• Nenhum resultado encontrado

As atividades de lazer e socialização são classificadas a partir das categorias de Ghel (2010) como opcionais e

ocasionais, que manifestam uma identidade individual ou coletiva e utilizam o espaço livre como abrigo para tal. Nos vídeos levantados, observam-se eventos de médio e de grande porte como shows e torneios esportivos. Os registros de festas de carnaval, rodas de capoeira e outros, ilustram manifestações dos aspectos da identidade das comunidades e dos grupos aos quais os indivíduos que confeccionaram o vídeo pertencem.

No vídeo ãHermeto Pascoal & Grupoã (Figura 12), o autor registra o show do cantor e sua interação com o público. A filmagem foi produzida, à noite, na Praça Israel Pinheiro, também conhecida como Praça do Papa. É interessante perceber que a Praça do Papa tem uma forma espacial que condiz com a atividade.

Figura 12 - Show do músico Hermeto Pascoal.

Fonte: HERMETO PASCOAL... [2010]

O show não aconteceu ali sem razão. O cantor Hermeto Pascoal é um compositor que desenvolveu uma musicalidade erudita e sabidamente admirada por um grupo de pessoas de alto nível de desenvolvimento intelectual. Portanto, mesmo sendo um show aberto ao público geral, pode-se dizer que atraiu um público predominantemente de classe média e alta.

O evento poderia ter ocorrido na Praça da Estação, por exemplo, espaço que tem comummente abrigado shows populares em Belo Horizonte, mas ele foi locado na Praça Israel Pinheiro, espaço público localizado no Bairro Mangabeiras, uma região predominantemente residencial e de classe alta.

Dentro da Praça, foi escolhida uma porção espacial que tivesse condições de receber um grande número de pessoas e acomodar o palco. As diferenças de nível entre dois platôs propiciam boas visadas do palco a partir de diversos pontos da Praça. A Figura 13 mostra, em planta esquemática, a distribuição das pessoas em relação ao palco. No pátio mais baixo, as pessoas ocupam a parte mais próxima ao palco com cadeiras dispostas pela própria organização do evento.

Mais atrás, ainda no mesmo pátio, as pessoas que não têm cadeira se aglomeram em pé. E no talude entre o platô mais baixo e o mais alto, as pessoas se acomodam assentadas no gramado.

Figura 13 - Porção espacial da Praça Israel Pinheiro onde ocorreu o show do músico Hermeto Pascoal

Fonte: Elaborado pela autora, 2011.

A Figura 14 mostra um corte esquemático que ilustra a diferença de altimetria entre os dois pátios e a disposição do palco. As condições espaciais permitem a aglomeração em torno do palco. Nota-se que a disposição do palco foi feliz na medida em que esse permite mais pessoas se distribuírem mais próximas a ele, aproveitando-se da conformação côncava em torno do cantor e da banda.

Figura 14 - Seção esquemática da Praça Israel Pinheiro onde ocorreu o show do Músico Hermeto Pascoal.

Figura 15 - Público distribuído na Praça do Papa durante o Show de Hermeto Pascoal.

Fonte: HERMETO... [2010]

Nota: A Figura 15 mostra como a aglomeração ocorreu. As pessoas em primeiro plano estão muito próximas ao palco. As pessoas em segundo plano, na esquerda da foto estão assentadas no talude de transição entre o plano mais alto e o mais baixo.

O sucesso do evento é dado, então, pela somatória das condições físicas do espaço, a inserção da praça na cidade e pelo tipo de atividade (show.). A compatibilidade entre a necessidade de aglomerar muitas pessoas em um mesmo espaço e permitir que a maioria delas tenha uma boa visibilidade durante o show, fez com que a organização setorizasse os espaços (palco, plateia conformada por diferentes grupos) desta maneira. No entanto, mesmo estando todas as pessoas em torno de um mesmo palco, elas tiveram motivações diferentes para escolherem as regiões da praça para assistir a apresentação.

A riqueza desta experiência mostra como as pessoas se distribuem no espaço de acordo com sua conveniência e motivadas por razões que só ela própria pode justificar. Algumas preferiram estar mais longe e ter uma visão panorâmica, outras escolheram estar mais próximo do palco para observar as feições do cantor e outras, apenas optaram por um local confortável, que lhes permitisse assentar-se. Fato é que, dentro do contexto da praça, cada um optou por uma porção espacial diferente, uma microespacialidade compatível com sua atividade de assistir ao show. Ainda com referência à Praça do Papa, no Youtube, têm-se registros do Red Bull SoapBox Race. O evento foi promovido para fazer propaganda da marca do energético.

Nos vídeos que registram o evento, nota-se um público significativo e de faixa etária bastante variada. As motivações principais para a participação do evento são as mais diversas. Por parte dos competidores, espera-se vencer a disputa; e por parte do público, espera-se ter divertimento com os ãacidentesã de percurso dos competidores e com os modelos dos veículos que representam os temas mais variados. Claro que, neste caso, a atividade é totalmente opcional, o que não deixa de permitir a interação entre desconhecidos. É comum neste tipo de evento encontrar amigos com os quais não se esperava encontrar, conhecer pessoas novas, etc.

A Figura 16 mostra o carro em forma de ãAngry Birdã personagem de um jogo disponível como aplicativo de celular. As pessoas se distribuem em torno da barreira de feno construída para a segurança do público. O comportamento das pessoas e o próprio modo como os usuários fazem os registros das situações, mostra que o fato de os indivíduos estarem imersos em uma grande massa de pessoas faz com que se sintam livres para manifestar seu juízo de gosto e de valores. São comuns comentários ao fundo do tipo: ãEstou curtindo muito!ã ou ãEsse cara é muito louco!ã, mas as opiniões das pessoas não são muito importantes para o cinegrafista. O objeto em torno do qual as pessoas se aglomeram é o elemento principal da cena.

Figura 16 - Carro participante da corrida RedBull SoapBox.

Fonte: REDBULL SOAPBOX... [200-?]

Durante a competição, os inscritos deviam apresentar seus protótipos de veículos artesanais produzidos sem motor, descer um trecho da Avenida Agulhas Negras e chegar à linha de chegada, no menor tempo. O evento já ocorreu em outros locais do mundo e o pré-requisito do espaço para sediar a corrida é a alta declividade das ruas que compõe o trajeto da corrida, uma vez que há uma exigência de que os veículos não tenham motores.

Figura 17 - Vista superior da Praça Israel Pinheiro com indicação da localização da pista de corrida do evento RedBull Soapbox.

Fonte: Disponível em: <http://www.overmundo.com.br/guia/praca-do-papa> Acesso: 18/01/2012. Nota: A Figura 17 mostra, marcado, em vermelho a porção da rua utilizada como pista de corrida durante o evento.

Figura 18 - Carro participante da corrida Redbull Soapbox.

Fonte: REDBULL SOAPBOX... [200-?]

Nota: Na Figura 18 é possível observar que os espectadores se organizam em linha em torno do guarda-corpo de feno. No canto da imagem, um rapaz está sobre a caçamba de uma caminhonete procurando a melhor forma de ver a descida dos carros. O declive do terreno é o fator

responsável por facilitar o acompanhamento da corrida pelos espectadores.

Em contraponto ao show do cantor Hermeto Pascoal, observa-se neste evento, a ocupação de uma área diferente da praça. A região ocupada pelo público é outra, não mais na porção central praça, mas sim as porções periféricas. A distribuição das pessoas não ocorre mais em torno de um ponto único (no caso do show o palco), mas ao longo de um percurso linear.

Esta comparação inicial já mostra a adaptabilidade do espaço a atividades distintas. Alterando-se o tipo de evento, a região ocupada da praça e horário, atraiu-se nitidamente outro tipo de público, propôs-se uma dinâmica de funcionamento mais dinâmica e permitiram-se apropriações diferentes.

Outro evento deste tipo que tomou lugar em Belo Horizonte foi a festa de Saint Patrick´s, tradição Irlandesa que foi assimilada por um grupo de pessoas em Belo Horizonte. A atividade foi abrigada pela Praça Diogo Vasconcelos, na região da Savassi.

O sucesso do evento deve-se à promoção do encontro pela internet via spam6. Curiosamente, a organização havia divulgado que quem não estivesse de roupa verde levaria beliscões de gnomos e esta é a razão pela qual grande parte dos usuários está vestida desta maneira.

A festa de Saint Patrick foi patrocinada pela marca de cerveja Heineken, e a divulgação ocorreu principalmente por meio de um movimento de emails que correu as caixas de correios eletrônicos dos jovens de classe média da capital mineira através de uma multiplicação em nível exponencial da informação, e por isso atraiu uma grande massa de pessoas.

A Praça Diogo Vasconcelos situa-se em torno de um cruzamento, o que já pressupõe um espaço de alta circulação tanto de pessoas quanto de veículos. Ocorrem na Praça Diogo Vasconcelos, atividades culturais desenvolvidas nos

6 O Spam é um tipo de ação publicitária enviada por email, que atinge, geralmente, um grande número de pessoas. Equiparando a ação com a publicidade tradicional, seria algo como uma mala-direta.

finais de semana. Neste período, algumas das ruas têm o tráfego de veículos interrompido temporariamente para a apresentação, gratuita ou com ingressos a preços módicos, de bandas de jazz, como medida de desestímulo ao uso do carro. Durante esses eventos, a Praça Diogo Vasconcelos é predominantemente ocupada por um público jovem de classe média que anseia por atividades culturais.

É importante observar que esse tipo de acontecimento contraria a vocação cotidiana da Praça, que, a princípio, tem um caráter de espaço comercial, ocupado por pessoas de todas as classes sociais, que a utilizam para fazer compras ou descansar depois do almoço ou em algum momento de folga.

O exemplo da Praça Diogo Vasconcelos, mostra que a forma do espaço livre também depende da intenção do usuário. Os exemplos anteriores de microlocalidades tinham configuração em pátio, no caso da Praça Israel Pinheiro; e linear, no caso da corrida do RedBull Soapbox Race. Ambas as formas se mostraram desenhos apropriados para uma aglomeração de muitas pessoas, por terem grandes áreas livres. Mas, quando se observa a apropriação da Praça Diogo Vasconcelos (Figura 19), nota-se que, no uso cotidiano, a forma da praça tende a manter os pedestres nos cantos do cruzamento. Com o fechamento das vias, ao se impedir o trânsito de veículos, essa característica é totalmente alterada e o espaço passa de um caráter de praça-cruzamento para uma praça que se expande sobre a pista de rolamento (Figura 19).

Figura 19 - Esquema de expansão da área utilizada na Praça Diogo Vasconcelos durante a festa do Saint Patrick's Day.

Fonte: Elaborado pela autora, 2011.

Nota: A Figura 19 mostra a diferença das duas ocupações, a que ocorre cotidianamente e a outra que ocorre quando existem eventos do tipo da festa de Saint Patrick´s Day. Na ocupação cotidiana, as pessoas ficam restritas aos passeios e os caminhos possíveis são prioritariamente lineares sem a apropriação por parte dos pedestres do centro geométrico da praça. Nos dias em que o trânsito de veículos é interrompido, o

Figura 20 - Praça Diogo Vasconcelos durante o encontro Saint Patrick's Day.

Fonte: Disponível em: <http://www.jornalwebminas.com.br/minas_noticia.php?noticia=78984> Acesso 13/11/2011.

Nota: A Figura 20 foi tirada nos arredores da praça, antes de se atingir o centro do cruzamento ocupado efetivamente pelo que se chama de Praça Diogo Vasconcelos. Nota-se que a grande aglomeração de pessoas esconde o caráter de via arterial da Avenida Cristóvão Colombo. A

ocupação da rua permite ao usuário vivenciar o espaço de um modo diferente, menos restrito aos passeios.

Nos três casos - show do músico Hermeto Pascoal na Praça Israel pinheiro, Red Bull Soapbox e Festa de Saint Patrick’s - as atividades requerem espaços com grande amplitude para que se consiga aglomerar uma quantidade significativa de pessoas. Neste caso, a disposição do lugar dentro da malha de Belo Horizonte é importante para que o evento ocorra, atraindo públicos determinados, mas por se tratarem de eventos de grande porte, a chance de que as pessoas se desloquem até lá é maior.

Além das condições ambientais e de desenho do espaço, como adequação do mobiliário, arborização, infraestrutura e outros, têm-se duas grandes questões ligadas à escolha do local. Uma diz respeito à amplitude do lugar e outra a como este lugar está incluído na malha urbana que envolve desde a forma das praças até a vocação de uso da região em que estão inseridas.

Documentos relacionados