• Nenhum resultado encontrado

4 MATERIAIS E MÉTODOS

4.4 Protocolos de Tratamento

Foram realizadas radiografias interproximais dos dentes a serem restaurados, para verificação da extensão da lesão cariosa ou restauração prévia. Após anestesia (Alphacaine 50, DFL, Jacarepaguá, RJ, Brasil), foram seguidos protocolos para o

preparo cavitário e restauração. Todos os procedimentos operatórios foram realizados por um único operador.

4.4.1 Protocolo de preparo das cavidades

A forma de contorno foi orientada pela presença de tecido cariado ou pela forma da restauração a ser substituída. A dentina infectada foi removida com instrumentos manuais e broca esférica em baixa rotação, permanecendo intocada a dentina com textura coriácea. Foram englobadas as faces ocluso-proximais com remoção de restaurações defeituosas, tecido cariado e esmalte friável. A cavidade de acesso à face proximal foi estabelecida da forma mais conservadora possível, com sua orientação em direção à lesão proximal, evitando os contatos com os dentes antagonistas previamente demarcados e mantendo as paredes da caixa proximal livres de contato com o dente adjacente. Para minimizar as chances de contato acidental com a superfície proximal do dente adjacente, a mesma foi protegida com matriz metálica (Matrix Tofflemire, TDV Dental Ltda., Pomerode, SC, Brasil) estabilizada com uma cunha de madeira (TDV Dental Ltda., Pomerode, SC, Brasil). A cunha de madeira possibilitou, adicionalmente, um leve afastamento dental para compensar a espessura da matriz e facilitar a posterior obtenção do contato proximal. A remoção de material restaurador insatisfatório e o preparo da cavidade foram feitos com a broca carbide 245 (Jet Carbide Burs, Beavers Dental, Morrisburg, Ontário, Canadá), em alta velocidade usando refrigeração ar-água. Todos os ângulos internos foram arredondados e o esmalte friável ao longo da parede gengival foi removido com instrumento cortante manual. Os ângulos cavo- superficiais foram regularizados sem bisel, usando broca carbide 245, adaptada em contra-ângulo e em baixa rotação. Não foram feitas retenções adicionais.

Após isolamento absoluto do campo operatório, a cavidade foi lavada com jatos de ar e água. A secagem foi feita com papel absorvente. Nas cavidades profundas (estendendo-se até o terço interno da dentina) foi realizada a proteção do complexo dentino-pulpar com a aplicação do cimento de hidróxido de cálcio (Hydro C, Dentsply, Petrópolis, RJ, Brasil) seguido do cimento de ionômero de vidro (Vitrebond, 3M ESPE, St. Paul, MN, EUA).

4.4.2 Protocolo de restauração das cavidades

Foram empregados os sistemas restauradores listados no Quadro 8.

4.4.2.1 Protocolo para o sistema adesivo e resina composta de

baixa contração (silorano)

Após a inserção de matriz metálica circunferencial em porta matriz Tofflemeire (Golgran Indústria e Comércio de Instrumental Odontológico Ltda., São Caetano do Sul, SP, Brasil) e cunha de madeira, a área de contato da matriz com o dente adjacente foi cuidadosamente brunida com brunidor no 29 (SSWhite Duflex, Rio de Janeiro, RJ, Brasil). A adaptação da matriz à parede gengival do preparo foi verificada com sonda exploradora. Toda a superfície de esmalte foi condicionada com ácido fosfórico 37% por 15s, seguido de enxague por 30s com jato de ar e água. O excesso de água foi removido com papel absorvente e o primer autocondicionante foi aplicado por 15s com pincel descartável (KGbrush, KG Sorensen, Cotia, SP, Brasil), seguido de aplicação de um leve jato de ar e fotoativação por 10s. Posteriormente, aplicou-se o Adesivo com pincel descartável seguido de aplicação de um leve jato de ar e fotoativação por 10s. A inserção e escultura da resina Filtek P90® foi feita em incrementos oblíquos de aproximadamente 2,0 mm de espessura máxima. Primeiramente, foi confeccionada a caixa proximal para posterior confecção da caixa oclusal da restauração. Cada incremento foi fotoativado por 40s. Todos os procedimentos de fotoativação foram realizados utilizando uma fonte de luz halógena com irradiância mínima de 600 mW/cm2 (XL 3000, 3M Dental Products, St. Paul, MN, EUA), verificada periodicamente por um radiômetro (CL 150, DMC Equipamentos, São Carlos, SP, Brasi). Após inserção e fotoativação do último incremento, removeu-se o conjunto matriz/cunha e realizou-se fotoativação adicional através dos sítios vestibular, lingual / palatina e oclusal. Os excessos mais grosseiros de material restaurador foram removidos com lâmina de bisturi no 15 e os contatos oclusais foram ajustados utilizando broca carbide multilaminada n. 9714FF (KG Sorensen, Cotia, SP, Brasil).

4.4.4.2 Protocolo para o sistema convencional (metacrilato)

Após a inserção de matriz metálica circunferencial em porta matriz Tofflemeire (Golgran Indústria e Comércio de Instrumental Odontológico Ltda.) e cunha de

madeira, a área de contato da matriz com o dente adjacente foi cuidadosamente brunida com brunidor no 29. A adaptação da matriz à parede gengival do preparo foi verificada com sonda exploradora. Toda a superfície de esmalte foi condicionada com ácido fosfórico 37% por 15s, seguido de enxágue por 30s com jato de ar e água. O excesso de água foi removido com papel absorvente e foi aplicado o Primer (frasco A) do Adper SE Plus® com pincel descartável (KGbrush), seguido do adesivo (frasco B) por 20s e aplicação de jato de ar por 10s. Posteriormente, foi aplicada a camada hidrofóbica seguida de um leve jato de ar e fotoativação por 10s. A inserção e escultura da resina Filtek P60® foi feita em incrementos oblíquos de 2,0mm de espessura máxima. Primeiramente foi confeccionada a caixa proximal para posterior confecção da caixa oclusal da restauração. Cada incremento foi fotoativado por 20s. Todos os procedimentos de fotoativação foram realizados utilizando uma fonte de luz halógena com irradiância mínima de 600 mW/cm2 (XL 3000), verificada periodicamente por um radiômetro (CL 150). Após inserção e fotoativação do último incremento, removeu-se o conjunto matriz/cunha e realizou-se fotoativação adicional através dos sítios vestibular, lingual / palatina e oclusal. Os excessos mais grosseiros de material restaurador foram removidos com lâmina de bisturi no 15 e os contatos oclusais foram ajustados utilizando broca carbide multilaminada n. 9714FF.

O acabamento e polimento das restaurações foram feitos, para ambos os protocolos, uma semana após a confecção das mesmas utilizando broca carbide multilaminada n. 9714FF e o sistema Enhance (Dentsply, Petrópolis, RJ, Brasil).

Documentos relacionados