• Nenhum resultado encontrado

K. Os pontos L e N estão a uma mesma altura.

II. Quando o objeto se afasta de uma distância d do espelho, a imagem também se afasta

d do objeto.

III. Quando uma pessoa se aproxima de um espelho, o tamanho da sua imagem não se altera.

A(s) prosição(ões) correta(s) é(são): a) somente I.

b) somente II. c) somente III. d) somente I e II. e) somente I e III.

8. U. Alfenas-MG O armário do banheiro de minha casa, possui duas portas espelhadas as

quais têm as dobradiças no mesmo lugar. Como uma gira em sentido horário e a outra, em sentido anti-horário, abri as duas e coloquei a cabeça entre elas, para tentar observar a minha orelha. Percebi, então, que 5 imagens de meu rosto foram formadas. Nesta situa- ção, o ângulo entre as duas portas é igual a

a) 30°. d) 72°.

b) 45°. e) 90°.

IM

PR

IM

IR

GA

BA

RI

TO

3

9. U. E. Maringá-PR Um objeto de 5,00 cm de altura é colocado 30 cm à frente de um espelho

côncavo, de distância focal 10,0 cm. Sobre isto, assinale o que for correto:

01) A distância focal de um espelho esférico côncavo é igual à metade do raio de curvatu- ra do espelho.

02) Raios de luz paralelos e próximos ao eixo principal do espelho côncavo, ao se refleti- rem, convergem em um ponto F, denominado foco principal do espelho.

04) Ao dobrar-se a distância do objeto ao espelho côncavo, a distância da sua imagem ao espelho também dobra.

08) A imagem do objeto será invertida, tendo 2,5 cm de altura.

16) Se o objeto for colocado no centro de curvatura do espelho côncavo, a imagem será do mesmo tamanho e se localizará no foco.

32) A imagem do objeto situa-se a 15 cm do vértice do espelho. Dê como resposta a soma das alternativas corretas.

10. U. E. Ponta Grossa-PR Considerando a situação em que um objeto é colocado em frente

a um espelho plano, assinale o que for correto:

01) A imagem obtida é direita, e a distância entre a imagem e o espelho é o dobro da distância do objeto ao espelho.

02) Se um novo espelho for conjugado ao espelho, o número de imagens formadas depen- derá do ângulo que os espelhos fizerem entre si.

04) Se o espelho for deslocado paralelamente à posição inicial, a imagem sofrerá um deslocamento igual ao dobro do deslocamento do espelho.

08) A imagem somente poderá ser observada se ela estiver fora do campo visual do espe- lho.

16) Se o espelho for rotacionado de um ângulo α em relação à posição inicial, a imagem rotacionará de 2α no mesmo sentido.

Dê como resposta a soma das alternativas corretas.

11. UFGO A figura a seguir é

um esquema de uma sala de ginástica com dois espelhos planos que ocupam a parede toda e são perpendiculares entre si. Há, também, um es- pelho convexo de distância focal 1 m no alto da porta. Coloque V para afirmações verdadeiras e F para as falsas.

( ) O professor P está de frente para o espelho com o aluno A à sua direita. A imagem do aluno A também está à direita da imagem do professor.

( ) Um aluno na esteira e o professor se vêem através do espelho convexo por causa do princípio de propagação retilínea da luz.

( ) O aluno na esteira está a 4 m do espelho convexo sobre seu eixo. Então a sua imagem está 80 cm dentro do espelho.

( ) As 7 pessoas na sala de ginástica formam 21 imagens nos dois espelhos planos. ( ) Imagens reais são sempre invertidas em relação ao objeto, enquanto imagens virtuais

são sempre direitas. Isto vale para qualquer tipo de espelho.

12. U.Católica-GO

( ) Considere um espelho esférico côncavo. Uma vela acesa é colocada em frente ao espelho, entre o foco e o vértice. A imagem formada será virtual, inver- tida e de tamanho maior que o da vela.

( ) Um estudante pretende acender um palito de fós- foro valendo-se do calor captado dos raios solares,

por volta do meio-dia. Utilizando-se de uma lente esférica biconvexa e colocando a cabeça do palito de fósforo no foco da lente, ele deverá conseguir acendê-lo.

A B D E F C esteira P Foco (x) C F V Espelho côncavo

IM

PR

IM

IR

GA

BA

RI

TO

4

13. UFMT A figura abaixo repre-

senta um espelho côncavo, onde C é o centro de curvatura, F é o foco e V é o vértice do espelho. Considerando os objetos A, B e D colocados nos pontos indica-

dos na figura, é correto afirmar que a imagem de (01) A se forma à esquerda de C. (02) A se forma entre C e F. (04) B se forma à esquerda de C. (08) B se forma entre C e F. (16) D se forma entre F e V. (32) D se forma à direita de V.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

14. U.Católica-DF Você deseja fazer um espelho para limpeza de pele que forneça uma imagem

direita e quatro vezes maior, quando sua distância até o espelho for de 30 cm. Para isso deverá utilizar um espelho côncavo com raio de

a) 120 cm b) 80 cm c) 160 cm d) 4,0 cm e) 30 cm

15. UFSE Um observador se encontra a 50 cm de um espelho plano colocado verticalmente.

Se o observador se afastar do espelho dando dois passos para trás, de 50 cm cada, a sua imagem se afastará dele

a) 0,50 m b) 1,0 m c) 2,0 m d) 3,0 m e) 4,0 m

16. Unifor-CE Dispõe-se um objeto, de tamanho 2,0 cm, perpendicularmente ao eixo princi-

pal de um espelho esférico côncavo de raio de curvatura 60 cm, à distância de 50 cm do espelho. A distância do espelho até um anteparo onde se pode captar a imagem nítida do objeto e o tamanho da imagem são, em cm, respectivamente,

a) 38 e 1,5 d) 75 e 3,0

b) 50 e 2,0 e) 150 e 6,0

c) 60 e 2,4

17. PUC-RJ Uma menina usa um prendedor de rabo de cavalo. Ela está diante de um espelho

grande e segura um espelho de mão, atrás de sua cabeça. O prendedor está a 30 cm do espelho de mão e 1,20 m do espelho grande.

A que distância atrás do espelho grande está a imagem do prendedor?

a) 1,80 m d) 2,10 m

b) 1,20 m e) 2,40 m

c) 1,50 m

18. UFRJ Um espelho côncavo de

50 cm de raio e um pequeno espe- lho plano estão frente a frente. O espelho plano está disposto perpen- dicularmente ao eixo principal do côncavo. Raios luminosos parale- los ao eixo principal são refletidos pelo espelho côncavo; em seguida, refletem-se também no espelho plano e tornam-se convergentes num ponto do eixo principal dis- tante 8 cm do espelho plano, como mostra a figura.

Calcule a distância do espelho plano ao vértice V do espelho côncavo.

A B D

C F V

8 cm V

IM

PR

IM

IR

GA

BA

RI

TO

5

19. UFRS A figura abaixo representa um raio luminoso

R incidindo obliquamente sobre um espelho plano que se encontra na posição horizontal E. No ponto de incidência O, foi traçada a vertical V. Gira-se, então, o espelho de um ângulo α (em torno de um eixo que passa pelo ponto O) para a posição E’, con- forme indica a figura.

Não sendo alterada a direção do raio luminoso incidente R com respeito à vertical V, pode- se afirmar que a direção do raio refletido:

a) também não será alterada, com respeito à vertical V. b) será girada de um ângulo α, aproximando-se da vertical V. c) será girada de um ângulo 2α, aproximando-se da vertical V. d) será girada de um ângulo α, afastando-se da vertical V. e) será girada de um ângulo 2α, afastando-se da vertical V.

20. Cefet-PR Com relação ao estudo dos espelhos planos e esféricos são feitas as afirmações

a seguir:

I. A imagem de um objeto real refletida em um espelho plano é sempre virtual, pois cada ponto imagem é vértice de um pincel divergente.

II. A imagem do Sol, formada por um espelho côncavo, localiza-se no foco do espelho. III. Quando um indivíduo encontra-se em frente a um determinado espelho e nota que sua

imagem é direita e reduzida, ele conclui que o espelho só pode ser côncavo. É (são) correta(s) a(s) afirmação(ões):

a) I somente. d) II e III somente. b) I e II somente. e) I, II e III. c) I e III somente.

21. Fuvest-SP Dois espelhos planos, sendo um deles mantido

na horizontal, formam entre si um ângulo Â. Uma pessoa observa-se através do espelho inclinado, mantendo seu olhar na direção horizontal. Para que ela veja a imagem de seus olhos, e os raios retornem pela mesma trajetória que incidiram, após reflexões nos dois espelhos (com apenas uma reflexão no espelho horizontal), é necessário que o ângulo  seja de

a) 15° b) 30° c) 45° d) 60° e) 75°

22. Fuvest-SP Um espelho plano, em posição inclinada, forma um ângulo de 45° com o chão.

Uma pessoa observa-se no espelho, conforme a figura. A flecha que melhor representa a direção para a qual ela deve dirigir seu olhar, a fim de ver os sapatos que está calçando, é:

V R E E’ O Å A B C D E 45°

IM

PR

IM

IR

GA

BA

RI

TO

6

23. Vunesp Um rapaz entra numa lancho-

nete, que tem espelhos planos fixados em toda a extensão das suas paredes e caminha com velocidade de 1 m/s, pa- ralelamente ao espelho E1, em direção ao espelho E2, que é perpendicular ao primeiro, conforme representado no es- quema abaixo. As velocidades v1 e v2,

com que suas imagens O’1, conjugada pelo espelho E1, e O’2, conjugada pelo espelho E2, se deslocam, em relação ao próprio rapaz, valem, respectivamente,

a) v1 = 0 m/s e v2 = 1 m/s. d) v1 = 1 m/s e v2 = 2 m/s. b) v1 = 0 m/s e v2 = 2 m/s. e) v1 = 2 m/s e v2 = 2 m/s. c) v1 = 1 m/s e v2 = 1 m/s.

24. I.E.Superior de Brasília-DF Diz uma lenda antiga que um jovem chamado Narciso, muito

belo, se apaixonou por sua própria imagem refletida na superfície de um lago. Sua paixão foi tanta que ele morreu afogado tentando abraçar a sua imagem. Atualmente, vários tipos de espelhos estão à venda para diversos fins. Usando seus conhecimentos sobre espelhos, julgue os itens como verdadeiros ou falsos:

( ) O fato de Narciso observar sua própria imagem na superfície do lago deve-se, princi- palmente, ao fenômeno da refração regular da luz.

( ) Espelhos planos produzem, de objetos reais, imagens sempre simétricas, virtuais e direitas.

( ) Espelhos convexos, como os utilizados em elevadores, produzem imagens sempre virtuais, menores e invertidas em relação a um objeto real.

( ) Ao colocarmos um lápis de 2,0 cm de altura a uma distância de 8,0 cm do vértice de um espelho côncavo, de 16,0 cm de raio, a imagem formada terá 4,0 cm de altura.

25. U.Católica-DF O senhor “João Boca Aberta” compareceu ao consultório odontológico

para sua revisão semestral. O Dr. “José Sorriso”, para examinar melhor os dentes de João, utiliza dois instrumentos básicos: um pequeno espelho, que amplifica a imagem, e uma

espátula. Utilizando seus conceitos sobre o comportamento e a natureza da luz, marque a

alternativa correta sobre o espelho utilizado e sobre a distância do dente ao espelho: a) É plano e a distância é menor que a distância focal.

b) É côncavo e a distância é menor que a distância focal. c) É côncavo e a distância é maior que a distância focal. d) É convexo e a distância é menor que a distância focal. e) É convexo e a distância é maior que a distância focal.

26. U. Salvador-BA A característica da imagem do objeto real, situado a 10 cm do vértice do

espelho côncavo, de 30 cm de raio de curvatura, é 01) real, menor e direita.

02) real, maior e invertida. 03) virtual, menor e direita.

04) virtual, do mesmo tamanho do objeto e direita. 05) virtual, maior e direita.

27. U. E. Ponta Grossa-PR Sobre o espelho esférico com foco real, assinale o que for correto:

01) A imagem real de um objeto colocado sobre seu centro de curvatura é real, com am- pliação igual a 2, em módulo.

02) Não produz imagem virtual a partir de um objeto real colocado sobre seu eixo principal. 04) As bolas metalizadas que são usadas em ornamentações de Natal têm as mesmas

propriedades desse tipo de espelho.

08) Pode ser utilizado como espelho retrovisor em automóveis.

16) Quando apontado na direção do Sol, apresenta um ponto brilhante sobre a região do foco. Dê como resposta a soma das alternativas corretas.

rapaz v = 1 m/ Imagem em rela ã a

Imagem em rela ã a 2

IM

PR

IM

IR

GA

BA

RI

TO

7

28. UERJ Na entrada do circo existe um espelho convexo. Uma menina de 1,0 m de altura vê

sua imagem refletida quando se encontra a 1,2 m do vértice do espelho. A relação entre os tamanhos da menina e de sua imagem é igual a 4.

Calcule a distância focal do espelho da entrada do circo.

29. UFRN Muitas cidades brasileiras não são cobertas pelos sinais retransmitidos pelas emis-

soras de televisão, pois eles têm um alcance limitado na superfície da Terra. Os satélites retransmissores vieram solucionar esse problema. Eles captam os sinais diretamente das “emissoras-mães”, amplificam-nos e os retransmitem para a Terra. Uma antena parabólica metálica, instalada em qualquer residência, capta, então, os raios eletromagnéticos, prati- camente paralelos, vindos diretamente do satélite distante, e manda-os, em seguida, para um receptor localizado no foco da antena.

A eficácia da antena parabólica deve-se ao seguinte fato:

a) O efeito fotoelétrico causado pelas ondas eletromagnéticas, no metal da antena, faz com que os elétrons arrancados atinjam o foco da mesma, amplificando o sinal. b) Ela funciona como um espelho em relação a esses raios paralelos, refletindo-os para o

foco, onde eles se concentram e aumentam a intensidade do sinal.

c) Os sinais são amplificados porque a antena os polariza e, por reflexão, joga-os em fase, no foco da mesma.

d) Ela absorve os sinais, que, por condução elétrica, chegam ao seu foco com uma inten- sidade maior.

30. UFPB Um objeto luminoso, O, tem uma imagem, I, formada

por um espelho plano com apenas uma face espelhada. As po- sições do objeto e de sua imagem estão representadas na figura ao lado:

A posição correta do espelho, cuja face não espelhada está in- dicada por um tracejado, é a da figura:

a) O I O I O I O I O I O I b) c) d) e)

31. Unirio Um objeto é colocado diante de um espelho. Considere os seguintes fatos referen-

tes ao objeto e à sua imagem: I. o objeto está a 6 cm do espelho; II. o aumento transversal da imagem é 5; III. a imagem é invertida.

A partir destas informações, está correto afirmar que o(a): a) espelho é convexo.

b) raio de curvatura do espelho vale 5 cm. c) distância focal do espelho vale 2,5 cm. d) imagem do objeto é virtual.

IM

PR

IM

IR

GA

BA

RI

TO

8

32. UFRS Considere as afirmações seguintes.

I. Para que uma pessoa consiga observar sua imagem por inteiro em um espelho retan- gular plano, o comprimento do espelho deve ser, no mínimo, igual à altura da pessoa. II. Reflexão total pode ocorrer quando raios luminosos que se propagam em um dado meio

atingem a superfície que separa esse meio de outro com menor índice de refração. III. A imagem de um objeto real fornecida por um espelho convexo é sempre virtual,

direita e menor do que o objeto, independentemente da distância deste ao espelho. Quais estão corretas?

a) Apenas I. d) Apenas II e III.

b) Apenas II. e) I, II e III.

c) Apenas I e II.

33. ITA-SP Considere as seguintes afirmações:

I. Se um espelho plano transladar de uma distância d ao longo da direção perpendicular

Documentos relacionados