• Nenhum resultado encontrado

A proposta deste estudo foi construída com base na legislação vigente e no panorama das características do processo de gerenciamento de resíduos sólidos das IFES pesquisadas.

CATEGORIA PROPOSTA JUSTIFICATIVA

Tipos de Resíduos É necessário que a PNRS seja enquadrada efetivamente, com a elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, especialmente os de saneamento, saúde e indústrias, em sintonia com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Em função da diversidade de resíduos existentes e determinação do Art. 13 da PNRS.

Gerenciamento Que seja criado um Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA) em todas as IFES

As IFES pesquisadas, com exceção da UFRGS, não possuem SIGA.

PDI

Incorporar claramente a proposta de gerenciamento de resíduos no PDI com metas específicas.

O PDI é o instrumento para institucionalização do processo de planejamento em todos os níveis e não ficou claro na pesquisa como esta questão foi incorporada ao PDI nas IFES pesquisadas. Estrutura

Organizacional

Estruturar um setor multidisciplinar com técnicos especializados responsáveis pela implementação e acompanhamento do plano e do seu gerenciamento.

A pesquisa apontou que a Instituição mais estruturada é a UFRGS, a qual apresenta os melhores resultados.

Ações e Projetos

Os projetos e ações devem ser concebidos de forma abrangente, incluindo ações educacionais e programas relacionados a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento de resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, levando em conta os princípios, objetivos e instrumentos da PNRS.

As ações das IFES, com exceção da UFRGS, são isoladas.

Metas e resultados a serem alcançados

As metas devem abranger: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Além disso, as IFES precisam estabelecer metas para a capacitação e educação.

Não há clareza quanto aos resultados na maior parte das IFES pesquisadas.

Pessoal de apoio

As IFES pesquisadas precisam investir na contratação de técnicos especializados, e também recrutar internamente pessoas com conhecimento para elaborar e implementar o SIGA. Além disso, podem incluir bolsistas e acadêmicos interessados para apoiar o desenvolvimento das atividades.

As IFES pesquisadas, com exceção da UFRGS, apresentaram grande

fragilidade na

disponibilização de pessoal qualificado, atuando com comissões e bolsistas, o que traz consistência à execução de um trabalho do porte e responsabilidade com este. Recursos e

equipamentos de apoio

Os recursos devem incluir investimento de capital e de infra-estrutura para funcionamento do setor que abrigará a equipe e as condições de trabalho necessárias. Para tanto, o orçamento anual deve prever recursos específicos para esta ação.

As IFES investigadas não demonstraram clareza quanto aos recursos e investimentos nesta área.

Cronograma de acordo com a PNRS

Ajustar os cronogramas institucionais com a exigência da PNRS.

Não foi evidenciada esta sintonia nas IFES pesquisadas.

Coleta Seletiva

Implementar um sistema integrado de ações entre as Instituições e o Município com base na PNRS.

A instrução normativa de 12 de novembro de 2012 e a PNRS.

Redução nos custos de coleta, aumento da vida útil dos aterros, economia e proteção dos recursos naturais, produtividade maior de material reciclado, economia de energia, diminuição dos impactos ambientais, emprego e geração de renda.

Dinâmica da coleta seletiva

Plano de Logística Sustentável com base na PNRS seja implementado de fato.

Destinação e tratamento ambientalmente adequado dos resíduos, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos á saúde pública, minimizando os impactos ambientais.

Resíduos Sólidos

Gestão integrada das IFES com o município, sistema de coleta e transporte adequado, tratamento dos resíduos utilizando tecnologia adequada à realidade local, da coleta até o tratamento e a disposição final e ambientalmente correta dos resíduos.

Elevando a qualidade de vida da população, cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Resíduos Eletrônicos

Criação de uma política integrada já que este assunto é um dos mais polêmicos enfrentados pelas IFES.

Evitar que os resíduos eletrônicos fiquem ocupando espaços físicos dentro das IFES, espaços estes que poderão se destinados para outros fins.

Resíduos Especiais

Implementar mecanismos de controle por parte das instituições em relação ao destino final destes resíduos que parecem ser bem acondicionados pelas empresas terceirizadas.

Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço da Saúde, PNRS, Plano de Logística Sustentável.

Rede de Esgoto

Implementar um sistema de tratamento e gerenciamento plenamente urbanizado com estação de tratamento de efluentes.

Destinação e tratamento ambientalmente adequado dos efluentes, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública, minimizando os impactos ambientais.

Logística reversa

Que haja uma ação integrada entre as IFES para discutir e estabelecer condições para a implementação de Logística reversa.

PNRS, Plano de Logística Sustentável.

Práticas de Doação

Que sejam feitas doações para projetos de reciclagem com isenção de impostos para que mais pessoas se interessem em investir nesta área.

Lei 12.305 de 2010 admite a concessão de incentivos fiscais, financeiros ou creditícios pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios às indústrias e entidades dedicadas à reutilização, ao tratamento e à reciclagem de resíduos sólidos. Decreto 5940 de outubro de 2006. Educação Ambiental

Programas educativos para ensinar a população, não só sobre a reciclagem, mas sobre a redução na geração de resíduos e reutilização. Torna-se fundamental propiciar espaços de estudo, aperfeiçoamento e aprendizagem de modo geral em todos os cursos de uma instituição de ensino, desenvolvendo uma visão que potencialize e estimule o sujeito a praticar cuidados com o meio ambiente. As IFES precisam se envolver de forma responsável não só com o descarte dos resíduos, mas sobretudo com a destinação final dos mesmos.

Valorizar a importância desta participação na construção de políticas e ações na gestão de resíduos sólidos sustentável, comprometido com o ambiente e a qualidade de vida.

Quadro 58 – Propostas do Estudo: categorias, respostas e justificativas (continuação)

Percebe-se que no momento atual as IFES estão cientes e preocupadas com o gerenciamento dos seus resíduos sólidos, todas têm dimensão do quanto precisam ampliar e investir nessa área. Embora existam pequenas ações, estas ações são isoladas, é necessário que as IFES estejam engajadas e integradas em projetos e aliança que proporcionem situações favoráveis de inter-relação com a sociedade e comunidade. As IFES precisam reconhecer que elas podem oferecer serviços de melhor qualidade à sociedade e ao meio ambiente.