• Nenhum resultado encontrado

Qual o meu nível de inteligência emocional?

O questionário a que respondeu procura medir o seu grau de inte- ligência emocional, relativamente às oito dimensões a seguir identifica- das. Os indivíduos emocionalmente inteligentes são os que usam a razão para compreender as emoções (as próprias e as dos outros) e lidar com elas, e que recorrem às emoções para interpretar a envol- vente e tomar decisões mais racionais. Nesta lógica, a emoção torna o pensamento mais inteligente, e a inteligência permite pensar e usar de modo mais apurado as emoções. Por conseguinte, a IE representa a capacidade para conciliar emoções e razão: usar as emoções para facilitar a razão, e raciocinar inteligentemente acerca das emoções. Para que o leitor se auto-pontue, proceda do seguinte modo:

Nos itens números 1, 3, 6, 7, 10, 11, 12, 15 e 21, inverta as pon- tuações, de acordo com a tabela de equivalências seguinte (apenas a pontuação quatro deve ser mantida).

Pontuação antiga 1 2 3 4 5 6 7

Nova pontuação 7 6 5 4 3 2 1

(*) Rego e Fernandes (2005); Rego, Sousa, Cunha, Correia e Saur (2007).

A partir de agora, nestas afirmações (e apenas nessas), passe a usar as novas pontuações e não as antigas. Transponha todas as pontuações para o quadro seguinte. Faça as somas e as divisões aí sugeridas. Itens Some (A) Divida por: (B) A sua cotação (resultante da divisão de A por B) Atenção às emoções próprias 1 6 10 3 Sensibilidade às emoções alheias 7 12 15 3 Maturidade emocional

(auto-controlo perante as críticas)

3 11 21 3 Empatia e contágio emocional 4 9 16 3 Compreensão das causas

das emoções próprias

2 14 23 3 Auto-encorajamento

(uso das emoções)

17 20 22

3 Compreensão das emoções

dos outros

18 19

3 Autocontrolo emocional 5 8 13

Compare as suas cotações com as obtidas numa investigação rea- lizada em Portugal, a seguir referidas.

Coloque aqui as suas cotações

Geral Homens Mulheres

Atenção às emoções próprias 5.2 4.8 5.4

Sensibilidade às emoções alheias 5.5 5.1 5.8 Maturidade emocional

(auto-controlo perante as críticas) 5.0 4.8 5.1 Empatia e contágio emocional 5.4 5.2 5.6 Compreensão das causas

das emoções próprias 5.1 5.1 5.1

Auto-encorajamento

(uso das emoções) 5.2 5.3 5.2

Compreensão das emoções

dos outros 4.9 4.8 5.0

Autocontrolo emocional 4.4 4.6 4.2

 Reflicta agora sobre as seguintes questões:

1. Quais as dimensões em que o leitor apresenta cotações mais eleva- das? Que consequências daí advêm para o modo como comunica com os outros?

2. Quais as dimensões em que o leitor apresenta cotações mais bai- xas? Que consequências daí advêm para o modo como comunica com os outros? Como pode melhorar essas competências emocio- nais de modo a melhorar o modo como comunica com os outros. 3. Procure preencher a tabela seguinte, assinalando as dificuldades e

problemas que as pessoas podem enfrentar se revelarem fracas cotações nas oito dimensões da IE.

As pessoas com esta característica podem enfrentar os seguintes problemas e dificuldades na comunicação

com os outros: Fraca atenção às emoções próprias. ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ Fraca sensibilidade às emoções alheias. ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ Fraca maturidade emocional (auto-controlo perante as críticas). ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ Fraca empatia e contágio emocional. ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ Fraca compreensão

das causas das emoções próprias.

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

Fraco auto-encorajamento (uso das emoções).

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

Fraca compreensão das emoções dos outros.

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ Fraco autocontrolo emocional. ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

Exercício 16

Como as pessoas se expressam (ou não)

na sua organização

O questionário a que respondeu procura medir o grau em que os colaboradores se expressam abertamente sobre assuntos respeitantes ao trabalho e às decisões. Proceda do seguinte modo:

1. Inverta a cotação da afirmação nº 5. Para tal, socorra-se da tabela de equivalências seguinte:

Pontuação original 1 2 3 4 5 Pontuação nova 5 4 3 2 1

2. Após essa inversão, some todas as pontuações. Mas note: na afir- mação nº 5, deve usar a nova pontuação e não a original.

3. Coloque as suas cotações na tabela seguinte e compare-as com as obtidas num estudo realizado com 169 empregados de uma empresa de telecomunicações dos EUA.

4. Encontrou diferenças significativas? Em que afirmações? Do seu ponto de vista, a que se devem essas diferenças? Quais as conse- quências que advêm para a sua organização desse modo de as pes- soas se expressarem?

5. Leia a secção «Calar» no Capítulo 5 para melhor compreender a importância deste assunto.

Coloque aqui as suas cotações* Cotações obtidas no estudo de Premeaux e Bedeian1

1. Em geral, os colaboradores da minha organização pronunciam-se quando consideram que os acontecimentos contrariam o que elas pensam que seria apropriado.

4.04

2. Em geral, os colaboradores da minha organização enfrentam corajosamente as acções e as ideias dos outros quando consideram que isso é legítimo.

3.79

3. Em geral, os colaboradores da minha organização não têm receio de dizer as coisas que necessitam de ser ditas.

3.86

4. Em geral, os colaboradores da minha organização pronunciam-se claramente quando sentem que um plano ou ideia não funcionam apropriadamente.

4.03

5. Em geral, os colaboradores da minha organização mantêm-se calados quando há discussões

sobre assuntos controversos.

3.87

Soma 19.59

(*) Na afirmação nº 5, coloque a pontuação invertida.

 Sugestões para gestores

Se o leitor, como gestor, pretende aferir o grau em que as pes- soas das várias partes da organização se expressam (ou não), solicite-lhes que respondam, anonimamente, ao questionário.

Se deseja comparar as pontuações obtidas em vários departa-

mentos ou secções, recomenda-se que inclua uma quantidade significativa de pessoas em cada departamento ou secção. Caso contrário, as (poucas) pessoas de uma dada unidade

poderão recear que as suas respostas sejam identificadas – e não responderão francamente.

Use os resultados para avaliar o grau em que as pessoas se sentem mais ou menos propensas a expressar-se. Se os resul- tados não forem os que mais deseja, procure discutir com os seus colaboradores as razões subjacentes.

Pondere sobre os seus eventuais comportamentos de chefia que inibem as pessoas de se expressarem francamente.  Sugestões para formadores

Se o leitor é formador, pode usar este questionário para ajudar os formandos a reflectirem sobre as ocorrências nas respectivas organiza- ções. Suponha que os formandos provêm de organizações diferentes. Proceda do seguinte modo:

Solicite a cada pessoa que responda ao questionário.

Recolha as pontuações de todas as pessoas e calcule a média do grupo em cada uma das cinco questões.

Afixe essa média em lugar visível, para que todos possam posicionar-se relativamente à mesma.

Estimule a discussão, para que as pessoas identifiquem as razões dos resultados referentes às suas organizações.

Se lhe parecer apropriado, crie grupos de discussão constituí- dos por pessoas cujas cotações são muito diferentes.

Encoraje também a discussão sobre as consequências de uma eventual inibição dos membros organizacionais em expressa- rem-se sobre assuntos organizacionais. Estimule as pessoas a lerem a secção «Calar» do Capítulo 5.

Exercício 17

Como as pessoas se expressam

Documentos relacionados