• Nenhum resultado encontrado

3.   DISCUSSÃO TEÓRICA 37

3.4   Prospecções e escolhas metodológicas em trabalhos anteriores 51

ANTERIORES

Os sítios selecionados para estudo nesta pesquisa tiveram como fatores determinantes pelo menos dois critérios julgados importantes para a definição da amostra. O primeiro deles diz respeito às pesquisas anteriormente realizadas; um pelo LAEP, outro no âmbito do licenciamento ambiental da PCH Serra das Agulhas. Um outro critério diz respeito à proposta deste estudo e inclui os limites e dificuldades encontrados no decorrer da pesquisa.

Quando da realização das atividades de licenciamento ambiental para a PCH Serra das Agulhas, a maior parte dos sítios aqui estudados abrigos foram registrados. A prospecção e o diagnóstico tiveram como estratégia principal o caminhamento próximo ao Rio Pardo Pequeno (RPR) e seus tributários, levando em conta acidentes geográficos, cobertura vegetal, uso atual do solo e locais que teriam alto potencial para assentamentos, como terraços e médias vertentes (AMBIENTO, 2012). Os espaços privilegiados para investigação neste momento foram áreas do canyona montante e a jusante da PCH, terraços consolidados, matacões e abrigos sob rocha, as margens e adjacências do rio Pardo Pequeno, o platô próximo à Consellheiro Mata, o remanso do rio Pardo Pequeno nos distritos Quarteis e Mendes, terraços fluviais antigos da margem esquerda até os contrafortes da Serra Fria cobrindo áreas com turfeiras, os vales de todos afluentes das duas margens, todo o curso do rio Pardo Pequeno foram percorridos abrangendo as bases das serras e matacões. Nesta pesquisa foram identificados ao todo quarenta e quatro sítios arqueológicos, três históricos e quarenta e um em abrigos ou paredões com vestígios de pintura rupestre.

A metodologia aplicada à realização da prospecção foi dividida em quatro macro-áreas de interesses; na margem direita (curso inferior) cujo o relevo é acidentado apresenta densidade de sítios relativamente baixa e com dimensões menores de áreas abrigadas disponíveis; na margem esquerda (curso inferior) de relevo relativamente acidentado, com

52 planícies aluviais e terraços fluviais mais extensas e cuja densidade de sítios em áreas abrigadas é relativamente baixa; curso superior do rio Pardo Pequeno (margem direita) concentrando a maior densidade de sítios, abrange a serra dos Alforges, serra do Tatu, serra da Contagem, serra da Andorinha e outras serras menores em que há concentração de abrigos de grandes dimensões e disponibilidade; na margem esquerda (curso superior) que possui planícies fluviais mais extensos e concentra quantidade relativamente alta de turfeiras e apresenta densidade de sítios em área abrigada relativamente alta ao longo da Serra da Água Fria e Serra do Taião. Nesta última área se encontra aproximadamente ¼ dos sítios identificados.

Dentre os quarenta e um sítios de arte rupestre localizados na pesquisa anterior, 24 deles foram selecionados para estudo segundo alguns dos critérios descritos acima. A escolha dos sítios levou em conta a densidade de sítios, acesso às áreas, diversidade paisagística, potencial informativo considerando os eventos de sobreposição entre grafismos e a aparente diversidade temática nos abrigos. Nem todos os sítios localizados na área foram selecionados devido às restrições relativas ao tempo de cumprimento da pesquisa e as verbas para a realização de atividades de campo.

A partir das características de cada uma das áreas descritas acima a escolha inicial dos sítios levou em conta um recorte geográfico que abrangesse a diversidade dos sítios e seus contextos ambientais. Portanto, foram elegidas as margens esquerda (Serra da Água Fria e Serra do Taião) e direita (Serra dos Alforges, Serra do Tatu, Serra da Contagem, Serra da Andorinha e serras menores) do Rio Pardo Pequeno em seu alto curso. A área apresenta distintas inserções paisagísticas, concentração da maior parte dos sítios cujos grafismos apresentam vários elementos de sobreposição e quantidade de figurações.

Na margem direita do Rio Pardo Pequeno os sítios selecionados para análise foram o Mendes 1 e 2, Lapa do Chumbinho, Lapa dos Peixes, Lapa da Onça 1 e 4, Lapa da Contagem 1, 2, 3, 4, 5 e 6, Tatu 1 e 2, Lapa dos Alforges 1, 2 e 6, e Andorinha 1 e 3. Na a margem esquerda, dos nove sítios nesta área somente dois sítios foram selecionados: Serra do Taião 1 e 2.

Na margem esquerda a eleição de apenas dois sítios ocorreu em função desta área apresentar terrenos mais planos, mas cujo acesso é mais dificultoso eexigindo tempo e outras logísticas. O acesso à área ocorre atravessando o rio Pardo Pequeno e são necessárias caminhadas longas ou por estrada em que o acesso se dá por Barão de Cocais, distrito de Diamantina. Algumas das dificuldades relativas à atividade de campo que esta pesquisa de

53 mestrado deparou13 estão relacionadas sobretudo ao tempo necessário para o registro

sistemático dos sítios arqueológicos. Embora tenha sido notada a necessidade de incorporar novos sítios na margem direita para uma amostra mais realística, tempo e verbas se tornaram dificuldades nas etapas finais para realização de atividades de campo que suprisse nossas demandas.

Para a margem direita os sítios Mendes 3, 5, 6 e 8, e na margem esquerda Mendes 4 e 7 não foram analisados pelos motivos expostos acima. Além disso, a quantidade de figurações, eventos de sobreposição são pouco expressivos e o estado de conservação dos mesmos não permitem suas análises. O mesmo ocorre para os sítios Andorinhas 4 e 5, localizados no curso inferior do trecho do rio Pardo Pequeno estudado.

Nos sítios Lapa dos Alforges 3, 4 e 5 (margem direita) não foi possível realizar o levantamento sistemático das figurações e seu contexto de inserção em campo pois no momento da visitação estes se encontravam com vestígios de ocupação recente por garimpeiros. Decidimos por não dar continuidade ao registro sistemático, mas, ainda assim, algumas poucas e rápidas fotografias foram tiradas e a análise considerou apenas os atributos da paisagem. Não foi possível identificar figurações em função dos possíveis painéis estarem cobertos por fuligem. Estes sítios compõem a amostra, mas serão considerados apenas alguns de seus atributos.