• Nenhum resultado encontrado

são protendidas Fissura Fissura

Todas as vigas

Fissurtas só nessa face da viga Fissuras só nessa face da viga

são protendidas

Fissura Fissura

Fissura

Fissura

VISTA A-A

Fissura

A

A

CAUSA DA FISSURAÇÃO : A protensão das vigas da grelha impõe à viga principal,

engastada nos pilares, uma rotação em torno de seu eixo o que produz uma torção nessa viga. Esse tipo de esforço é a chamada torção de compatibidade !

As tensões de cisalhamento devidas a essa torção se somam às tensões de cisalhamento devidas à força cortante, em apenas uma das faces das viga. Nesta face se formam as fissuras não esperadas pelo projetista. A torção, não considerada no cálculo, é a causa das fissuras.

SOLUÇÃO : No cálculo das estruturas não se deve esquecer da torção de compatibilidade, não só ao se considerar as cargas permanentes e sobrecargas como também os esforços gerados pela protensão na fase de execução.

OBSERVAÇÃO : Vale lembrar que as tensões e as deformações em concreto protendido são a diferença entre as causadas pelas cargas atuantes e as causadas pela protensão. Como elas são da mesma ordem de grandeza, o resultado é que as deformações finais são pequenas.

Na fase de construção , no entanto, apenas com o peso próprio da estrutura, a protensão pode vir a prevalecer e dai resultarem esforços e deformações não previstos para a obra pronta.

EXEMPLO Nº 97:

TIPO DE ESTRUTURA : Brise Soleil ligado a borda de uma laje lisa em balanço.

FISSURAÇÃO : Fissuras verticais no meio dos vãos.

ESQUEMA :

Fissuras

Brise Soleil ligado na laje lisa Teto Tipo

CAUSA DA FISSURAÇÃO : O Brise Soleil tenta acompanhar a deformação da laje, muito flexível, e não tendo armadura de flexão adequada, fissura no meio dos vãos, onde a curvatura da laje e em consequência o momento de flexão no brise soleil são maiores.

Seria o que chamamos flexão de compatibilidade !

Na linha dos pilares a armadura da laje funciona como armadura da viga e as fissuras não são perceptíveis.

SOLUÇÃO : Um cálculo preciso que considere a existência e a rigidez do Brise Soleil. Esse pode ser feito com o método dos elementos finitos. O resultado dessa análise é uma maior quantidade de armadura no Brise Soleil.

Mesmo com base em um cálculo aproximado deve-se estimar uma armadura a ser colocada no fundo da viga.

No caso de estrutura já existente vale lembrar que essas fissuras são ativas , isto é, sempre que atuar uma sobrecarga na laje as fissuras abrirão, não se devendo portanto fazer qualquer reparo com material rígido e sim com material deformável.

OBSERVAÇÃO :

Seccionar o brise soleil, de modo a eliminar a sua rigidez, é uma solução que não consideramos adequada pois cria alguns problemas arquitetonicos e outros, como falta de estanqueidade etc...

EXEMPLO Nº 98

TIPO DE ESTRUTURA : Brise Soleil ligado a laje em balanço. Praticamente igual ao

exemplo n° 63, porém, como é uma falha que se repetiu em outra obra, consideramos adequado insistir na sua apresentação, até para reforçar a advertência.

FISSURAÇÃO : Fissuras verticais no meio do vão entre pilares e na linha dos pilares.

ESQUEMA :

Fissuras

Fissuras

Fissuras Brise Soleil ligado na laje

CAUSA DA FISSURAÇÃO : A flexão das vigas apoiadas nos pilares faz com que a laje também se deforme. O Brise Soleil ligado à laje também se deforma , e quando a sua armadura é insuficiente (como em geral é o caso), ele fissura. Novamente um caso de flexão de

compatibilidade !

SOLUÇÃO : É idêntica ao do caso anterior nº 97 , isto é, um cálculo preciso que considere a existência e a rigidez do brise soleil. Esse cálculo pode ser feito com o método dos elementos finitos.

O resultado dessa análise é uma maior quantidade de armadura no brise soleil.

Mesmo com base em um cálculo aproximado pode-se estimar uma armadura a ser colocada no fundo e no topo da viga do Brise Soleil.

No caso de estrutura já existente vale lembrar que essas fissuras são ativas , isto é, sempre que atuar uma sobrecarga na laje as fissuras abrirão, não se devendo portanto fazer qualquer reparo com material rígido e sim com material deformável.

OBSERVAÇÃO :

Como já dito no caso n° 97, seccionar o Brise Soleil, de modo a eliminar a sua rigidez, é uma solução que não consideramos adequada pois cria problemas arquitetonicos e outros, como falta de estanqueidade etc...

EXEMPLO Nº 99:

TIPO DE ESTRUTURA : Estrutura em grelha de concreto armado suportando uma piscina olímpica (50metros) elevada do solo cerca de 5metros. Idade da obra , cerca de 20 anos.

FISSURAÇÃO : Fissuração e queda do cobrimento das armaduras das vigas. ESQUEMA :

L = 50 m

MAR

AGUA FORTEMENTE CLORADA

MARESIA Vigas com armaduras fortemente corroídas Infiltração

Infiltração de água clorada

Barras corroídas

MARESIA

Cobrimento de concreto rompido deixando expostas as barras

da piscina

Cloro

Oxigênio do ar

Cloro

CAUSA DA FISSURAÇÃO: O cloro contido na água da piscina e na maresia ataca e destroe a camada passivadora que protege as barras de aço e a partir de então o oxigênio do ar começa a oxidar as barras, formando a ferrugem que é uma substância expansiva. Ao se expandir, a ferru- gem rompe o cobrimento de concreto da barra oxidada. Essa ruptura longitudinal do cobrimento já indica um adiantado estado de corrosão das armaduras.

SOLUÇÃO : Eliminar as infiltrações da água da piscina, recompondo a impermeabilização interna da piscina. Substituir as armaduras corroídas. Refazer o cobrimento das vigas com arga- massa epóxica bem adensada e bem acabada. Proteger a superfície do argamassa com material impermeável. Em obras novas usar cobrimento de concreto de 7a 9cm executado com concreto de alto teor de cimento, bem lançado (sem segregação), bem adensado e principalmente bem curado. O cálculo e o detalhe das armaduras nos cantos da piscina deve ser feito com barras inclinadas e com tensão baixa no aço para reduzir a fissuração e as infiltrações. A imperme- abilização deve ser resistente à ação do cloro.

OBSERVAÇÃO:Hoje com o uso de microsílica e superplastificantes é possível executar

EXEMPLO Nº 100:

TIPO DE ESTRUTURA : Inúmeras mesas e bancos de concreto armado em jardim público junto à praia com ventos muito frequentes.

FISSURAÇÃO : Fissuração e queda do cobrimento das armaduras dos pilaretes e das lajes.

ESQUEMA :

ANTES

Mesa de concreto

Documentos relacionados