma coisa só de procurar o empresário, depende da economia em geral, diga-se de passagem vocês sabem disso, que o dólar hoje atrapalha bastante o desenvolvimento da economia interna, a nossa recessão, essas denúncias todas que estão havendo (na política), o mercado está parado, a gente observa que o empresário não está muito ativo, ele está bastante tranquilo. Se nós sentirmos que não existe possibilidade por esse caminho, aí sim, como você colocou, em outros paises até, podemos usar a área da Gurgel para microdistritos industriais, outras opções de serviços, um shopping de atacado de fábrica, um distribuidor da área agrícola Veja o caso da área do shopping center, foi da nossa gestão anterior, inclusive eu era secretário também, nós procuramos a família que era detentora da área, porque na realidade nós queríamos fazer lá um grande projeto, e eles então falaram que na época que se nós tínhamos um projeto pra aquilo , por que eles não viabilizariam o projeto? Foi quando a gente apresentou então a idéia de se fazer o shopping”

Na avaliação do secretário, a atividade industrial é a mais adequada à refuncionalização da Gurgel devido à estrutura já existente na antiga fábrica.

“Ela tá bem voltada para a área da indústria porque são galpões bastante altos, onde tinham pontes rolantes, que são mecanismos extremamente industriais, os pisos são todos preparados para grandes prensas, então tem todo um sistema de fixação, de peças, é uma área bastante voltada pra industrial metalúrgica, mas nada impede de você fazer uma adaptação, os galpões ainda estão em estado de boa utilização, o que já não está mais é toda a parte hidráulica e elétrica, isso foi totalmente perdido, o escritório está totamente destruído, os refeitórios, os vestiários, só tem mesmo a estrutura básica, o restante tem que ser tudo refeito”

Documentos relacionados