• Nenhum resultado encontrado

4.2 ITINERÁRIOS DA ANÁLISE

4.2.1 Quadro de Análise do TCC – ECA-USP – 2006

Quadro 18 – Análise do TCC – ECA – USP – 2006

TEMA

Parque Estadual da Ilha do Cardoso: reflexões acerca da gestão do produto turístico por meio de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)

PROBLEMA (S)

1.É possível a criação de uma OSCIP como forma de gestão participativa do produto turístico do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, uma vez que o propósito participativo deste modelo de gestão coaduna com os princípios do ecoturismo e do desenvolvimento sustentável?

OBJETIVO (S)

1.Abordar o fenômeno ecoturístico no Parque Estadual da Ilha do Cardoso e sua atual administração.

2.Contribuir para a implantação do turismo calcado nos princípios do desenvolvimento sustentável.

3.Discutir e apresentar as direções para a prática do ecoturismo nesse local.

4.Mostrar a possibilidade de constituição de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

PARADIGMA Exploratório

METODOLOGIA

a. Pesquisa bibliográfica e documental.

b. Estudo de Caso do Parque Estadual da Ilha do Cardoso/ SP. c.Pesquisa de campo com observação direta.

Fonte: TCC – ECA-USP – 2006

A temática abordada por este trabalho é relevante para o campo de estudos do Turismo, pois trata da gestão de um patrimônio – natural e cultural – público por sujeitos da sociedade civil.

139

O autor, experiente nos métodos empregados em uma pesquisa acadêmica, visto que participou na própria graduação de pesquisa de iniciação científica junto à Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), justifica com maestria os motivos pelos quais o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, localizado no litoral sul do Estado de São Paulo, deveria adotar o modelo de gestão alternativa de seu produto turístico (ecoturismo), a partir da configuração de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Seus questionamentos buscam, no decorrer do estudo, confirmar a eficácia da gestão desta Unidade de Conservação (UC) pela própria comunidade, destacando ainda a importância da participação do setor público neste projeto de implantação do Turismo calcado nos princípios do desenvolvimento sustentável.

A metodologia adotada para a investigação foi composta de três fases. Primeiro a pesquisa bibliográfica e documental, a fim de considerar o histórico das unidades de conservação em âmbitos mundial e nacional, especialmente aquelas inseridas no Estado de São Paulo. Além da investigação do histórico acerca do Parque Estadual da Ilha do Cardoso. Com estas informações o autor elaborou o primeiro e o segundo capítulos. Todavia, já contemplando a segunda fase de sua pesquisa – o Estudo de Caso – o autor emprega concomitantemente, a terceira fase com a pesquisa de campo e a observação direta, para evidenciar as singularidades da atividade turística praticada no interior do referido parque.

Na parte final, o estudo ressalta que a criação de uma OSCIP para gestar o Turismo no Parque Estadual da Ilha do Cardoso seria ação posta em prática em um curto espaço de tempo e sem grandes custos, resultando ainda em uma troca de conhecimentos entre o setor público e a sociedade civil, bem como, o exercício e o fortalecimento das lideranças da população local rumo à sustentabilidade do meio.

140

4.2.2 Quadro de Análise do TCC – ECA-USP – 2007

Quadro 19 – Análise do TCC – ECA – USP – 2007

TEMA

O sub-aproveitamento Turístico do Centro de São Paulo nos Finais de Semana e Feriados, e propostas de Incremento.

PROBLEMA (S)

1.Por quais motivos uma localidade riquíssima em potencial turístico, como o centro da cidade de São Paulo, recebe um número de turistas pífio?

2.Quais os aspectos positivos do centro da cidade de São Paulo nos finais de semana e feriados para o turismo na região?

OBJETIVO (S)

1.Compreender por quais motivos o centro da cidade de São Paulo é sub-aproveitado turisticamente durante os finais de semana e

feriados.

2.Propor alternativas de incremento para o incentivo turístico neste período

PARADIGMA Exploratório

METODOLOGIA

a.Pesquisa bibliográfica, documental e em fontes eletrônicas. b.Pesquisa de campo com observação participante.

Fonte: TCC – ECA-USP – 2007

Neste trabalho o tema surge em função de uma constatação do pesquisador, a de que o Centro da cidade de São Paulo é “sub-aproveitado” turisticamente nos finais de semana e feriados, embora seja esta uma importante capital de turismo de negócios no País.

A justificativa para a investigação abriga-se na visualização do turismo urbano em todo mundo ao revelar que, independente do principal motivo de uma viagem, o centro de uma cidade é sempre um local de grande interesse para o turista. No entanto, este é um fato que pouco ocorre em São Paulo, mesmo após a revitalização parcial de seus patrimônios culturais.

141

Desse modo, a proposta do autor centrou-se em compreender os motivos para a ocorrência desse caso, bem como, sugerir o incremento à atividade turística na região durante este período. Para tanto, o estudo desenvolveu-se através da pesquisa bibliográfica, visando o levantamento histórico da cidade de São Paulo, desde a sua fundação, a ocupação e urbanização do centro, até a decadência e a recuperação dessa região. Além de informações acerca do Turismo na cidade de São Paulo (infra-estrutura turística, atrativos turísticos, receptivo paulistano, peculiaridades dos finais de semana e feriados no Centro). E da pesquisa de campo com a observação direta de quatro city tours no Centro de São Paulo, tendo em vista a análise desses roteiros operados pelas agências de receptivo.

Posterior a estas duas fases, o autor diagnosticou quinze problemas relativos à atividade turística no Centro de São Paulo durante os finais de semana e feriados, seguidas de uma proposta de incremento dividida em três segmentos.