• Nenhum resultado encontrado

Ø Protocolo: definição do protocolo para ser usado pela rota (UDP ou TCP) Por padrão, definir como sendo UDP;

Ø País: selecionar o país da rota. Este campo define o Código do

País, o qual é definido na Guia “País”;

Ø Status: opção para ativar ou desativar a rota.

Figura 114 - Após ter preenchido com os campos, deve-se clicar no botão Cadastrar (Figura 56). Caso os campos “Código de área”, “Prefixo inicial” e “Prefixo final” não estejam preenchidos, o sistema retorna o erro da Figura 57. Para os demais erros, o sistema retorna mensagens autoexplicativas. Figura 115

Observe que as rotas são formadas através de faixas numerais que são formadas com os seguintes campos: “Código de País + Código de Área + Prefixo inicial” até “Código de País + Código de Área + Prefixo final” Exemplo: País : Brasil (implica em “Código de País” = 55) Código de Área : 48 Prefixo Inicial : 37210000 Prefixo Final : 37219999

Capítulo 06

SIP Router Local - SRL

A faixa de números será definida pelos telefones: 554837210000 até 554837219999 O sistema está preparado para gerenciar as rotas conflitantes, o qual aponta para os diversos destinos levando em consideração suas prioridades, independentes de serem ou não faixas de rotas exatamente iguais.

8.2.

EDIÇÃO DE UMA ROTA EXISTENTE

Para editar uma rota existente, mova o mouse para cima de uma das linhas da listagem de rotas cadastradas até que o cursor do mouse apareça uma “mãozinha” e esta linha fique em tom de cinza (Figura 58). Logo após, dê um clique com o mouse para aparecer a tela de edição da mesma (Figura 59). Note que esta tela e seus campos são os mesmos da Figura 56, quando se realiza um cadastro de uma rota nova, alterando o botão “Cadastrar” para o botão “Salvar”. Pode-se alterar qualquer campo e no final pressionar o botão “Salvar”.

Figura 116 – Edição de rota

Figura 117– Edição de rota

8.3.

EXCLUSÃO DE UMA OU MAIS ROTAS EXISTENTES

Para excluir uma ou mais rotas, deve-se selecionar as rotas desejadas para realizar a exclusão e logo após clicar no botão “Excluir selecionados” (Figura 60).

Figura 118 – Exclusão de rota

8.4.

EXCLUSÃO DE TODAS AS ROTAS

Para excluir todas as rotas, deve-se clicar no link “Excluir Todas as Rotas” (Figura 61).

Figura 119– Exclusão de rota

Capítulo 06

SIP Router Local - SRL

8.5.

ATUALIZAÇÃO DE MÚLTIPLAS ROTAS

Para a realização de atualização de vários campos simultaneamente, devem ser selecionados as linhas que a serem atualizadas e, em seguida, clicar no botão “Atualizar selecionados” (Figura 62). Irá aparecer a tela com os possíveis campos para serem atualizados. Deve-se alterar os campos desejados e checá-los para definir quais devem ser alterados, conforme exemplo da Figura 63. Em seguida, clicar no botão “Salvar”.

Figura 120– Atualização de Múltiplas rotas

Figura 121 – Atualização de Múltiplas rotas

8.6.

APLICAÇÃO DAS ALTERAÇÕES DE ROTAS

Logo após serem incluídas, excluídas, alteradas, habilitadas e/ou desabilitadas as rotas e/ou peers, deve-se aplicar as modificações para que de fato sejam consideradas como válidas. Para tal, na guia rotas deve-se clicar no botão “Aplicar alterações” (Figura 64) e logo em seguida clicar no botão “Aplicar” (Figura 65) para se sejam aplicadas as alterações feitas.

Figura 122 – Aplicar Alterações (1)

Figura 123 – Aplicar Alterações (2)

8.7.

PROCURANDO INFORMAÇÕES SOBRE AS ROTAS

CADASTRADAS

Existem 2 (duas) formas de busca das rotas cadastradas. As duas formas podem ser aplicadas tanto na tela de visualização da listagem de peers (Figura 52) ou na listagem das rotas do peer selecionado (Figura 54). O filtro é aplicado conforme são digitados os termos de pesquisa e a seleção aparece na planilha abaixo. A diferença da busca é o resultado, todavia a forma de operação é a mesma.

Na primeira os resultados conterão a listagem dos peers que foram filtrados com os parâmetros de busca e na segunda as rotas de determinado peer.

Capítulo 06

SIP Router Local - SRL

A primeira forma de busca, é a busca por atributo. Esta considera todos os campos da planilha como campos de filtro, sendo que o campo “Tipo” deve ser definido como “Atributo”. Figura 124

A segunda forma de busca é a busca de rotas ativas. Esta realiza o filtro dos peers buscando como critério de pesquisa uma rota no formato E.164, ou seja, deve-se inserir no campo o número inteiro de busca a partir do código de país. Ex: caso deseje-se buscar as instituições que possuam rotas para o número +55-48-37216335, deve-se selecionar como tipo de busca a opção “Rotas Ativas” e no campo de busca inserir o valor “554837216335” (Figura 67 - visão peers e Figura 68 - visão rotas de determinado peer).

Figura 125 - visão peers

Figura 126 - visão rotas de determinado peer

8.8.

VERIFICAR ENCAMINHAMENTO DNS ENUM

Para verificar o encaminhamento de rotas nas zonas de encaminhamento DNS ENUM, deve-se clicar no botão “Verificar Encaminhamento” na guia Rotas (Figura 69).

Figura 127 – Verificar encaminhamento - pesquisa por atributo

Em seguida, deve-se entrar com o número completo no formato E.164 conforme explicado na seção 6.6, sendo que ao digitar o número de busca o sistema vai realizar o filtro para verificar em qual zona a rota se encontra cadastrada (Figura 70). É possível verificar detalhes do registro, clicando no ícone ao lado da zona ENUM (Figura 71). Caso o status apresente como “OK”, é porque existe rota na zona ENUM, caso apresente como “SEM ROTA!”, é porque não existe rota ENUM nesta zona.

Figura 128 - Verificar encaminhamento – pesquisa por rota

Capítulo 06

SIP Router Local - SRL

Figura 129 - Verificar encaminhamento - pesquisa por rota (2)

8.9.

EXPORTAÇÃO/IMPORTAÇÃO DE ROTAS

Na guia Rotas, visão Peers, pode-se facilmente exportar as rotas clicando no ícone “Exportar Rotas”. Vai ser criado um arquivo com todas as rotas do peer. Para poder se importar, basta clicar no ícone “Importar Rotas”, selecionar o arquivo com as rotas de importação e clicar em “Enviar”. Caso esteja marcado para “Preencher com valores padrão se o valor não estiver setado”, os campos que no arquivo não estiverem configurados serão utilizados os campos preenchidos da interface.

9. CONTABILIZAÇÃO

Na guia Contabilização é possível realizar a contabilização das chamadas que passam pelo SRL. Esta tela é autoexplicativa, sendo que devem ser selecionados os peers de origem e os peers de destino, selecionar o intervalo de contabilização desejado e informar o tipo de relatório desejado. O relatório que esta tela gera pode ser no formato em tabela, nas quais as ligações completadas e não completadas aparecem em linhas de tabelas distintas (Figura 73); pode ser no formato em matriz, nos quais aparecem os Peers nas linhas e colunas e contém a quantia de chamadas e total de tempo das ligações completadas e não completadas em tabelas distintas (Figura 74); e ainda pode ser no formato de gráficos (Figura 75).

Figura 130 - Módulo Contabilização

Figura 131 – Chamadas completadas

Figura 132 – Matriz de Tráfego – Chamadas Completadas

Capítulo 06

SIP Router Local - SRL