• Nenhum resultado encontrado

radicionalmente têm sido utilizados como barreira protectora às agressões a que a pele está sujeita, preparações de óxido de zinco em pomada ou um petrolato. Tratando-se de uma opção frequente e eficaz, importa salientar que esses produtos apresentam dificul-dades acrescidas podendo mesmo ser problemática a sua utilização. Muitas vezes interferem na função do material de penso, tanto na absorção como na aderência deste, podendo resultar muito difícil a sua remoção, com sérios danos para a pele, quando se deseja a manutenção da sua integridade.

Os produtos barreira deverão, por isso, ajudar a pele na sua importante função de resistir à acção cáustica e agressiva de agentes externos, contribuíndo para a manter íntegra. São varia-das as agressões a que a pele está sujeita. Contudo destacam-se as resultantes de fluidos cor-porais, como seja a incontinência ou o exsudado de feridas, bem como a acção provocada pela remoção de adesivos e outro material de penso.

Considerando a grande exposição a riscos de alteração da sua integridade, de que é alvo a pele, é fundamental a implementação de planos de cuidados efectivos e realistas com o objectivo principal de prevenir a ulceração da pele.

“Os produtos e compostos a usar na abordagem à pele peri-lesão são tão variados quanto as suas peculiaridades, e cada um retém algumas instruções muito específicas e precisas. Por tudo isto, é claro que não há nenhuma pedra filosofal ou panaceia, ou mesmo mão santa que irá abordar todas as mudanças, situações e circunstâncias que podem ser encontradas no cui-dado à pele que circunda as diferentes feridas agudas e crónicas.”

Fornells, 2006

Composição

Tradicionalmente os produtos de barreira apresentam-se sob a forma de cremes, que contêm uma emulsão de um óleo em água à qual é adicionado um silicone ou outro produto que seja repelente da água.

As novas tecnologias fornecem uma solução bastante mais eficaz, flexível, durável e que per-mite, simultaneamente, repelir a humidade e deixar a pele “respirar”. A sua aplicação permite

T

Livro de Bolso do Material de Penso 2017-2018

157

fornecer à pele, um polímero semi-permeável sob a forma de camada fina. Tem sido demons-trando que estes tipos de produtos são rentáveis por permitirem poupar tempo de prestação de cuidados e em simultâneo conferirem uma maior proteção2.

Indicações de utilização

Importa, então, deixar bem claro que os produtos usados na proteção da pele têm como princi-pal finalidade garantir a sua função de barreira contra as agressões provocadas por fluidos e outros agentes irritantes, e ainda aquelas resultantes de uma acção mecânica, da colagem re-petitiva de adesivos e outro material de penso, que remove progressivamente as células do ex-trato córneo da epiderme até a formação da lesão. A sua utilização como medida preventiva do desenvolvimento de úlceras por pressão é absolutamente ineficaz. Devemos recordar que a causa subjacente à formação de uma úlcera por pressão é distinta da causada por exposição à humidade ou outros agentes irritantes.

Assim, as indicações para a aplicação dos produtos barreira ou protectores da pele são as se-guintes:

• Prevenir a maceração da pele em regiões expostas ao contacto com humidade, como sejam incontinência urinária e fecal, exsudado de úlceras etc.;

• Protecção contra agentes irritantes, dos quais resulta um eritema por contacto, como por exemplo fraldas

• Protecção da pele contra a acção de destacamento provocada por adesivos e outros materiais de penso.

Estes produtos pela sua função já descrita, não têm acção em áreas onde já não existe epiderme, não deixando, porém de ser importante a sua aplicação como forma de evitar a perda continu-ada da epiderme ainda existente. Por outro lado não produzem dano se aplicados no leito das feridas, sendo certo que não têm qualquer ação nessa situação.

Precauções

A utilização dos novos produtos barreira, sendo bastante fácil, carece de alguns cuidados que vêm habitualmente descritos no folheto explicativo que acompanha os mesmos. Desta forma os profissionais devem consultar a informação contida no referido folheto.

De uma forma genérica devem ter-se em conta as seguintes precauções:

• A pele deve estar bem limpa e seca antes de o produto ser aplicado;

• A aplicação simultânea com outros cremes interfere na ação dos produtos barreira;

• Não devem ser aplicados em situações de infecção da pele;

Livro de Bolso do Material de Penso 2017-2018

158

• A sua utilização em locais onde são colocados eléctrodos poderá interferir com o re-gular funcionamento dos mesmos.

João Dias

Referências

1 Fornells, Manuel Gago; González, Fernando García.(2006) Cuidados de la piel Perilesional.GNEAUPP.

2 Voegli D, Voegli L (2008), Skin care and incontinence in the elderly - Nursing & Residential Care 3 Nahla R. Al-Samarrai; Gwen C. Uman; Teeb N. Al-Samarrai; Cathy A. Alessi. (2007) Introducing a New

In-continence Management System for Nursing Home Residents. URL

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2492984/pdf/nihms41344.pdf

4 Fader M, Cottenden A, Getliffe K, Gage H, Clarke-O’Neill S, Jamieson K, et al. Absorbent products for uri-nary/faecal incontinence: a comparative evaluation of keyproduct designs. Health Technol Assess 2008;12(29).

5 Cameron J, Hoffman D, Wilson J, Cherry G. A liquid film-forming acrylate for peri-wound protection: a systematic review and meta-analysis (3M Cavilon no-sting barrier film). J Wound Care. 2005 May;14(5):233-6. URL: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16618326 -

Livro de Bolso do Material de Penso 2017-2018

159 Askina® Barrier Cream

B Braun

Descrição

Creme barreira de longa duração constitu-ída por água purificada, Etilhexil isonona-noato, Hexametil disiloxano, Poli-isobuti-leno, Copolímero de PVP/Eicoseno, Copo-límero de hidroxietil acrilato/acrilodimetil taurato de sódio, Butileno glicol, Fosfato de olet-3, Fenoxietanol, Coplímero de esti-reno hidrogenado/isopesti-reno, Alantoína, Carbómero, Trietanolamina, Metilpara-beno, PropilparaMetilpara-beno, EDTA dissódico.

Indicações

Proteção e hidratação de pele em risco por exposição a fluídos corporais como In-continência (urinária e/ou fecal) e para prevenção de irritação cutânea e peles muito secas.

Contraindicações/Precauções

Documentos relacionados