• Nenhum resultado encontrado

Proteção antiphishing

No documento ESET Internet Security (páginas 82-87)

O termo roubo de identidade define uma atividade criminal que usa engenharia social (a manipulação de usuários para obter informações confidenciais). O roubo de identidade é frequentemente usado para obter acesso a dados sensíveis como números de contas bancárias, códigos de PIN e outros. Leia mais sobre essa atividade no glossário. O PRODUCTNAME oferece proteção antiphishing; páginas da web conhecidas por distribuir esse tipo de conteúdo podem ser bloqueadas.

Recomendamos que você ative a proteção antiphishing no PRODUCTNAME. Para isso, abra a Configuração avançada (F5) e vá para Web e email > Proteção antiphishing.

Visite nosso artigo da Base de conhecimento para mais informações sobre a Proteção antiphishing no PRODUCTNAME.

Acessando um site de roubo de identidade

Ao acessar um site de roubo de identidade reconhecido, você verá a caixa de diálogo a seguir no seu navegador da web. Se ainda quiser ter acesso ao site, clique em Ignorar ameaça (não recomendável).

OBSERVAÇÃO

por padrão, sites de roubo de identidade em potencial que tiverem sido permitidos expirarão horas depois. Para permitir um site permanentemente, use a ferramenta de gerenciamento de endereços de URL. A partir de Configuração avançada (F5) abra Web e email > Proteção do acesso à Web > Gerenciamento de endereços URL > Lista de endereços, clique em Editar e adicione o site que deseja editar na lista.

Denúncia de site de roubo de identidade

O link Denunciar permite que você denuncie um site de phishing/malicioso para análise da ESET.

OBSERVAÇÃO

antes de enviar um site para a ESET, certifique-se de que ele atenda a um ou mais dos seguintes critérios:

o site não foi detectado,

o site foi detectado incorretamente como uma ameaça. Nesse caso, você pode Informar página incorretamente bloqueada.

Como alternativa, você pode enviar o site por email. Envie seu email para samples@eset.com. Lembre-se de incluir uma linha de assunto clara e o máximo de informações possível sobre o site (por exemplo, o site do qual você foi enviado, como ouviu falar sobre ele, etc.).

Proteção de rede

O Firewall controla todo o tráfego de rede para e a partir do sistema. Isso é realizado através da permissão ou proibição de conexões individuais de rede, com base em regras de filtragem. Ele fornece proteção contra ataques de computadores remotos e ativa o bloqueio de alguns serviços. Ele também fornece proteção antivírus para protocolos HTTP, POP3 e IMAP. Esta funcionalidade representa um elemento muito importante na segurança do computador. O PRODUCTNAME vai informar quando você conectar a uma rede sem fio desprotegida ou uma rede com proteção fraca.

o modo de filtragem, regras e configurações detalhadas. Você pode acessar configurações mais detalhadas ao clicar na engrenagem > Configurar ao lado de Firewall, ou pressionandoF5 para acessar a Configuração avançada.

Clique na engrenagem ao lado do Firewall para acessar as seguintes configurações:

Configurar... - Abre a janela Firewall na Configuração avançada, que permite definir como o firewall tratará a comunicação de rede.

Pausar firewall (permitir todo o tráfego) - O contrário do bloqueio de todo o tráfego de rede. Se ela for

selecionada, todas as opções de filtragem do Firewall serão desativadas, e todas as conexões de entrada e de saída serão permitidas. Clique em Ativar firewall para reativar o firewall enquanto a filtragem de tráfego de rede está neste modo.

Bloquear todo o tráfego - Todas as comunicação de entrada e saída serão bloqueadas pelo Firewall. Utilize essa opção somente se suspeitar de riscos de segurança críticos que requeiram a desconexão do sistema da rede. Embora a filtragem de tráfego de rede esteja no modo Bloquear todo o tráfego, clique em Parar de bloquear todo o tráfego para restaurar a operação normal do firewall.

Modo automático - (quando outro modo de filtragem está ativado) - Clique para trocar o modo de filtragem

para modo de filtragem automático (com regras definidas pelo usuário).

Modo interativo - (quando outro modo de filtragem está ativado) - Clique para trocar o modo de filtragem para modo de filtragem interativo.

Proteção contra ataque de rede (IDS) - Analisa o conteúdo do tráfego da rede e protege contra ataques de rede. Tráfego que seja considerado perigoso será bloqueado.

Proteção contra botnet - Identifica malware de forma rápida e precisa no seu sistema.

Redes conectadas - Mostra as redes às quais os adaptadores de rede estão conectados. Depois de clicar no link abaixo do nome da rede, você será solicitado a selecionar um tipo de proteção (estrito ou permitido) para a rede à

qual você está conectado via seu adaptador de rede. Essa configuração define o quanto seu computador é acessível para outros computadores na rede.

Lista de proibições temporária de endereço IP - Exibe uma lista de endereços de IP que foram detectados como a fonte de ataques e adicionados à lista de proibições para bloquear a conexão por um período de tempo. Para mais informações, clique nesta opção e pressione F1.

Assistente de solução de problemas - O assistente de solução de problemas ajuda a resolver problemas de conectividade causados pelo Firewall ESET. Para obter informações mais detalhadas, consulte Assistente de solução de problemas.

Firewall

O Firewall controla todo o tráfego de rede para e a partir do sistema. Isso é realizado através da permissão ou proibição de conexões individuais de rede, com base em regras de filtragem especificadas. Fornece proteção contra ataques de computadores remotos e pode bloquear alguns serviços possivelmente perigosos. Ele também fornece proteção antivírus para protocolos HTTP(S), POP3(S) e IMAP(S).

Básico Ativar firewall

Recomendamos que deixe este recurso ativado para garantir a segurança do seu sistema. Com o firewall ativado, o tráfego de rede é rastreado em ambas as direções.

Avaliar também as regras do Windows Firewall

No modo automático, permitir também o tráfego de entrada permitido pelas regras do Windows Firewall, a menos que seja explicitamente bloqueado por regras ESET.

Modo de filtragem

O comportamento do firewall é alterado com base no modo de filtragem. Os modos de filtragem também influenciam o nível de interação necessário do usuário.

Os modos de filtragem a seguir estão disponíveis para o Firewall do PRODUCTNAME: Modo de filtragem Descrição

Modo automático O modo padrão. Esse modo é adequado para usuários que preferem o uso fácil e conveniente do firewall sem necessidade de definir regras. Regras personalizadas e definidas pelo usuário podem ser criadas, mas não são exigidas no modo automático. O modo automático permite todo tráfego de saída para um determinado sistema e bloqueia a maioria do tráfego de entrada, exceto algum tráfego da zona confiável (como especificado em IDS e opções avançadas/serviços permitidos) e responde a comunicações de saída recente.

Modo interativo Permite que você crie uma configuração personalizada para seu Firewall. Quando uma comunicação para a qual não há regras aplicadas for detectada, será exibida uma janela de diálogo com a informação de uma conexão desconhecida. A janela de diálogo dá a opção de permitir ou negar a comunicação, e a decisão de permitir ou negar pode ser salva como uma nova regra para o Firewall. Se o usuário escolher criar uma nova regra, todas as futuras conexões desse tipo serão permitidas ou bloqueadas de acordo com essa regra. Modo com base

em políticas Bloqueia todas as conexões que não são definidas por uma regra específica que as permite.Esse modo permite que os usuários avançados definam as regras que permitem apenas as conexões desejadas e seguras. Todas as outras conexões não especificadas serão bloqueadas pelo Firewall.

Modo de

aprendizagem Cria e salva regras automaticamente, este modo é melhor usado para a configuração inicial doFirewall, mas não deve ser deixado ativado durante longos períodos de tempo. Nenhuma interação com o usuário é exigida, porque o PRODUCTNAME salva as regras de acordo com os parâmetros predefinidos. O modo de aprendizagem não deve ser apenas usado até que todas as regras para as comunicações exigidas tenham sido criadas para evitar riscos de segurança.

Perfis

Perfis podem ser usados para personalizar o comportamento do Firewall do PRODUCTNAME ao especificar diferentes conjuntos de regras em diferentes situações.

Ativar Monitor Doméstico Conectado

Protege computadores de ameaças de rede de entrada (Wi-Fi). Notificar sobre dispositivos de rede recentemente descobertos Notifica quando um novo dispositivo é detectado em sua rede.

Avançado

Permissões

Aqui você pode adicionar regras e definir como o Firewall processará o tráfego de rede. Zonas

OBSERVAÇÃO

É possível criar uma exceção IDS quando o Botnet atacar seu computador. Uma exceção pode ser modificada em Configuração avançada (F5) > Proteção de rede > Proteção contra ataque de rede > Exceções IDS clicando em Editar.

No documento ESET Internet Security (páginas 82-87)

Documentos relacionados