• Nenhum resultado encontrado

3 Características de Agilidade e Processos de Testes – Quasi-Revisão sistemática

3.1 Introdução

3.1.1 Protocolo de revisão sistemática

Um dos critérios utilizados para a definição do protocolo da revisão foi realizar as pesquisas utilizando as características de agilidade mapeadas por Abrantes (2012).

Esta opção foi decorrente da premissa que um determinado gerente de projeto ou gestor de processo ao optar pelo uso de uma determinada prática ágil, implicitamente estará fornecendo às atividades associadas uma determinada característica ou um conjunto de características de agilidade.

Sendo assim, ao iniciar uma pesquisa por relatos de adoção de características de agilidade em atividades de testes esperamos indiretamente recuperar também práticas associadas que estão sendo aplicadas no âmbito destas atividades.

O estudo secundário foi encaminhado utilizando o conjunto das dezoito características de agilidade (dispostas no Apêndice B) e teve como objetivo procurar por estudos e relatos de atividades de testes contemplando estas características, registros de problemas em sua adoção e trade-offs. E eventualmente verificar se existem outras características que ainda não tenham sido mapeadas.

O protocolo de revisão sistemática inicial é baseado em (BIOLCHINI et al., 2005), e o método para aplicar a revisão sistemática utilizou a abordagem PICO (PAI et al, 2004). Este procedimento divide a questão de pesquisa em quatro partes: Identificação da População de interesse (Population), Intervenção (Intervention), Comparação da intervenção (Comparison) se aplicável, e resultado (Outcome).

Segundo este método, os quatro elementos são conectados através do operador lógico AND e as palavras-chaves que fazem parte do mesmo elemento estarão associadas através do operador OR.

Como o objetivo inicial deste estudo foi caracterizar a adoção das características de agilidade em processos de teste, não foram realizadas comparações, nem foi possível realizar meta-análise. Dessa forma, não foi considerado o elemento de Comparação da Intervenção (Comparison), e o estudo neste caso passa a ser uma quasi-revisão sistemática (TRAVASSOS et al., 2008).

A questão principal definida foi: Existem relatos de uso de características e/ou práticas ágeis em processos de teste?

E a questão secundária: Existem evidências dos resultados obtidos a partir de sua adoção?

Tendo como problema a ser considerado:

Existem relatos de resultados obtidos na comunidade de desenvolvimento de software com a adoção de caraterísticas de agilidade em seus projetos. Por outro lado, no contexto de atividades de testes de software é necessário fornecer agilidade

39 em projetos que apresentam uma quantidade significativa de requisitos funcionais e não funcionais, quando estas atividades podem vir a necessitar de um tempo longo para sua execução.

Na etapa anterior de revisão preliminar da literatura sobre testes e agilidade foram recuperados dois artigos que abordam o conceito de agilidade em processos de testes. Estes artigos foram utilizados como controle para o protocolo da revisão:

 Artigo 1: Kristian Rautiainen and Maaret Pyhäjärvi, Integrating testing and implementation into development, Engineering Management Journal; Mar 2004; 16, 1; ABI/INFORM Global

 Artigo 2: Kristian Rautiainen, Juha Itkonen and Maaret Pyhäjärvi, Increasing understanding of the modern testing perspective in software development projects, System Sciences, 2003. Proceedings of the 36th Annual Hawaii International Conference on, 2003.

As fontes de documento foram:

 Artigos, Relatórios técnicos disponíveis na WEB a serem recuperados através de máquinas de busca às bases de dados eletrônicas.

 Anais de conferências: Experimental Software Engineering Latin America Workshop- ESELAW (2004 a 2011)

A linguagem considerada nas buscas foi o inglês. As palavras-chaves de cada elemento do protocolo foram:

População:

 Palavras Chave: software application , software system , computer software , software components , project management , software measurement;

Intervenção: Questão Principal: Testes de Software;  Palavras Chave: testing, validation, verification;

Comparações:

 Não aplicável neste caso

Resultados: Atividades de testes apresentando as características de agilidade.  Palavras Chave: agility, agile, time boxing, leanness, adaptability,

feedback, collaborative, cooperative, people-orientation, incremental, small teams, local teams, interactive, reflection and introspection, transparency, auto-organization , emergence, convergence, modularity, constant testing;

40 Critérios de inclusão:

Os documentos devem tratar de características e/ou práticas que visam fornecer agilidade a processos e/ou atividades de teste;

Critérios de exclusão:

Não serem aplicados a atividades de teste;

Ao descrever a atividade de testes o artigo deverá fazer referência pelo menos a uma das características ágeis contidas no Apêndice B– sendo que o artigo pode ter utilizado outra terminologia, desde que preserve o conceito associado;

Os artigos devem descrever a forma proposta de utilização de uma determinada característica na(s) atividade(s) de Teste. Caso contrário, o artigo deverá ser descartado.

A seleção dos estudos foi realizada por dois pesquisadores, sendo um deles com larga experiência em pesquisas nesta área de conhecimento.

O pesquisador de menor experiência realizou uma primeira leitura do título e abstract de cada artigo recuperado nas máquinas de busca classificando-os em:

(a) Leitura: Documentos que descrevem atividades de testes observando alguma característica ágil;

(b) Excluído: Documentos que não tratam de características de agilidade em atividades/processos de teste;

(c) Dúvida: Documentos para os quais o pesquisador A ficou em dúvida se deveriam fazer parte da relação de artigos selecionados;

Após esta classificação, o pesquisador com mais experiência leu também o título e abstract de cada artigo classificado como Dúvida classificando-os em Leitura ou Excluído.

Na sequencia, o pesquisador que fez a primeira seleção leu todos os artigos classificados como Leitura reclassificando-os como: (a) Incluído: Documentos que atendam os critérios de inclusão e não atendam os critérios de exclusão (b) Excluído: Documentos que não atendam os critérios de inclusão ou que atendam os critérios de inclusão e atendam pelo menos um dos critérios de exclusão.

Após a execução do procedimento de seleção foi realizada a extração das informações de interesse do trabalho.

A string de busca apresentada abaixo foi devidamente adaptada para as máquinas SCOPUS, WEB OF SCIENCE, IEEExplore e El Compendex:

("software development" OR "software application" OR "software system" OR "computer software" OR "software components" OR "project management" OR

41 "software measurement‖) AND ("testing" OR "validation" OR "verification‖) AND (("agility" OR "agile") AND ("time boxing" OR "leanness" OR "adaptability" OR "feedback" OR "collaborative" OR "cooperative" OR "small teams" OR "local teams" OR "incremental" OR "interactive"))