• Nenhum resultado encontrado

PERGUNTA 04: Nas diretrizes propostas pela Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, direcionadas ao ensino das Línguas Estrangeiras Modernas,

7) De forma geral, o que você acha que a implantação do espanhol no ENEM pode significar para o ensino deste idioma no país?

6.3.3 Os conteúdos socioculturais – a prova

6.3.3.1 Prova de espanhol do ENEM

A prova de língua espanhola do ENEM é geralmente composta de quatro textos, sendo três do gênero jornalístico e um do gênero publicitário. Um dos textos, intitulado Bilingüismo en la Educación Media Continuidad, no continuísmo (MELIA, 2010) serve de base para duas questões de interpretação. O texto trata criticamente sobre a presença do bilinguismo no Paraguai, onde o guarani ganhou prestígio entre a população local ao se tronar disciplina obrigatória nas escolas.

As questões de interpretação têm como objetivo averiguar a capacidade do estudante egresso do Ensino Médio em identificar ideias presentes no texto, como forma de avaliar sua capacidade de leitura, interpretação e assimilação do conhecimento sobre o assunto discutido. Como é possível observar nas questões apresentadas na íntegra, abaixo, a primeira pergunta requer do aluno que ele indique, entre os argumentos expostos, qual deles comprova a afirmativa do autor que a língua guarani, nas escolas, deve ser tratada como língua de comunicação e não de imposição. De forma semelhante, a segunda pergunta inicia com uma reflexão sobre a supremacia que uma lingua pode impor sobre outra e relaciona este fato ao que aconteceu com o idioma espanhol e o guarani no Paraguai. Dessa forma, o aluno, também, precisa buscar no texto elementos que comprovem essa afirmação e consiga obter êxito e acertar a questão.

Texto para as questões 91 e 92

Bilingüismo en la Educación Media. Continuidad, no continuismo

Aun sin escuela e incluso a pesar de la escuela, paraguayos y paraguayas se están comunicando en guaraní. La comunidad paraguaya ha encontrado en la lengua guaraní una funcionalidad real que asegura su reproducción y continuidad. Esto, sin embargo, no basta. La inclusión de la lengua guaraní en el proceso de educación escolar fue sin duda un avance de la reforma educativa.

Gracias precisamente a los programas escolares, aun en contextos urbanos, el bilingüismo ha sido potenciado. Los guaraní hablantes se han acercado con mayor fuerza a la adquisición del castellano, y algunos castellanohablantes perdieron el miedo al guaraní y superaron los prejuicios en contra de él. Dejar fuera de la educación Medial al guaraní sería echar por la borda tanto trabajo realizado, tanta esperanza acumulada.

Cualquier intento de marginación del guaraní en la educación paraguaya merece la más viva y decidida protesta, pero esta postura ética no puede encubrir el continuismo de una forma de enseñanza del guaraní que ya ha causado demasiados estragos contra la lengua, contra la cultura y aun contra la lealtad que las paraguayas y paraguayos sienten por su querida lengua, el guaraní, lengua de comunicación, sí, mil veces sí; lengua de imposición, no.

MELIÀ B. Disponível em: http://www.staff.uni-mainz.de. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).

QUADRO 1 - ENEM 2010. 2º dia | Caderno 5 - AMARELO - Página 4. Disponível em:

<http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores/provas-e-gabaritos>. Acesso: 20 jan. 2015.

Vejo este texto como um perfeito exemplo de possibilidade de conhecimento cultural e variedade linguística. Considero importante, também, o fato de a primeira prova de espanhol do ENEM (2010) representar o idioma a partir da América Latina, sobretudo o Paraguai, que é um país muito próximo do Brasil, tanto geograficamente, quanto por conta do comércio, mas que, infelizmente, ainda é visto pelos brasileiros a partir de muitos preconceitos, equívocos e escárnio. Um texto como este emerge como uma oportunidade plural de representar a variedade linguística do idioma e colocar os brasileiros a par de um fato importante e muito próximo de nós que é a questão do bilinguismo no referido país vizinho. Sobre este assunto Ortiz (2013, p. 186) explica que

O conhecimento da língua-cultura de outro povo é válido e relevante, não somente pelo fato de o aprendiz conseguir uma maior interação com os usuários da língua que estuda, mas para ficar mais consciente das diversidades culturais que existem no mundo, incluindo na sua própria. Isso significa que a base para a intercompreensão e interação entre indivíduos, em nossa avaliação, deve apoiar-se no binômio conhecimento/respeito. Porém, numa nota negativa, faz-se importante pontuar que em nenhuma das questões se tenha relacionado este assunto ao que aconteceu, por exemplo, com o tupi-guarani ou a Língua Geral, aqui no Brasil. Tal contraste, na verdade, poderia servir como uma excelente oportunidade de contextualizar o tema à luz de nossa própria história.

No último parágrafo do fragmento sobre o bilinguismo, o autor afirma que a lingua Guarani, nas escolas, deve ser tratada como língua de comunicação e não de imposição. Qual dos argumentos abaixo foi usado pelo autor para defender essa ideia?

A O guarani continua sendo usado pelos paraguaios, mesmo sem a escola e apesar dela.

B O ensino médio no Paraguai, sem o guarani, desmereceria todo o trabalho realizado e as esperanças acumuladas.

C A língua guarani encontrou uma funcionalidade realque assegura sua reprodução e continuidade, mas só isso não basta.

D A introdução do guarani nas escolas potencializou a difusão da língua, mas é necessário que haja uma postura ética em seu ensino.

E O bilinguismo na maneira de ensinar o guarani tem causado estragos contra a língua, a cultura e a lealdade dos paraguaios ao guarani.

QUESTÃO 92

Em alguns países bilíngues, o uso de uma língua pode se sobrepor à outra, gerando uma mobilização social em prol da valorização da menos proeminente. De acordo com o texto, no caso do Paraguai, esse processo se deu pelo (a)

A falta de continuidade do ensino guarani nos programas escolares. B preconceito existente contra o guarani principalmente nas escolas. C esperança acumulada na reforma educativa da educação média. D inclusão e permanência do ensino do guarani nas escolas. E continuísmo do ensino do castelhano nos centros urbanos.

Outro assunto que chama muito a atenção nesta prova é a questão de número 94, que trata de uma propaganda de um sapato. O texto que acompanha o anúncio é rico na utilização de expressões de outo idioma, neste caso, o inglês, e a pergunta que o sucede é uma excelente forma de tratar sobre influências de estrangeirismos e identidade.

QUADR0 2 - ENEM 2010. 2º dia | Caderno 5 - AMARELO - Página 5. Disponível em:

<http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores/provas-e-gabaritos>. Acesso em 20 jan 2015.

Percebe-se, com base na pergunta, que a linguagem, propositadamente utilizada na propaganda, tem a função de atrair um público jovem para a compra do produto, o que justifica a presença de palavras em inglês como look, fashion e cool, que fazem parte do repertório lexical da nova geração dos mexicanos.

Este tema está de acordo com as habilidades propostas pela Matriz de Referências (2014) para a competência desta área por apresentar elementos de caráter linguístico atual, informativo e contextualizado. A partir da leitura desta questão, o aluno, para obter êxito, precisa de um conhecimento diversificado sobre linguagens e influências como estrangeirismos, por exemplo. Portanto, o estudo da língua a partir da perspectiva sociocultural é essencial e necessária.

Os demais textos da prova mencionada são de caráter informativo. O texto da Questão 95 (BRASIL, 2010, p. 4) apresenta um tema social importante, pois aborda o assunto “tabagismo, saúde e qualidade de vida”, temática que implica opinião, e que, consequentemente, pode gerar outros temas de relevantes discussões como comportamento, por exemplo.

QUESTÃO 94

¡BRINCANDO!

KangaROOS llega a México con diseños atléticos, pero muy fashion. Tienen un toque vintage con diferentes formas y combinaciones de colores. Lo más cool de estos tenis es que tienen bolsas para guardar llaves o dinero. Son ideales para hacer ejercicio y con unos jeans obtendrás un look urbano. www.kangaroos.com

O texto publicitário utiliza diversas estratégias para enfatizar as características do produto que pretende vender. Assim, no texto, o uso de vários termos de outras línguas, que não a espanhola, tem a intenção de

A atrair a atenção do público alvo dessa propaganda.

B popularizar a prática de exercícios esportivos.

C agradar aos compradores ingleses desse tênis.

D incentivar os espanhóis a falarem outras línguas.

E enfatizar o conhecimento de mundo do autor do texto

QUADRO 3 - ENEM 2010.2º dia | Caderno 5 - AMARELO - Página 5. Disponível em:

<http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores/provas-e-gabaritos>. Acesso em 20 jan 2015.

É possível perceber, a partir da análise da questão acima representada, que o objetivo é relacionar o texto ao seu tema principal. Essa estratégia, consequentemente, pode gerar reflexão sobre o assunto, o hábito de fumar, e levar ao leitor a questionar sobre os malefícios do uso do tabaco. A partir do meu ponto de vista, considero uma questão dentro das habilidades propostas pela Matriz de Referências uma vez que, levando em consideração o gênero textual escolhido, se trata de um tema que envolve problemas sociais e atualidade. Na colocação da pergunta, vê-se que a intenção é explorar o conhecimento do aluno dentro de várias habilidades como a de relacionar conhecimentos.

No entanto, em uma nota negativa, a partir do meu ponto de vista, é possível perceber que o texto da Questão 93 (BRASIL 2010, p. 4), Los animales, é pouco explorado socialmente e seu uso acontece apenas com a intenção de se visar à interpretação, como pode ser observado na questão abaixo:

QUADRO 4 - ENEM 2010. LC - 2º dia | Caderno 5 - AMARELO - Página 4. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores/provas-e-gabaritos>. Acesso em 20 jan 2015

QUESTÃO 95

Dejar de fumar engorda, pero seguir haciéndolo, también. Esa es la conclusión a que han llegado investigadores de la Universidad de Navarra que han hecho un seguimiento de 7.565 personas durante 50 meses. Los datos “se han ajustado por edad, sexo, índice de masa corporal inicial y estilo de vida”, ha explicado el director del ensayo, Javier Basterra-Gortari, por lo que “el único factor que queda es el tabaquismo”. El estudio se ha publicado en una Revista Española de cardiología.

El tabaco es un aneroxismo [quita el apetito], y por eso las personas que dejan de fumar engordan”, añade Basterra-Gortarri. Eso hace mucho más relevante el hallazgo del estudio. Puesto en orden, los que más peso ganan son los que dejan de fumar, luego, los que siguen haciéndolo, y, por último, los que nunca han fumado, indica el investigador. “Por eso lo mejor para mantener una vida saludable es no fumar nunca”, añade.

Benito E. 23 de agosto de 2005. (fragmento).

O texto jornalístico caracteriza-se basicamente por apresentar informações a respeito dos mais variados assuntos, e seu título antecipa o tema que será tratado. Tomando como base o fragmento, qual proposição identifica o tema central e poderia ser usado como título?

A Estilo de vida interfere no ganho de peso.

B Estudos mostram expectariva de vida do fumante. C Pessoas que fumam podem se tornar anoréxicas. D Fumantes engordam mais que não fumantes. E Tabagismo como fator de emagrecimento

QUESTÃO 93